FACEBOOK
CONTATO
FEED
YOUTUBE
TWITTER
LINKEDIN
EnglishFrenchGermanSpainItalianRussian

Simbologia e origem da Capa DeMolay

Print Friendly and PDF




Em Séculos passados a túnica era a vestimenta oficial da sociedade, os reis, príncipes, nobres e pessoas em geral tinham suas túnicas, que os diferenciava entre si, muitos a usavam para mostrar realeza, geralmente os nobres, já outros usavam simplesmente como forma de proteção. As túnicas traziam respeito ao seu portador, era então motivo de honra ter uma túnica bem feita, e com uma bela ornamentação.

A túnica também era símbolo de sabedoria, naquela época poucas pessoas sabiam ler, e os escribas que sabiam ler e escrever usavam essas túnicas simbolizando a proteção dada pelo conhecimento adquirido, já que eram os grandes sábios da época.

A Ordem DeMolay então herdou o conceito de nobreza e sabedoria para sua capa. A capa DeMolay só pode ser usada pelos Graus DeMolays devidamente instalados em seus cargos, mostrando a capacidade desses para ajudar na administração capitular, além de que apenas os Graus DeMolays mostraram proficiência para ser um oficial do capítulo. Os iniciáticos são os aprendizes, que estão evoluindo em conhecimento até que possam ser oficiais do capítulo e usar capas.



Dad Land não nos deixou um manual explicando todas as simbologias da Ordem DeMolay, mas pesquisando sempre encontramos DeMolays mostrando suas perspectivas, explicações e coincidências acerca dos mistérios de nossa fraternidade.

O lado interior da capa, na cor vermelha, simboliza o sacrifício interior do nosso “Eu”, para o aprimoramento e evolução, nos lembra do sangue derramado pelos Templários, em defesa da fraternidade, da verdade e da justiça. O vermelho é também uma cor que representa a “Energia Latente”, em constante movimento, a saúde, a força, portanto o jovem em sua potencialidade. Significa também a coragem e os esforços de cada DeMolay na luta por uma sociedade melhor e o sacrifício do nosso “eu” interior para a nossa evolução e crescimento.

A cor preta exterior da capa associa-se à simbologia do número zero, o nada. O zero está conectado misteriosamente com a Unidade, entendido como seu oposto e reflexo. O zero significa tudo aquilo que esta em estado latente e potencial. Do ponto de vista da existência humana, simboliza a morte como o estado no qual as forças da vida são transformadas, portanto o preto é a cor do mistério, usada pelos “iniciados” que morreram para a antiga “vida profana” e renascem na “Senda Iniciática da Luz”, aprimorando-se no estudo do Universo. Representa o luto pela morte dos Cavaleiros Templários, a nossa iniciação onde estávamos no "escuro do saber" e logo enxergamos a "luz dos conhecimentos e virtudes DeMolay" e também a morte de um profano, para o nascimento de um DeMolay.


Além dessas duas cores, também existiam as cores Branco e Amarelo. A cor branca pode significar a união de todas as cores, ou seja, a Luz, ou pureza de pensamentos, palavras e ações. Por isso que esta era mais comumente utilizada pelo capelão dos capítulos antigos. A cor amarela pode significar a cor do ouro, ou seja, a elevação dos nossos valores morais e uma representação da nobreza e realeza.

Mas a nossa capa tem uma inspiração em outra capa, essa capa se chama "Boat Cloak" e foi usada por sargentos (Gunnery Sergeant) do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA em alguns dos seus 240 anos de existência. Fabricada pela "A. M. Bolognese & Sons", criada em 1918 em Quantico, Virgínia, lar da Marine Corps University.



Os fuzileiros navais tiveram um papel importante durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e talvez por isso a nossa capa usada em reuniões, pelos oficiais, tenha sido inspirada nela, afinal, quem mais seriam os heróis referenciais à dignidade que lutaram pela querida pátria, a servir ou a sacrificar-se pelos EE. UU.? A ordem surgiu em 1919, um ano após a guerra que deixou vários órfãos de pais.

Na Primeira Guerra Mundial (IWW), fuzileiros navais veteranos tiveram um papel importante na entrada dos Estados Unidos na guerra, e na Batalha de Belleau Wood, onde os fuzileiros navais lutaram à frente, o Corpo de Fuzileiros Navais ganhou a reputação de "ser o primeiro a lutar". Esta batalha marca o início da criação da reputação do Fuzileiro Naval Lloyd W. Williams. Sob os gritos de batalha "Recuar nada! Nós acabamos de chegar!" (Retreat hell! We just come here!), e "Vamos lá, seus filhos da mãe, vocês querem viver para sempre?" (Come on, you son of bitches, do you want to live forever?), dito por Dan Daly também na Batalha de Belleau Wood, então um sargento de armas, os fuzileiros navais forçaram forças alemãs a recuarem. Segundo dizem, os alemães referiram-se aos fuzileiros navais em batalha como "Teufel Hunden", literalmente, "Cachorros do Diabo", cognome que é até os dias atuais usado com orgulho pelo Corpo de Fuzileiros Navais. Porém, não há documento que sugira que um termo deste tipo tenha sido utilizado pelas forças armadas alemãs.

Fontes:

http://www.leatherneck.com/forums/showthread.php?64183-Rare-current-issue-USMC-uniform-item

http://www.leatherneck.com/forums/archive/index.php/t-64183.html

http://www.usmilitariaforum.com/uploads//monthly_04_2008/post-31-1208020180.jpg

http://www.usmilitariaforum.com/forums/

https://en.wikipedia.org/wiki/Devil_Dog

https://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Daly

https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Belleau

https://en.wikipedia.org/wiki/Lucy-le-Bocage

https://en.wikipedia.org/wiki/Lloyd_W._Williams

https://en.wikipedia.org/wiki/United_States_Marine_Corps

https://en.wikipedia.org/wiki/Gunnery_sergeant

http://clan-demolay.blogspot.com.br/2013/02/simbologia-da-capa.html

https://mesademolay.wordpress.com/2010/03/20/a-capa-demolay/

https://sites.google.com/site/demolayaltafloresta/simbologia

http://portaldemolay.blogspot.com.br/2012/10/ordem-demolay-e-sua-simbologia.html

http://capserratalhadense721.blogspot.com.br/2009/05/simbolos-da-ordem-parte-3-simbologia-da.html


0 Comentários: