Dragão do Mar inaugura Escola Porto Iracema das Artes nesta quinta-feira (29)

Print Friendly and PDF


Com quase 15 anos de existência, o Dragão do Mar está passando pela sua primeira grande reforma e chega a 2013 implantando a Escola Porto Iracema das Artes — a escola de formação e criação cultural, que tem como objetivo formar profissionais para o mercado dos bens simbólicos. Nesta quinta-feira, 29 de agosto de 2013, às 19h, o Governo do Estado inaugura o Porto Iracema das Artes, que funcionará na antiga sede da Capitania dos Portos. A programação iniciará com o descerramento da placa, seguida de visita às dependências da Escola e show dos cinco grupos selecionados para o Laboratório de Música.

Construído em uma área de 2184m², o prédio reúne, em dois pavimentos, oito salas de aula e três laboratórios. São cerca de 2060m² de área construída, sendo 1178m² no térreo e 882m² no piso superior. A estrutura contempla projeto de acessibilidade e contou com amplos investimentos na aquisição de equipamentos de ponta, que somam, aproximadamente, R$ 1.950.000.000.

A nova Escola resgata o projeto inicial do Dragão do Mar, concebido para atuar na difusão e na criação de manifestações artísticas e culturais, mas também de funcionar como um espaço especializado para formação de profissionais para o campo das artes. O Porto Iracema das Artes marca o retorno do Governo do Ceará à área de formação nos campos das artes, recuperando a experiência do Instituto Dragão do Mar, que na década de 90 tornou-se referência no país como um lugar para formação de profissionais para economia simbólica.

"A ideia do Porto Iracema das Artes recupera a experiência do Instituto Dragão do Mar numa nova perspectiva. A implantação da escola foi a prioridade definida pelo governador Cid Gomes, quando nos convidou para dirigir o novo projeto do Dragão do Mar. Temos a oportunidade de retomar esse projeto, que agora vem ampliado e reformulado", observa Paulo Linhares, presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará, que também esteve à frente do projeto do Instituto Dragão do Mar, nos anos 90.

O projeto do Porto Iracema das Artes tem como um dos objetivos centrais integrar jovens no campo do trabalho simbólico. "Para você produzir valor simbólico, você precisa de conhecimento. Precisa de formação nova, de ponta, de vanguarda e conhecimento, e é nisso que trabalharemos para ser referência. O campo cultural é hoje o maior nicho empregador de Fortaleza, além de oferecer aos jovens múltiplas oportunidades para o sonho. A indústria criativa, na nossa opinião, é este lugar de trocas", observa Linhares.

A partir da oferta de cursos básicos, técnicos, laboratórios, workshops e masterclasses, a Escola Porto Iracema das Artes funcionará como um porto de novos talentos, um ponto de encontro e de efervescência artística na cidade, a partir do intercâmbio e da geração de processos criativos em áreas diversas, como dramaturgia, audiovisual (cinema, televisão, animação, jogos digitais e transmídia), artes visuais e multimídias, dança, música, artes cênicas, artes e design e gestão cultural.

O projeto pedagógico da Escola prevê quatro esferas formativas, que se articulam entre si, com vistas à construção de experiências de conhecimento norteadas pela invenção criativa e pelos atos estético e político de transformação.

A estrutura formativa é composta de: Cursos Básicos, Cursos Técnicos, Laboratórios de Criação, Portos do Conhecimento e Cais do Porto.

Cursos Básicos: têm o objetivo de introduzir o aluno no mundo da produção cultural, para o desenvolvimento posterior de uma formação técnica e conceitual aprofundadas. A primeira oferta de 2013, serão oferecidos 41 cursos básicos, nas áreas do audiovisual, teatro, fotografia, edição, entre outros. Os Cursos Básicos começam no dia 03 de setembro, na nova sede.

Cursos Técnicos: visa proporcionar ao aluno uma qualificação capaz de garantir o ingresso mais rápido no mercado de trabalho. Em 2013, serão dois cursos técnicos: Dança e Games, envolvendo 70 alunos.

Laboratórios de Criação: são espaços de experimentação, investigação e desenvolvimento de projetos culturais, nas diversas linguagens, reunindo novos talentos e profissionais que já se encontram no mercado e que demandam atualizações técnica e conceitual. Com um processo seletivo bastante concorrido, os Laboratórios já iniciaram suas atividades formativas, nas áreas da Música, Pesquisa Teatral, Audiovisual para TV e Artes Visuais, com 60 participantes e 20 projetos em processo de aperfeiçoamento. Os laboratórios funcionarão em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de projetos previamente selecionados. Os alunos receberão orientação de grupos de consultores, que conduzirão a qualificação dos projetos, através de orientações individuais, oficinas, ateliês livres, palestras e workshops.

Portos do Conhecimento: lugar da troca de experiências estéticas entre os diversos processos criativos, eles serão realizados mensalmente, atendendo à demanda das diversas esferas formativas.

Cais do Porto: São espaços para receber projetos convidados, que dialogam com a proposta formativa do Porto Iracema das Artes. O primeiro projeto convidado é o Irradiar — projeto de formação de roteirista, concebido e realizado pelo cineasta Orlando Senna.


Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Porto Iracema das Artes:
Luzia Batista – 85 32195591/ 85 81412803

Rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema
CEP: 60060-390
Fortaleza/CE


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

O curso técnico de games está, no momento, apenas previsto. Recomendam que confira-se o site com frequência para saber quando as inscrições forem lançadas. Mas informam que haverá grande divulgação, tanto no site, como no facebook, TV e jornais.

As inscrições para os cursos básicos foram encerradas no dia 22/08, no entanto, haverá novas vagas em outubro ou novembro, nesse caso vale também conferir o site.



Fonte: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

0 Comentários: