PERGUNTAS RESPONDIDAS POR FRATER GOYA

Print Friendly and PDF


O que você pode nos falar sobre a projeção astral? É realmente perigosa ou não? Qual melhor caminho para conseguir se projetar de forma lúcida?

Não é perigosa. São raras as projeções que podem dar errado. O próprio cordão de prata tão conhecido, impede isso. Quando há perigo ele traz imediatamente o duplo ao corpo novamente.

Existem várias formas de se conseguir a projeção. Mas os passos mais importantes são:
* Relaxamento;
* Capacidade de visualização ou abstração;
* Capacidade de entrar em meditação profunda.
Os demais passos variam de uma escola para outra, mas sem esses 3 itens, é praticamente impossível conseguir uma projeção em estado consciente.

Já ouviu falar sobre "Jinas"? É alardeado como a capacidade de "eterização" do corpo físico ou, colocar o corpo físico no Astral. Como isso soa extremamente falso, gostaria de saber o que verdadeiramente viria a ser os Jinas.

Várias tradições esotéricas falam de tal capacidade. De um modo simples, seria estar em dois lugares ao mesmo tempo. Esse feito é possível, mas depende de grande treino e profundo desenvolvimento espiritual, que demora vários anos para ser atingido e mesmo assim, são pouquíssimos que o atingem. Existem outras capacidades que podem vir em conjunto, como a viagem temporal. Mas são práticas muito difíceis de controlar.

No entanto, esse estado de "Jinas" da visão gnóstica, é bastante fantasioso, e leva o estudante a erros que podem atrasar o seu verdadeiro desenvolvimento.

Como você encontrou o ocultismo? Ou como ele encontrou vc?

Desde 1979, após ler uma biografia de Papus (numa revista Planeta que ganhei de meu pai), comecei a estudar magia. Quando terminei de ler a biografia deste eminente magista, me recordo de ter pensado: é isso que eu gostaria de fazer na minha vida. E desde então, considero este momento como a descoberta da minha Verdadeira Vontade. E qual seria ela? Estudar a Magia em sua plenitude até atingir um grau de conhecimento suficiente para poder divulgar o conhecimento mágico entre aqueles que o buscam.

Assumi isso com todas as minhas fibras, e tento tornar isso realidade no meu dia-a-dia.

Fez a tradução d'O Livro das Mentiras? Gosto muito das suas traduções que encontramos na internet.

No momento, não temos uma tradução oficial do CIH para o Livro das Mentiras (Liber 333). Mas nada impede que façamos uma no futuro.

O que você acha melhor estudar primeiro magick, kaballah, tarot ou astrologia? O que você recomenda para as pessoas que querem estudar Kaballah hermética?

Na verdade, não há uma indicação de qual estudar primeiro. Cada pessoa possui uma inclinação natural para alguma arte. Naturalmente, no seu desenvolvimento pessoal, acabará estudando todas elas, mas ao iniciar, dê preferência para aquela que possui mais facilidade natural em estudar.

No caso da Qabalah Hermética, recomendo fortemente "A Practical Guide to Qabalistic Symbolism" por Gareth Knight em 2 volumes.

Muita gente cita mas ninguém explica ao fundo:O que é o caminho direito, meio e esquerdo? Tem relação com os pilares da árvore? Se sim, qual a relação das caracteristicas do caminho tem com as sephiras do pilar?

Quem cita e em que situação? Há vários entendimentos do que é cada um deles, você precisa saber qual é exatamente a referência que está sendo feita a esses caminhos, se é sobre esoterismo cristão, magia sexual, etc...

"Busque o que realmente importa pra você, ignore o resto" - e se o resto for insistente e vier até mim, me atingir?

Então é porque você não se protegeu de forma eficiente. Por exemplo, com o Ritual Menor do Pentagrama. Um magista é semelhante ao capim. Se dobra diante da tempestade, adaptando-se, sem ser realmente afetado por ela, e levanta-se logo após sem danos.

Por que você acha que tem muitos jovens se envolvendo com o hermetismo? E o que você diria para aqueles que os pais são contra porque são evangélicos? Você nasceu em uma familia de espiritas ou maçons\R+C ou de "profanos"?

Venho de uma família que já possuía um vínculo com o lado esotérico: maçons, espíritas e R+C são comuns na família.

