A FAMÍLIA BATHORY

Print Friendly and PDF



Na Foto: O Brasão da Família Bathory e O Brasão de Armas do Clã Húngaro Gutkeled.
A família Bathory eram uma das mais tradicionais famílias da europa pertencentes ao clã Gutkeled. A família Bathory teve significativa influência na Europa Central durante o final da Idade Média. Ocuparam altos cargos militares, administrativos e eclesiásticas do Reino da Hungria. No início do período moderno, a família teve vários príncipes da Transilvânia e um Rei da Polônia.



A família Báthory pertenciam ao clã nobre húngaro Gutkeled, o clã Gutkeled eram descendentes dos irmãos Gut e Kelad. Os irmãos imigraram para a Hungria vindos da Swabian, uma reigão ao sul da Alemanha pertencente ao estado de Württemberg durante o reinado do Rei Peter (1038 a 1046).

A linhagem atual dos Bathory começou no século 13 com Andrew de Rakoméz, codinome "O Careca", filho de Nikolaus. Andrew é mencionado em 1250 como o patrono do Mosteiro de Sárvár no estado de Szatmár (atual eslováquia).

Em 1279, o Rei Húngaro Ladislaus IV em gratidão por seus serviços militares, deu para o irmão de Andrew, Hados, e para seus filhos, George (morreu em 1307), Benedict (morreu em 1321) e Briccius (morreu em 1322), a região de Bátor no estado de Szabolcs.


Pintura de autor desconhecido do Rei Húngaro Ladislaus IV.



Em 1310, a região de Bátor tornou-se posse exclusivamente de Briccius, depois que o mesmo fez um acordo de divisão de bens da família com seu sobrinho Michael e seu primo Vid. A partir daí, todos os descendentes de Briccius usariam o sobrenome "de Bátor"ou "Báthory" (Bathory).

Os Bathory ramificaram-se em duas linhagens, os quais descendiam dos filhos e netos de Briccius.

A linhagem mais velha da família, Os Bathory de Somlyó, eram descendentes de John, Conde de Szatmár, o filho primogênito de Briccius. Com o passar dos tempos, os descendentes de John tiraram o nome Bathory e adicionaram o sobrenome Szaniszlófi.

A linhagem mais nova da família, Os Bathory de Ecsed, eram descendentes de Luke, o filho caçula de Briccius. Luke possuía vastas propriedades em Szatmár e certa vez ganhou terras do Rei na região de Ecsed, onde ele construiu um castelo chamado Hrséy (Lealdade). Esse ramo da família manteve o nome de Bathory. Erzsébet Bathory descende dessa linhagem, ou seja, ela é heptaneta de Luke.


Os Bathory de Ecsed até o Nascimento de Erzsébet



Os Báthory de Ecsed tiveram seus primeiros descendentes famosos nos anos de 1400, e eram os filhos de Luke:
Bartolomeu I, que morreu em 1432 em guerra contra os Hussites.

Stephen III, tornou-se Palatino (espécie de Primeiro-Ministro) húngaro. Morreu em 1444 na Batalha de Varna.

Stephen III teve 7 filhos, dentre os 7 destacam-se:
Ladslaus V que tornou-se Conde Supremo de Szatmár e Szarand. Morreu em 1474.

Andrew III que tornou-se um grande proprietário de terras, tendo entre suas posses a região de Bujak. Morreu em 1495.

Stephen V destacou-se como um excelente comandante militar tornando-se Voivoid (Príncipe) da Transilvânia. Stephen V foi o primeiro da linhagem dos Bathory a chegar a um alto cargo de governante. Morreu em 1493.

Nicolaus III, o caçula de Stephen III foi o primeiro bispo da Syrmia (região hoje entre a Sérvia e a Croácia) e posteriormente, em 1474, bispo de Vác (cidade húngara). Destacou-se também como um estudioso renascentista e serviu de conselheiro para o Rei Matthias Corvinus (aliado de Vlad III na guerra contra os Turcos Otomanos). Morreu em 1493.

O sétimo filho de Stephen III, Stephen VII, tornou-se Conde de Temesvár em 1519 e foi eleito Palatino da Hungria. Em 1526, ele lutou na desastrosa batalha de Mohács contra o Império Otomano, no qual morreu o Rei Húngaro Louis II.


O Rei Húngaro Louis II em quadro do pintor italiano Titan. Coroado em 1616, aos 10 anos de idade, morreu 10 anos depois na batalha de Mohác, contra as tropas do Império Otomano liderados pelo Sultão Suleiman, O Magnifíco.



Depois da feroz batalha contra os turcos, a Hungria foi arrasada e duas dinastias de nobres começaram a disputar o poder: Os Habsburgs e Os Zápolyas. As duas linhagens da família Bathory ficaram em lados opostos após o conflito.

A linhagem Ecsed apoiou os Habsburgs. Stephen VII, que escapou da morte na batalha, fugiu com a viúva do Rei Louis para Pozsony (hoje Bratislava, capital da Eslováquia), onde organizou a eleição de Ferdinand da Áustria como novo Rei da Hungria. Stephen VII morreu em 1530, um de seus sobrinhos, Bonaventura Bathory, governou a Transylvania nos anos de 1550.

A linhagem Somlyó apoiou John Zápolya, que foi eleito Rei da Hungria pela maior parte da nobreza húngara. Zápolya nomeou Stephen VIII (primo de Stephen VII) como Voivoid (Príncipe) da Transylvania, o qual ele governou até sua morte em 1534.


John Zápolya foi coroado Rei da Hungria em 1526. Ocupou o trono por 14 anos até sua morte em 22 de julho de 1540.



Posteriormente, o filho de Stephen VIII, Stephen IX, tornou-se Príncipe da Transilvânia e posteriormente Rei da Polônia.


Na Foto: O Rei Stephen Bathory (Stephen IX) e Sua Esposa Anna Jagiellon. Membro da Nobre Família Báthory, Stephen foi Príncipe da Transylvania (1571 a 1586) e Rei da Polônia (1576 a 1586). É considerado por muitos historiadores como um dos melhores Reis da História do Reino Polônes.





A Assinatura do Rei Húngaro Stephen Bathory.



Impressionado com o reinado de Stephen, George VI Bathory, da linhagem Ecsed e irmão de Bonaventura Bathory, resolveu romper sua aliança com os Habsburgs e declarou apoio aos Zápolyas. George estreitou ainda mais essa aliança casando-se com Anna Bathory, irmã do Rei Stephen, unindo assim novamente as duas linhagens da família.
E do casamento entre George VI Bathory e Anna Bathory, nasceu o mais famoso membro de toda linhagem dos Bathory: Erzsébet Bathory.

FONTE: Serial-Killers: A Condessa Sanguinária | O Aprendiz Verde

0 Comentários: