
"Orange and blue" é uma coleção de faixas gravadas pelo Nirvana (UK) em seus primeiros dias, quando ainda estavam na gravadora Island Records, mas que não foram lançadas na época. A razão pela qual muitas das faixas não conseguiram ganhar a inclusão no álbum "Simon Simopath" ou "All of us" é que a gravadora rejeitou-as, julgando-as como sendo muito desviadas do estilo reconhecido da banda. Em 1996, os principais membros da banda, Alex Spyropoulos e Patrick Campbell-Lyons se juntaram para reviver as músicas. Algumas das faixas parecem estar em sua forma demo original, enquanto outras, como a faixa-título de abertura (com o tema do consumo de droga) foram substancialmente reformuladas para este álbum. Assim, embora este possa ser tecnicamente considerado um álbum de compilação, contém material novo.
A maioria das canções aqui têm uma orientação muito mais otimista. Há faixas como "Stone in the water" para recordar as raízes psicodélicas da banda, enquanto outras, como "As long as I can see you" e "Lost
in space" e têm claras influências dos Beatles. Este último, que inclui a eliminação progressiva que fez a banda famosa em "Rainbow chaser", que conta um conto bizarro de um astronauta perdido no espaço por 10 anos com um cacto, uma formiga fêmea, e uma aranha. O conselho do controle da missão é "Don't forget to feed the spider" ("Não se esqueça de alimentar a aranha").
"Man Busy" foi a primeira canção que o duo escreveu junto, presumivelmente depois de ouvir um álbum do The Kinks! "What are we gonna do now", é apresentado aqui em versão demo, embora tenha a qualidade de uma música completa, é uma balada bem suave, com vocais sensíveis ecoando. A faixa final, "Our love is the sea", é outra balada comoventemente macia. Ele foi originalmente planejada para Françoise Hardy gravar.
Também está incluído um cover de "Lithium" da banda grunge Nirvana, registrada logo após a morte de Kurt Cobain. A gravação desta faixa parece ter sido parte do acordo entre as bandas sobre o uso do nome.
Ao todo, um álbum completamente agradável que capta o verdadeiro caráter da banda muito melhor do que os seus primeiros álbuns.