Shamash

Print Friendly and PDF




Shamash (em acadiano: Šamaš "Sol") ou, aportuguesado, Chamach, porém a pronúncia correta é: "Isrramachi", era uma deidade mesopotâmica nativa e o deus sol no panteão acádico, assírio e babiloniano. Shamash foi o deus da justiça na Babilônia e Assíria, correspondendo ao deus Utu sumeriano. Era filho de Sin e Ningal, e irmão, por parte de mãe e pai, de Ishtar.

Ele era o juiz do céu e do mundo do além.

O "Sol" do acadiano šamaš é cognato ao hebraico שמש šemeš e árabe شمس šams.

História


Shamash deriva do acádico Šams, que queria dizer Sol, tal como ainda hoje no árabe moderno.

Entra no nome compósito dos reis assírios Shamsi-Adad, invocação simultânea de Shamash e de Adad.
 
Na cultura popular
 
Shamash aparece na história do Mangá Japonês Shaman King como espírito Guardião da Iron Maiden Jeane, líder dos X-Laws. A Participação na trama é bem fiel a sua história, já que é utilizado como ferramenta de Julgamento - Fazendo Alusão a sua participação mística no Código de Hamurabi.
O Deus Sol da Babilônia aparece também no terceiro filme do animê Japonês Saint Seiya A Lenda dos Defensores de Atena (Shinku no Shōnen Densetsu / A Lenda do Jovem Escarlate) Mas é representado por Abel, filho de Zeus e irmão de Atena (Deus Sol é originalmente Hélios, sendo Abel um "Deus Esquecido" por ter tentado tirar os males da humanidade corrompida). Abel tenta destronar seu pai e se tornar o deus dos deuses, mas foi derrotado por Zeus e Apolo. Após a morte de Abel, os deuses apagaram todos os registros de sua existência como punição, para que as gerações vindouras jamais soubessem de sua existência. Porém, devido às blasfêmias humanas nos dias atuais, os deuses revivem Abel, dando-lhe a missão de destruir a humanidade e devolver a Terra para o domínio do Olimpo. Tendo o Controle dos Cavaleiros da Coroa Solar, 3 dos mais fortes Cavaleiros de Athena, ele tenta cumprir sua ambição de uma Nova Era.


Sobre o Autor:
LORD KRONUS
LORD KRONUS
Admirador do Oculto e cinéfilo. azerate666@hotmail.com Confira mais textos deste autor clicando aqui

0 Comentários: