FACEBOOK
CONTATO
FEED
YOUTUBE
TWITTER
LINKEDIN
EnglishFrenchGermanSpainItalianRussian

Como ficar anônimo na internet utilizando o seu pendrive de 4Gb

Print Friendly and PDF



Acessar redes sociais pode ser perigoso, principalmente se você o fizer isso em uma máquina que você desconhece, pode não ser algo tão seguro assim. De onde veio o navegador que você utiliza? Será que ele foi modificado? O PC está infectado? O antivírus está mesmo atualizado? Ninguém com pouco tempo vai poder responder a essas perguntas, mas você pode carregar um browser seguro e particular em seu pendrive que o deixará livre das preocupações. Ele é o Tails (https://tails.boum.org/).

Tails é um sistema operacional live, que você pode usar em quase qualquer computador a partir de um DVD, de uma memória USB ou de um cartão SD. Ele tem como objetivo preservar sua privacidade e seu anonimato, te auxilia a usar a Internet de forma anônima e evitar censuras, encaminha todas as conexões feitas à Internet para a rede Tor Project, não deixar rastros no computador que você estiver utilizando, a menos que você explicitamente queira que isso aconteça e te auxila também a usar ferramentas criptográficas do estado da arte para criptografar seus arquivos, e-mail e mensagens instantâneas.

Para saber mais sobre o Tor, o Tails e tudo mais, acesse o sítio https://www.torproject.org/ e não tenha preguiça em ler.

Bom, já resolvemos a parte de rede segura e já podemos acessar qualquer site proibido ou bloqueado em outros computadores com o Browser Tails, certo? Correto, mas mesmo você acessando o seu Facebook dele, você continuará em perigo. Quer saber como?

É de conhecimento da maioria que o Facebook, não é o local mais adequado para se ter certas conversas, e que mesmo as mais banais estão sujeitas ao grande banco de dados desta rede que é um verdadeiro catálogo de gente. Talvez a melhor forma de utilizar esta rede social, é não transmitir nenhum dado pessoal a alguém, mesmo que este alguém seja seu próximo e não postando fotos a fazer vários check-in nos lugares que mais se frequenta. Evitando assim que você construa um mapa dos possíveis lugares de onde lhe encontrar e não escrevendo tudo o que se pensa, tudo o que você acha e o que lhe bem convém. Tudo isso por questões profissionais, sociais e também por motivos de segurança. Lembre-se também que o WhatsApp foi comprado pelo Mark Zuckerberg, o dono do Facebook, então é areia do mesmo saco.

Tudo o que você fizer no facebook permanecerá no facebook e pode ser usado contra você!

Mas então, você me pergunta:

- "Como vou contactar-me com meus amigos de uma forma segura?"

É simples. Utilize, também dentro do mesmo pendrive, o TorChat. Em países que barram sites contrários ao governo, a rede Tor é conhecida por permitir o acesso a qualquer endereço. No entanto, ela também serve para outros usos, como o proposto pelo TorChat, software de bate-papo por mensagens instantâneas. Ele não tem uma rede centralizada, então não pode ser tirado do ar ou grampeado. Na primeira vez que é executado, o programa cria arquivos dentro da pasta chamada "hidden_service", que funcionam como a identificação do usuário que corresponde a um código de 16 caracteres sortidos e únicos que funcionam como um sítio ".onion" da Deepweb. Este é a sua identificação que surge como um usuário Myself na lista do TorChat. Copie o código desse usuário e passe para as pessoas com quem quer conversar e pronto. Todo as conversas que vocês tiverem é automaticamente criptografado e, pelas características da rede Tor, é quase impossível detectar onde está cada interlocutor.

A quem interessa o link para download do TorChat é: https://github.com/prof7bit/TorChat/downloads

Existem vários outros links que se propõe a oferecer este software para download, mas, eu não tenho certeza quanto a veracidade e segurança dos mesmos então sugiro que utilizem este que estou a passar. Esse é o link que o próprio desenvolvedor do TorChat, o Sr. Bernd, nos indica.

Pronto. Agora com esses dois em seu pendrive, você será um fantasma na rede. Você não deixará rastros em PC nenhum. Nem que peguem o teu pendrive, vão encontrar algo nele. Todas as conversas antigas do TorChat, depois que tem as suas janelas fechadas, não existiram mais. Carregue esse pendrive consigo e não deixará mais rastros rastros virtuais em nenhum computador em que você tenha acesso.

A internet e o conhecimento são facas de dois gumes. Só em utiliza-la, você já está sujeito as suas vantagens e desvantagens, pois ela é uma janela para um mundo cheio de pessoas dos mais variados tipos e gostos. Vejo-a como uma corda. Ao passo que se pode utiliza-la para tirar e salvar alguém de algum buraco em que ele caiu, ela poderá ser útil para um carrasco que quer tentar enforcar alguém, mas a corda em si, não faz nada, ela é um objeto neutro e somente o mau uso da mesma que o prejudicará ou prejudicará outra pessoa. Eu estou te oferecendo uma corda agora, espero que você faça um bom uso dela agora.

001000110100011001101001001101000111010001011111010101100011000000110001011101010110111000110111001101000011010101011111010011100011000000110101001101110111001000110100

0 Comentários: