NILE

Print Friendly and PDF


Nile é uma banda estadunidense de Death metal técnico da Carolina do Sul, formada em 1993. As músicas e letras são inspiradas em arte, religião e mitologia egípcia, árabe e mesopotâmica.

Eles denominam seu som como Ithyphallic Metal.

Nile foi formado em Greenville, Carolina do Sul, em 1993 por Karl Sanders (guitarra e vocal), Chief Spires (baixo e vocal), e Pete Hammoura (bateria). Dois anos após sua formação o grupo gravou duas demos, Festivals of Atonement, no mesmo ano, e a segunda teve seu título inspirado na obra de Gustav Holst — "Mars, the Bringer of War", Ramses Bringer of War foi lançada em 1996. Ambas as demos foram lançadas pelo seu próprio selo Anubis Records. Para promover estas demos, Nile realizou shows nos Estados Unidos com bandas como Cannibal Corpse, Obituary e Broken Hope. Em 1997 a demo Ramses Bringer of War, foi relançada [no formato EP] pela gravadora Visceral Productions.

Em abril de 1998, a banda lança seu álbum de estréia, Amongst the Catacombs of Nephren-Ka. Durante a turnê para promover o lançamento, o grupo excursionou com as bandas Incantation e Morbid Angel.

Dallas Toler-Wade junta-se à banda como segundo guitarrista/vocalista e no fim do ano 2000 sai o álbum seguinte, Black Seeds of Vengeance. Antes do lançamento, Pete Hammoura saiu da banda devido a ferimentos sofridos enquanto estava na turnê do Catacombs. Ele rompeu seu manguito rotador e não conseguia se recuperar completamente para excursar com a banda. Ele não queria sair e achou que mais alguns meses de reabilitação poderia levá-lo à total recuperação. No entanto, quando a banda achou que ele estava atrasando-os, foi decidido a sua saída. Derek Roddy tocou em todas as faixas (exceto “To Dream of Ur”) como músico de sessão. Uma coleção de gravações remasterizadas, In the Beginning, foi lançada no mesmo ano.

Chief Spires deixou a banda poucos meses após o lançamento do Black Seeds alegando diferenças pessoais e profissionais. Ele foi substituído por Jon Vesano. A banda também encontrou um novo baterista: Tony Laureano.

Em 2002, In Their Darkened Shrines foi lançado. Dois vídeos foram gravados pelo diretor Darren Doane, "Sarcophagus" e "Execration Text".

Annihilation of the Wicked foi lançado em 2005. O novo baterista George Kollias entrou no lugar de Tony Laureano, que saiu antes das gravações começarem. Depois da gravação do baixo no disco, Jon Vesano também deixou o grupo. Foi provisoriamente substituído por Joe Payne na turnê. Darren Doane dirigiu o videoclipe de "Sacrifice Unto Sebek".

Em maio de 2006, o Nile assinou contrato com a gravadora Nuclear Blast Records. Em 26 de fevereiro de 2007, entraram nos estúdios para começar a gravação do seu quinto álbum intitulado Ithyphallic. Karl Sanders anunciou a data de lançamento para 29 de junho pelo fórum oficial da banda, mas depois remarcou para 20 de julho de 2007.

Em 2009 seguiu-se o álbum Those Whom the Gods Detest, lançado dia 3 de Novembro nos Estados Unidos da América e dia 6 de Novembro na Europa pela gravadora Nuclear Blast Records. Neste álbum estão grandes êxitos como "Permitting the Noble Dead to Descend to the Underworld" e "Kafir".

Em Junho de 2012 foi lançado um novo albúm cujo título é At the Gate of Sethu.

0 Comentários: