sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Dobhar-chú



O Dobhar-chu é uma criatura do folclore irlandês e um criptídeo . Dobhar-Chu é aproximadamente traduzido como "cão de água."Normalmente é descrito sendo uma mistura de cão e lontra embora, por vezes, é descrito como um meio cão e meio peixe. Ele vive na água e tem a pele com propriedades protetoras.

Muitos avistamentos foram documentados ao longo dos anos. Mais recentemente, em 2003,o artista irlandês Sean Corcoran e sua  mulher alegaram ter testemunhado um Dobhar-Chu em Omey Island, em Connemara, County Galway. Em sua descrição a criatura era grande e escura fazia um guincho assombroso,nadava rápido e tinha uma nadadeira laranja como os pés.

A lápide, encontrada em um cemitério de Conwall Glenade, Co. Leitrim retrata o Dobhar-Chu e está relacionada a um conto de um ataque a uma mulher local pela criatura. A pedra está associada a lápide de um túmulo de uma mulher morta pelo Dobhar-Chu, no século 17. Seu nome era supostamente Gráinne. Seu marido supostamente ouviu o grito dela enquanto ela estava lavando roupa para baixo em Glenade lough, Co. Leitrim e veio em seu auxílio. Quando ele chegou lá, ela já estava morta, com o Dobhar-Chu sobre o seu corpo sangrento e mutilado. O homem matou o Dobhar-Chu, esfaqueando-o no coração. Antes de morrer, ele fez um ruído, e sua companheira surgiu a partir do lago. A outra criatura perseguiu o homem, mas, depois de uma batalha longa e sangrenta, esta também acabou morta.

Note que dobharchú é uma palavra moderna irlandesa para 'lontra ". A palavra irlandesa moderna para a água é 'uisce' embora 'dobhar' também é (raramente) utilizado. 'Dobhar' é uma forma muito mais antiga e cognatos são encontrados em outras línguas celtas (por exemplo, galês, "dwr", água). "" é "cão" em irlandês (ver, por exemplo, 'Cúchulainn', o cão de Culainn). Dobhar A-Chu também é conhecido como o "dobarcu", e anglicizado como "doyarchu" e "dhuragoo".
 

LORD KRONUS
LORD KRONUS
Admirador do Oculto e cinéfilo. azerate666@hotmail.com Confira mais textos deste autor clicando aqui