Powder Ridge Rock Festival

Print Friendly and PDF


O Powder Ridge Rock Festival foi programado para ser realizado 31 de julho a 02 de agosto de 1970 em Powder Ridge Ski Area, em Middlefield, Connecticut. Uma liminar obrigou o evento a ser cancelado, mantendo os músicos longe, mas uma multidão de 30.000 pessoas chegou de qualquer maneira, para encontrar falta de comida, nada de entretenimento, falta encanamento adequado, e pelo menos 70 traficantes de drogas. William Manchester escreveu: "Powder Ridge era um acidente esperando para acontecer, e aconteceu."

Os ingressos foram vendidos por correio, ao preço de US$ 20 para o fim de semana todo. O anunciado line-up de músicos incluía:
Dia 1: Eric Burdon & War, Sly and the Family Stone, Delaney & Bonnie, Fleetwood Mac, Melanie, Mountain, J.F. Murphy and Free Flowing Salt, Allan Nichols, James Taylor

Dia 2: Joe Cocker, Allman Brothers, Cactus, Little Richard, Van Morrison, Rhinoceros, Ten Wheel Drive, Jethro Tull, Tony Williams Lifetime, Zephyr

Dia 3: Janis Joplin, Chuck Berry, Bloodrock, Savoy Brown, Chicken Shack, Grand Funk Railroad, Richie Havens, John B. Sebastian, Spirit, Ten Years After.

Powder Ridge poderia ter sido um lendário festival hippie. No ano
seguinte houve Woodstock, no entanto, muitas vezes as coisas deram errado para festas de música hippie, tanto que estes entraram em "uma longa espiral de declínio". Trinta dos 48 festivais mais importantes previstos para 1970 foram cancelados, geralmente devido à rápida materialização da oposição local. Powder Ridge, no entanto, foi notícia nacional por causa da chegada de dezenas de milhares de pessoas, apesar cancelamento do evento.

O New York Times seguiu seu curso em cerca de 30 artigos, antes, durante e depois do evento.

Os habitantes de Middlefield, preocupados com o impacto da multidão em sua pequena cidade, conseguiram uma liminar contra o festival, poucos dias antes deste começar. Quando o proprietário da estância de esqui tentou contato com os promotores, para contar da liminar, estes não poderam ser encontrados.

Parecia que o evento nunca ia acontecer de qualquer maneira. As autoridades locais colocaram placas de advertência em todas as estradas que levavam à Middlefield: "Festival Proibido, vire para trás".

Em 1970, festivais de rock foram considerados como tendo uma dimensão política.

Os promotores, no entanto, se mantiveram insinuando que ainda havia uma chance de que os shows seriam realizados: "É esperar e ver coisa", disse um porta-voz e, depois de tudo, Woodstock quase foi cancelado também.

Cerca de 30.000 pessoas foram ao local para o fim de semana. A maioria dos músicos, no entanto, não apareceu. Apenas Melanie e algumas bandas locais, na verdade. Uma dessas bandas locais era "da família da mostarda" que, na escuridão da noite, arrastou seus instrumentos e equipamentos para o festival, por estradas vicinais e trilhas, e se apresentaram para o público entusiasmado. O cartaz oficial do festival lista a banda nova iorquina, Haystacks Balboa, como o ato de abertura especial na noite de quinta-feira. O equipamento da banda foi detido pelas autoridades e os músicos se reuniram em um café local para aguardar alguma decisão. Após longas negociações, o empresário da banda os aconselhou a voltar para casa.

As drogas foram vendidos abertamente e comumente consumidos no festival. O médico William Abruzzi (também em Woodstock) foi para o local tratar viagens ruins de LSD, e disse que não havia mais viagens ruins em Powder Ridge per capita do que em qualquer outro festival de música que ele já trabalhou. Ele atribuiu alguns dos problemas aos barris de "água elétrica" ​​que estavam disponíveis para o consumo público gratuito, as pessoas foram convidadas a colocarem comprimidos nesses barris, criando coquetéis de drogas de força e composição desconhecidos.

William Manchester escreve:
Uma das cenas mais sensacionais, atestada por várias testemunhas, ocorreu em um pequeno bosque perto de algumas casas. Um menino e uma menina, ambos nus e se aproximando de diferentes direções, reuniram-se sob as árvores. Num impulso de repente eles se abraçaram. Ela caiu de joelhos, ele montou-a por trás, e depois de ter alcançado seu clímax eles se separaram, aparentemente sem trocar uma palavra.

De acordo com o The New York Times, observadores que estiveram tanto em Woodstock quanto em Powder Ridge foram atingidas pelos humores contrastantes dos dois festivais.

Embora os promotores do festival tenham anunciado planos para reagendar o evento para outro local, tais planos nunca se concretizaram, e nenhum reembolso foi emitido para os compradores dos ingressos.

0 Comentários: