Veronika Decide Morrer (Veronika Decides to Die)

Print Friendly and PDF


Veronika Decides to Die (no Brasil e em Portugal: Veronika Decide Morrer) é um filme americano de 2009 do gênero drama baseado no livro de mesmo nome de Paulo Coelho. Dirigido por Emily Young, o filme é estreado por Sarah Michelle Gellar no papel principal, Veronika.

O filme teve uma exibição especial no Brasil em 7 de agosto de 2009 e foi seguido por uma liberação em 21 de agosto.

Sinopse:
Veronika Deklava é uma jovem de 28 anos que mora em Nova York e tem um bom emprego e um apartamento. Porém, ela não é feliz, sente que falta algo. Então, Veronika decide morrer tomando uma overdose de calmantes. O suicídio falha, ela acorda numa clínica psquiátrica e descobre que a overdose causou um dano irreversível ao seu coração e que terá apenas uma semana de vida. Então, Veronika decide dar outro rumo a sua vida enfrentando seus problemas e medos e realizando seus desejos.

Um exemplo de cenário bem frutífero para contar histórias emocionantes é um hospital psiquiátrico – Garota Interrompida (1999), K-Pax (2001) e Tempo de Despertar (1990) já se aproveitaram desse contexto com personagens mais interessantes. Em Veronika Decide Morrer (Veronika Decides to Die) várias pessoas se relacionam nesse tipo de instituição, mas o foco não está em suas excentricidades. O que se busca é o que há de humano dentro de cada um deles, olhando por cima de seus problemas.

A interação e a comunicação entre os pacientes e também deles com a equipe médica é muitas vezes conduzida com muita sutileza. Para assegurar essa arriscada situação, o filme é dirigido por uma mulher.

Emily Young merece cumprimentos por seu trabalho, especialmente para a cena do piano.

Outra ferramenta importante para fazer a produção funcionar é o elenco. Sarah Michelle Gellar não decepciona ao defender a protagonista e os demais atores estão muito afinados com a proposta. As atuações de Jonathan Tucker (No Vale das Sombras) e David Thewlis (Harry Potter 6) devem ser ressaltadas.

Orquestrando as emoções, a trilha musical tem papel importante. Começando ao som de Radiohead – o acompanhamento perfeito para um suicídio – e depois evoluindo para as singelas peças compostas por Murray Gold (Morte no Funeral), acompanhando a tônica do enredo.

Veronika Decide Morrer é a adaptação cinematográfica do livro de Paulo Coelho e vai além de seus objetivos primordiais. Os fãs ficarão satisfeitos de finalmente ver os escritos do “mago” na telona e até quem não gosta muito do autor pode encontrar nele um drama redondo.

Crítica por: Edu Fernandes (HomemNerd)

1 Comentários:

Anônimo disse... 4 de maio de 2015 às 09:36

Paulo Coelho deve estar muito feliz com esse filme!ele já está bem rico com sua produção literária que faz muito sucesso internalcional e agora esse livro dele foi bem adaptado pras telonas!é um homem de sucesso mesmo esse Coelho!!Marcos Punch.