Hoje em dia temos bastante jovens procurando muita coisa, e isso não apenas do lado esotérico, mas da religião como um todo. Isso representa que a sociedade moderna não trouxe respostas para as pessoas, mas somente mais perguntas.

A respeito dos que tem pais evangélicos, convém lembrar: segundo a Bíblia quem foram os primeiros a buscar o Nascido, a partir da Estrela? Os Três Reis Magos... no mínimo, é um momento de reflexão, não?

Já se envolveu com o martinismo? Se sim, qual ordem(ns) fez parte e o que achou da experiência e dos ensinamentos?

Já tive contatos com o Martinismo. Ele possui ensinamentos muito interessantes que refletem o esoterismo cristão. Mas hoje em dia, dedico-me ao trabalho dentro do Círculo Iniciático de Hermes, www.cih.org.br.

Você pode comentar sobre os materiais que estão na sua foto?

Na foto do meu perfil aparecem: o altar de duplo cubo, o bastão do fogo, o punhal, o cálice e o pantáculo, além de uma cópia do Liber Al Vel Legis (Livro da Lei).

O altar de duplo cubo representa o microcosmo, o cálice o elemento água, o bastão, o elemento fogo, o punhal o ar, e o pantáculo o elemento terra. A imagem como um todo revela um segredo que pode ser percebido por olhos do entendimento.

Os quatro nomes sagrados usados no RmP tem relação com os elementos? Como os arcanjos usados no RmP devem ser visualizados? (só acho imagens esquisitas ou muito católicas...)

Sim, os nomes Sagrados do Ritual Maior do Pentagrama tem relação com os elementos. E os arcanjos devem ser visualizados segundo suas imagens telesmáticas.

Um magista que não tem nenhuma videncia-mediunidade se realizar um ritual de (e)invocação enoquiana conseguirá ver a entidade?

Mediunidade e vidência não são as únicas formas de perceber uma energia. Cada pessoa irá perceber de uma forma particular e única.

Que série de livros você recomenda para quem está começando a estudar hermetismo?

No material de Companheiro de Jornada, disponível no site do CIH, www.cih.org.br, indicamos uma lista de leitura que pode ser usada.

Qual a diferença entre o RmP, RMP, Rmh, RMH? Só encontrei explicando para que serve o RmP

Vamos lá:
RmP: É utilizado para que o magista possa atrair ou banir energias a seu redor. Usado principalmente para limpar um ambiente antes do Ritual.

RmH: tbm é uma forma de proteção.

RMP: é utilizado para invocar e banir as energias elementares (terra, ar, etc.).

RMH: utilizado para invocar as energias planetárias e também nas sephiroth.

Qual ritual pode ser usado para atrair a energia de uma sephira?

Vamos lá:
RMH: utilizado para invocar as energias planetárias e também nas sephiroth.

No RmP os pentagramas devem ser traçados em azul? No site do MDD ele ensinou falando para usar a cor a azul mas já vi em sites sem uma cor especifica.

Para realizar o RMP, ele pode ser visualizado em azul, vermelho, ou mesmo sem cor específica. A cor na verdade, auxilia na visualização. Tentar vê-lo sem cor, é como tentar visualizar o vazio, exige muita capacidade de abstração. Se você tem dificuldade em visualizar, experimente fazer o RMP num quarto escuro usando um incenso.

Qual sua visão a respeito de reencarnação e evolução (evolução no sentido que o Espiritismo e a Teosofia empregam)?

Na verdade, tenho uma visão muito pessoal a respeito do tema, que está exposta no CODEX 07 - O Que acontece após a morte, que pode ser encontrado no site do CIH. Quanto a comentar sobre o espiritismo e a teosofia, creio que a leitura do codex falará por si.

Afirmações papais, pastores golpistas, religiões do ódio, na política e na TV... como lidar com tudo isso ao nosso redor?

A maior parte do mundo ao nosso redor é ilusão. O que importa saber é para onde dirigiremos nosso olhar e nossa atenção. Se focar minha atenção sobre os corruptores da alma, ela será deles. No entanto, se focar minha atenção no equilíbrio do entendimento, eles se desfarão, como miragens na areia do deserto.

Busque o que realmente importa para você, ignore o resto.

Você é maçom regular ou já foi?

Fui de uma potência independente, a GLADA (Grande Loja Arquitetos de Aquário) atualmente, estou adormecido.

0 Comentários: