Beowulf - Diferenças entre o Filme e o Mito

Print Friendly and PDF




Filme:A lenda de Beowulf (2007)

Um dos objetivos do Neil Gaiman e Avary Roger foi o de oferecer a sua própria interpretação de motivações por trás do comportamento de Grendel, bem como para o que aconteceu quando Beowulf estava na caverna da mãe de Grendel. Eles justificou estas escolhas, argumentando que Beowulf age como um narrador pouco confiável na parte do poema em que ele descreve sua batalha com a mãe de Grendel. Estas escolhas também ajudaram a conectar melhor o terceiro ato para o segundo de seu roteiro, que é dividido no poema por um intervalo de 50 anos.

Algumas das alterações feitas pelo filme como observado pelos estudiosos incluem:
O retrato de Beowulf como um homem imperfeito

O retrato de Hrothgar como um alcoólatra mulherengo

O retrato de Unferth como um cristão

O retrato de Grendel como uma criatura frágil como uma criança em vez de um demônio selvagem

O funeral de Beowulf

O retrato da mãe de Grendel, como uma criatura sedutora , mais parecida com uma súcubo, quem tem Grendel como filho de Hrothgar e o dragão como filho de Beowulf.

O fato de que Beowulf se tornar soberano da Dinamarca, em vez de sua terra natal.
 
Estudiosos e autores também comentaram sobre essas mudanças. O diretor da Southern Methodist University of Medieval Estudos Bonnie Wheeler é "convencido de que o novo filme de Zemeckis sacrifica o poder do original para um enredo que impulsiona Beowulf em sedução por Angelina Jolie-a mãe do monstro que ele acaba matando. Que homem não se envolveu com Angelina Jolie? Wheeler pede. "É um grande policial fora em um grande poema." ... "Para mim, a coisa mais triste é o filme retorna para ... uma visão do horror da mulher, a fêmea monstruoso que vai matar o macho", diz Wheeler. "Parece-me que você poderia fazer muito melhor agora . E a história de Beowulf é muito mais poderosa ".  Outros comentaristas apontaram para as teorias elucidados no trabalho de John Grigsby de Beowulf e Grendel, onde a mãe de Grendel estava ligada com os antigos germânicos como Nerthus deusa da fertilidade. Esta não é a primeira vez que o tema da relação entre Beowulf e a mãe de Grendel  foi explorada. Na coleção de contos de Gaiman, "Fumaça e Espelhos", o poema Bay Wolf é uma releitura de Beowulf em um ambiente moderno. Nesta história, Beowulf como o narrador é ambíguo sobre o que aconteceu entre a mãe de Grendel e ele próprio.Além disso, o professor de filosofia Stephen T. Asma argumenta que a versão do filme de  Zemeckis sugere que as pessoas que expulsam Grendel são os verdadeiros monstros. O monstro, de acordo com este paradigma de caridade, é apenas mal compreendido e não mal (semelhante ao a versão apresentada no romance de John Gardner Grendel). A culpa pela violência de Grendel é deslocada para os humanos, que pecaram contra ele primeiro e trouxeram a vingança para si mesmos. Os únicos monstros  reais, nesta tradição, são o orgulho e preconceito. No filme , Grendel é ainda visualmente alterado após sua lesão para olhar como uma criança inocente, embora escamosa.No  Beowulf  original, os monstros são marginalizados porque eles são ruins (assim como Caim, seu progenitor, foi excluído porque ele matou seu irmão ), mas no filme Beowulf os monstros são ruins porque são excluídos [...] Contrariamente à Beowulf original, o novo filme quer nos fazer entender e humanizar nossos monstros ". .



Sobre o Autor:
LORD KRONUS
LORD KRONUS

Admirador do Oculto e cinéfilo.
azerate666@hotmail.com
Confira mais textos deste autor clicando aqui



0 Comentários: