Em sua décima edição, o Nóia - Festival de Cinema Universitário retorna ao formato original, com mostra competitiva exclusiva para filmes.

Print Friendly and PDF


De volta às raízes, mas com o amadurecimento de uma década. Assim pode ser resumida a décima edição do Nóia - Festival de Cinema Universitário, que segue até o próximo dia 12, em uma das salas de cinema do shopping Benfica. A programação traz 19 curtas-metragens produzidos por universitários de todo o país, além de oficinas de formação e debates com realizadores.

A mudança deste ano foi retornar ao formato original do evento, ou seja, apenas com a categoria de cinema - sem mostras competitivas de fotografias e de música.

"Quando se contempla diferentes ações, a atenção costuma ser dividida entre elas. Até que ponto isso fortalece as linguagens? Dessa vez, decidimos nos concentrar no cinema e garantir melhorias de todas as formas, desde a exibição com mais qualidade, seleção do melhor material, possibilidade de trazer os realizadores e outros cuidados", ressalta o diretor de comunicação do Nóia, Júnior Ratts.

A abertura oficial do evento aconteceu ontem à noite, com a exibição dos curtas "O Brilho dos Meus Olhos", "A dama do Peixoto", "Ensaio de Cinema" e "Papo de Botequim". Todas as produções são do cineasta carioca Allan Ribeiro, homenageado pelo Festival neste ano.
Após a exibição, o diretor debateu com os presentes questões relacionadas aos seus trabalhos e temas pertinentes a produção de filmes no Brasil.

A partir de hoje, tem início a mostra competitiva. Os selecionados concorrem ao troféu Nóia nas categorias Melhor Curta-Metragem (Júri Oficial, Júri Popular e Prêmio da Crítica); Melhor Direção; Roteiro; Montagem; Som; Fotografia; Direção de Arte; Melhor Ator; Melhor Atriz e Prêmio BNB.

A seleção ficou sob a responsabilidade da jornalista e mestre em Comunicação Camila Vieira, da videoartista e documentarista Gláucia Barbosa e do realizador audiovisual Ythallo Rodrigues.

Paralelamente, acontece até o dia 30 de novembro a exposição "Nóia 10 anos", na Galeria BenficArte, com imagens que marcam a trajetória do festival, selecionadas por Ratts. No âmbito da formação, o Nóia oferece três oficinas: "Maquiagem para vídeo em HD e Caracterização", "Atuação e Mise-en-Scène em Cinema" e "Realização audiovisual com o uso de mídias móveis: uma introdução".

As oficinas acontecem na Vila das Artes no período de 8 a 11 de novembro, das 14h às 18h.

Neste ano o evento teve número recorde de inscritos, com 164 filmes concorrendo.
"Foi uma seleção difícil, porque havia muitos trabalhos bons. Levamos em conta critérios como criatividade, ousadia e qualidade do material", ressalta Ratts.

O diretor destaca ainda que vários dos 19 curtas selecionados estão rodando o Brasil em diferentes festivais.

"Isso demonstra que criamos um panorama do melhor que está sendo produzido atualmente no País", analisa.

"Portanto, hoje não cabe mais a ideia de que cinema universitário é amador".

Foi também a edição com mais inscritos do Ceará - 46 ao todo. A cerimônia de premiação acontece no dia 12, às 19h, na sala 02 do Cinema do Shopping Benfica.

Após o anúncio dos vencedores, o público poderá participar da festa de encerramento com as bandas Malditos Rock Band e Jonnata Doll e Garotos Solventes.

Os shows acontecem na Área Externa do shopping (em frente a Av. Carapinima).

"Apenas chegar aos 10 anos já é uma vitória, especialmente pela dificuldade de financiamento e apoio que enfrentamos todos os anos", desabafa Ratts.

"Nesse aspecto, sentimo-nos desrespeitados, até porque não trabalhamos apenas com a exibição, mas com ações de formação, com empreendedorismo e protagonismo juvenil. Mas estamos prontos para os próximos dez anos", garante.

MAIS INFORMAÇÕES:
X Mostra Competitiva Nacional de Cinema do Festival Nóia
De hoje até 12/11, sempre às 19 horas, na sala 02 do Cinema do Shopping Benfica (Av. Carapinima, 2200 - Benfica).
Gratuito.
Contato: (85) 3243.1000.
Programação em festivalnoia.com

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1067737

0 Comentários: