SUTILEZA E ECONOMIA

Print Friendly and PDF


Pintar a luz que incide sobre uma figura humana constitui, ao mesmo tempo, um desafio e um estímulo. O desafio está em reproduzir, o mais diretamente possível, a sutil interação entre luz e sombra; o estímulo reside em captar as formas das sombras com poucas pinceladas.
Trabalhando com nanquim, você poderá chegar bem perto dessa fluência, pois usava-se de uma tinta que desliza com grande facilidade. Use um pincel relativamente grande e pinte com rapidez, movimentando o braço desde o ombro, e não só o pulso.
Jane Corsellis fez este esboço de um modelo vivo. Começando com uma aguada suave, deixou em branco as áreas mais claras e escureceu o resto progressivamente, até chegar ao quase preto. A maior parte da figura ficou em branco, bastando uma simples sugestão de sombra para transmitir volume.

* Este post é o início de uma série de textos que serão retirados do livro CURSO DE DESENHO E PINTURA: DESENHO A TINTA E CARVÃO da Editora Globo, 1985.

0 Comentários: