Pesadelo, Assombração, Demônio ou Ciência?

Print Friendly and PDF


Você está dormindo em sua cama… de repente, acorda, mas, para sua surpresa, não consegue se mexer… “O que está acontecendo?” Você tenta gritar e não consegue, tenta se mexer mas seu corpo está completamente imóvel.

O que seria esse pavor de acordar e não conseguir se mover? O que seria isso?

É um fenômeno plenamente natural, que acontece com muito mais pessoas do que pensamos, mas que pode influenciar profundamente no que algumas pessoas acreditam.

Este fenômeno, chama-se “paralisia do sono” ou Catalepsia Projetiva. Algumas ocorrências podem ser bem leves, mas outras podem causar pânico na pessoa que a viveu até bem como influenciar sua conduta religiosa.

Estes efeitos acontecem porque a paralisia do sono não é meramente uma paralisia temporária dos seus músculos, ela vem acompanhada de alucinações hipnagógicas, como se os seus sonhos pudessem se fundir na realidade enquanto você não consegue se mexer.

O sono é a fonte. Pode-se dividi-lo em duas etapas – Rem e not-Rem. O último se dá no processo de maior duração, ou seja, o sono mais calmo que geralmente mantemos durante toda a noite. O outro, Sono Rem, designa o processo onde o sono se dá de forma agitada, também conhecido como crazy eyes ou rapid eyes movement (movimento rápido dos olhos), onde durante algum distúrbio ou pesadelo, movimentamos os olhos enquanto dormimos.

Tudo tem início com uma repentina ruptura do sono. O cérebro humano, máquina incrível, tem uma função particular durante os primeiros minutos: Atonia. A atonia tem a capacidade de paralisar o corpo de uma forma geral, para evitar a movimentação brusca gerada durante o Sono Rem. É aí que tudo começa. Pela explicação lógica, durante os primeiros instantes, o cérebro inicia o processo de atonia. A Paralisia Noturna se dá quando acordamos durante esse processo, ou quando ele ainda não se finalizou (hora de acordar). O processo de retração da atonia, além de lento, não acompanha o despertar repentino. Por isso, o cérebro pode ou não perceber quando acordamos, nos deixando sob o efeito da paralisia por alguns minutos, e em alguns por horas.

O que vem a seguir é o que geralmente é relatado por quem passa pela experiência. Despertando, ficará completamente consciente. Não sentirá braços nem pernas, sentirá, porém, um peso incomum na barriga, fixando, ou aparentando fixar o corpo para baixo. Os sintomas (ou efeitos, visto que a catalepsia não é doença) são desde a paralisia comum e passageira, até a duradoura, trazendo consigo alucinações e sensação de terror eminente.

Há também a percepção de uma presença, pelo qual você tem absoluta certeza que está ali, em algum lugar do quarto. O pânico é absoluto.

A medicina nos dá uma explicação do âmbito neurológico para o assunto. Alguns até afirmam que a Paralisia Noturna se origina de um processo de esquizofrenia, para explicar todas as alucinações que a pessoa tem quando passa pela experiência. Entretanto, essa explicação não recebe muito crédito, visto que grande parte dos que sofrem desse transtorno são perfeitamente saudáveis, físico e psicologicamente.

A visão religiosa, em especial a da doutrina espírita, mantém também uma explicação para catalepsia.

A palavra vem do grego Katalepsys – surpreendido. Catalepsia Projetiva é também conhecida como Projeção Astral, ou viagem extracorpórea. O tema deixou de ser mito ou superstição, comprovado pela ciência e admitindo até mesmo uma explicação lógica.

Entendendo-se a diferença entre alma e espírito, pelo qual você pode conferir por aqui, o conceito de viagem astral consegue se tornar algo acessível para a ciência moderna.

Você, provavelmente, já sonhou que ergueu os braços e pulou do telhado de casa, flutuou pelo asfaltou ou se sentiu leve o bastante para saltar longas distâncias.

O sonho de voar é uma experiência fantástica, obviamente, sendo também uma das mais concretas durante o sono, o que nos faz ter o desejo de sonhar por mais tempo, ou, quando acordado, de retornar ao sonho.

A sensação de voar, por acharmos tão real durante o sono, está ligada diretamente à projeção astral. Você pode se lembrar da terrível sensação de queda, que associada ao sonho, pode ser realmente assustadora. Sonhando, por exemplo, que se lançou de um prédio, a sensação de queda se aflora pelo corpo até o momento da queda, onde finalmente acorda.

Pela projeção astral, a explicação está no fato de quando ela é interrompida. Aos crentes da experiência, é dito que todas as noites durante o sono, o espírito se desprende do corpo, de onde flutua alguma distância acima.

Por esse processo, a explicação da Catalepsia se dá quando despertamos repentinamente no início da projeção.

A dificuldade em acordar é outra característica básica. Às vezes o puro pânico impede a pessoa de despertar. Para quem sofre do problema, alguns exercícios podem ajudar a controlar a paralisia, se manter calmo e esperar o retorno dos movimentos. Não tente abrir os olhos ou fazer força demasiada para gritar, pois geralmente não dão resultados. São raros os casos de pessoas que passaram pela catalepsia com os olhos abertos. Portanto, quando ocorrer, tente exercícios práticos e fáceis, que ajudarão a retomar o movimento das mãos e dos pés, gradativamente, até despertar. Movimentar os dedos dos pés ou da mãos, que permanecem ativos durante a catalepsia. Respiração profunda e intensa, além de manter o controle cardíaco, reduz a paralisia e retoma o movimento dos membros.

0 Comentários: