quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Fim de semana obscuro... The Dark Festival acontece a partir de amanhã e marca a volta de uma das melhores bandas de Fortaleza aos palcos, a Plastique Noir


Olhando de fora e se baseando em estereótipos e em ideias pré-concebidas é no mínimo estranho pensar que vai acontecer um grande festival de música gó-ti-ca em Fortaleza. Como é possível a capital do forró, com suas praias, cores e sol o ano inteiro, celebrar a escuridão, a morbidez e a melancolia?? Quem em sã consciência vai sair pelas ruas desta cidade com roupas pretas, casaco tipo sobretudo, botas de couro, maquiagem carregada, além de adereços estranhos pendurados pelo corpo?

Não duvide! Parece paradoxal, mas Fortaleza está cheia de góticos e simpatizantes desta tribo urbana.

Não precisa ser um notívago e nem frequentar lugares muito específicos para se deparar com eles... No entanto, nem todo mundo sabe que por trás daquele visual estranho há um imenso conjunto de referências culturais em áreas como: literatura, cinema, teatro, filosofia, moda, artes plásticas e – principalmente – música!

E é exatamente este último fator que pode explicar, pelo menos em parte, o crescimento da tribo em Fortaleza. Uma das bandas mais respeitadas do gothic rock nacional – a Plastique Noir – nasceu aqui e, entre uma excursão e outra, mantém uma boa frequência de shows na cidade. A ótima repercussão da Plastique na cena independente nacional e até internacional, certamente, atraiu a atenção de muitos cearenses para a cultura gótica.

Resultado: um bocado de gente andando de preto debaixo desse sol escaldante, além de festas dark sempre lotadas...

A última novidade sobre a Plastique Noir, que aliás deixou muitos fãs de cabelo em pé, foi a saída do carismático guitarrista Márcio Mazela. O motivo? Aquelas tretas que sempre acontecem em qualquer banda de rock depois de alguns anos de convivência...

No entanto, os caras fizeram um rearranjo que certamente não vai afetar em nada a qualidade do trio, convidaram Deivyson Teixeira (que já era praticamente membro honorário da Plastique) para assumir o baixo. A escolha não podia ser mais acertada, já que Deivyson acompanha a banda de perto desde o início, ora como fotógrafo, ora como baixista em projetos paralelos igualmente sombrios. Sem falar que o cara é literalmente da família Noir, ele é irmão de Danyel Noir (ex-baixo) que agora volta a tocar sua querida guitarra. Airton S. continua nos vocais, efeitos e electro-drums. A banda se apresenta pela primeira vez com essa nova formação neste fim de semana...

The Dark Festival


Quando: dias 14 e 15 de Setembro
(sexta e sábado), às 22h
Onde: no Brom's Partyhouse (Rua dos Tabajaras 402 - Praia de Iracema).


Programação:


Dia 14 de Setembro - Sexta-Feira
Pierrot Wolff - 22:00 a 22:30
Necrofilia (Marilyn Manson Cover) - 22:30 a 23:30
Danny Noir - 23:30 a 00:00
Remambrace of Dying (Tristania Cover) - 00:00 a 01:00
Pecador Wesclei - 01:00 a 01:30
Symphony of Discord - 01:30 a 02:30
Halford - 02:30 a 03:00
Land of Lemuria - 03:00 a 04:30
Dia 15 de Setembro - Sábado
Halford - 22:00 a 22:30
Warum? (Lacrimosa Cover) - 22:30 a 23:00
Frannkstein (Rammstein Cover) - 23:00 a 00:00
Death By Infection (Dança Cyber Goth) - 00:00 a 00:30
Danny Noir - 00:30 - 01:00
Blood Stains - 01:00 a 02:00
Ximenes - 02:00 a 02:30
The Cure Cover Brasil (RN) - 02:30 a 03:30
Plastique Noir - 03:30 a 04:30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigo 5º:
(...)
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
(...)
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

Além de estar legalmente amparada, a Liberdade de culto deve ser entendida como um direito universal e uma forma de respeito à individualidade e à liberdade de escolha.

Por princípio, o Alcorão, a Cabala, a Bíblia, os fundamentos da Umbanda, a doutrina Espírita, o Xamanismo, a Maçonaria, o Budismo, a Rosa Cruz e tantas outras vertentes esotéricas, são partes do conhecimento Uno e têm a mesma intenção: conectar o Homem à energia criadora com a finalidade de despertar sua consciência.



Lei n.º 5.250, e 09/02/1967, ou Lei de Imprensa.
Art. 71 (LEI DE IMPRENSA):
Nenhum jornalista ou radialista, ou, em geral, as pessoas referidas no art. 25, poderão ser compelidos ou coagidos a indicar o nome de seu informante ou a fonte de suas informações, não podendo seu silêncio, a respeito, sofrer qualquer sanção, direta ou indireta, nem qualquer espécie de penalidade.

Art. 5º, XIV (Constituição Federal/1988)
É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.

Art. 220 (Constituição Federal)
A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

Art. 220 parágrafo 1º (Constituição Federal):
Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto nos art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.

Código Penal Brasileiro, Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:
Pena - detenção, de 1 mês a 1 ano, ou multa.
Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.