EDWARD MÃOS DE TESOURA (DUBLADO)

Print Friendly and PDF


Edward Scissorhands (br: Edward Mãos-de-Tesoura / pt: Eduardo Mãos de Tesoura) é um filme de 1990, dos gêneros terror e fantasia, dirigido por Tim Burton, com roteiro baseado em história do mesmo e de Caroline Thompson. Foi estrelado por Johnny Depp e Winona Ryder. O filme foi produzido pela 20th Century Fox. A música é de Danny Elfman, a direção de fotografia de Stefan Czapsky, o desenho de produção de Bo Welch, a direção de arte de Tom Duffield, o figurino de Colleen Atwood, a edição de Richard Halsey e os efeitos especiais de Dreamstate Effects e Stan Winston Studio.

Sinopse:
Edward é a 'criação' de um velho inventor maluco, que vem a falecer antes de ter chance de terminar seu último trabalho, um homem de carne e osso, deixando-o sem nenhuma das mãos e completamente sozinho, na mansão sombria onde somente os dois moravam.

No lugar das mãos existiam tesouras com as quais esculpia e cuidava do jardim da mansão. Algum tempo depois, uma senhora muito simpática e atenciosa, chamada Peg, que trabalha vendendo produtos cosméticos, decide buscar nova clientela no único lugar aonde nunca tentara fazer vendas: a mansão de aparência meio sombria, que ficava um pouco afastada da cidade. Ao entrar na mansão, deparar-se com Edward e perceber que o rapaz estivera completamente sozinho durante muito tempo, Peg não consegue abandoná-lo lá e resolve levá-lo para passar um tempo na cidade, junto com a família dela, o que causa muita agitação por parte de seus vizinhos.

Edward se torna 'celebridade' e por algum tempo, todos disputam sua atenção e parecem gostar de sua excentricidade. Até Kim, a filha mais velha de Peg, por quem ele se apaixona à primeira vista e que não gosta do rapaz, logo de primeira, passa a enxergar algo especial nele, o que não agrada seu namorado, Jim. Contudo, toda essa euforia ao redor de Edward não dura muito tempo. Após uma sucessão de eventos infelizes, da qual ele leva culpa, mas é, na verdade, vítima de pessoas que tentam se aproveitar de sua ingenuidade e inocência, a cidade inteira se volta contra ele, com a exceção de Kim, que sabe que ele nunca fizera nada de mal e o defende. Edward, que já estava farto de tanta confusão, resolve fugir, mas novos conflitos fazem com que ele seja perseguido pelos habitantes da cidade, pela polícia e, seja tocado para fora de lá, de volta à sua mansão. Jim, o maior opositor de Edward, decide ir atrás dele e matá-lo, após ser rejeitado por Kim, que o segue e tenta impedi-lo.

Trava-se, então, uma luta entre os dois, que termina com a morte de Jim, quando ele cai da janela do sótão da mansão. Kim tem a ideia de forjar uma história de que Edward e seu ex-namorado mataram um ao outro, para que ele não seja preso. Assim, os dois se despedem e Kim leva consigo as tesouras reserva de Edward, como prova de sua morte, para os habitantes da cidade, que aguardavam apreensivos, fora da mansão.

Elenco principal:
Johnny Depp.... Edward
Winona Ryder .... Kim
Dianne Wiest .... Peg
Anthony Michael Hall .... Jim
Kathy Baker .... Joyce
Robert Oliveri .... Kevin
Conchata Ferrell .... Helen
Caroline Aaron .... Marge
Vincent Price .... o criador de Edward

Análise das funções da narrativa:
Apesar de a história de "Edward Mãos de Tesoura" seguir uma linha um pouco sombria, é possível identificar, analisando algumas partes de seu enredo, algumas das funções da narrativa em contos de fadas, observadas por Vladimir Propp, que contribuem para a classificação do filme como um "conto de fadas moderno".

Partida do herói - anti-herói, nesse caso:
Quando Edward deixa a mansão, para passar um tempo na casa de Peg.
Interrogatório - antagonistas buscam mais informações sobre o anti-herói:
A vizinhança está curiosa para saber mais sobre Edward.
Ardil/Fraude - estratégia de persuasão:
O namorado de Kim a convence a usar Edward, quando colocam em prática um plano de cometer um crime.
Cumplicidade - quando a vítima, que também é o anti-herói, nesse caso, se deixa enganar ou assiste em um crime, inconscientemente:
Edward, que é muito ingênuo, se deixa enganar e aceita participar do plano de Jim, pois só o que quer é ajudar Kim e deixá-la feliz, visto que tem sentimentos por ela.
Dano e Carência - traição e prejuízo para a vítima/anti-herói:
O plano de Jim não dá certo, todos são flagrados, mas só o Edward é preso e leva a culpa por tudo.
Combate - o anti-herói enfrenta o vilão:
Jim decide ir até a mansão de Edward e matá-lo, após ter sido rejeitado por Kim. Os dois travam uma batalha de vida ou morte.
Vitória - vitória do herói/anti-herói:
Jim morre, ao ser perfurado por uma das tesouras de Edward e cair da janela do sótão da mansão.
Reparação - ordem restabelecida:
Tudo volta ao normal na cidade, depois que os conflitos terminam e Edward se refugia, novamente, em sua mansão.

Sátira às convenções sociais

Diferentemente dos contos de fadas tradicionais, a trama de "Edward Mãos de Tesoura" satiriza alguns temas, como o significado da famosa expressão "keeping up with the Joneses", que faz alusão ao antigo costume que as pessoas têm de fazerem de tudo para mascarar seus defeitos, esquisitices e peculiaridades, e de tentarem fazer parecer que levam vidas perfeitas, que têm situação financeira estável e que são, em suma, exatamente iguais ou melhores que seus vizinhos: "os Joneses".

Isso fica bem claro em algumas cenas do filme, em que se pode observar o modo como todas as casas da vizinhança em que Edward passa a morar são exatamente iguais, têm a grama cortada do mesmo jeito, todos os seus moradores têm os mesmos horários e nada muito 'fora da rotina' acontece. O filme ridiculariza a força que as pessoas fazem para serem aceitas pela sociedade, estarem dentro dos padrões de 'normalidade' preestabelecidos por ela, o quanto elas valorizam isso e criticam quem não o faz. Outro ponto retratado também, um pouco exageradamente, é o amor/ódio que a sociedade sente, por quem lança novas modas e quem é diferente.


0 Comentários: