Gregos descobrem Palácio de Odisseu em Ítaca,provando que o herói de Homero era real

Print Friendly and PDF





Um palácio do século 8 aC que os arqueólogos gregos afirmam ter sido a casa de Ulisses foi descoberto em Ítaca, alimentando teorias de que o herói do poema épico de Homero realmente possa ter existido.

Odisseu - conhecido pelos antigos romanos como Ulysses - famosa levou 10 anos para voltar para casa em Ítaca depois da queda de Tróia.

Em sua jornada, ele náufragou  duas vezes e encontrou um ciclope, o espírito de sua mãe e Sereias tentadoras, antes de regressar a Ítaca, onde encontrou sua esposa, Penélope, sob pressão para se casar de novo de uma série de pretendentes que invadiram o palácio real.

Com a ajuda de seu pai, Laertes, e seu filho, Telêmaco, ele matou os seus rivais e re-estabeleceu a seu reinado.

Mas, apesar dos detalhes fantásticos no épico grego, uma equipe de arqueólogos afirmou o conto está ancorado na verdade - e que descobriram sua casa na ilha de Ítaca, no mar Jónico ao largo da costa noroeste da Grécia.

Quase 3.000 anos depois de Odysseus retornar de sua viagem, a equipe da Universidade de Ioannina disseram que encontraram os restos de um extenso edifício de três andares, com degraus esculpidos na rocha e fragmentos de cerâmica. O complexo também recursos e um poço a partir do século 8 aC, mais ou menos no período em que se acredita que Ulisses  tenha sido o rei de Ítaca.

A localização "se encaixa como uma luva", com a descrição  do palácio do ponto de vista da fábula de Homero, os arqueólogos afirmam.
O layout do complexo, onde o professor Thanassis Papadopoulos e sua equipe cavaram por 16 anos, é muito semelhante ao palácios descobertos em Micenas, Pilos e outros sites antigos.

A reivindicação será recebido com ceticismo por muitos estudiosos que acreditam que Ulisses, juntamente com outros personagens-chave do épico, como Heitor e Aquiles, eram personagens fictícios do Homero.

"Se esta descoberta tem uma conexão com Ulysses ou não é interessante até um certo ponto, mas o mais importante é a descoberta do palácio real", disse Adriano La Regina, um arqueólogo italiano.

Para complicar ainda mais a identificação do local é a dúvida sobre se o antigo reino de Ítaca foi localizado em sua moderna xará, Ítaca.

Um pesquisador britânico, Robert Bittlestone, disse que as descrições de Homero têm pouca semelhança com a ilha e que a antiga Ítaca foi de fato localizada na Paliki península, na ilha de Cefalônia.

Ele acredita que Paliki seria uma ilha, separada do resto do Cephalonia por um canal marítimo preenchido por gigantescas pedras cujo deslizamento fora desencadeado por terremotos.

Contando com a ajuda de geólogos e historiadores antigos, ele documentou a teoria controversa em um livro de 2005, Odysseus Unbound - The Search for Ithaca de Homero.

Fonte original:http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/greece/7962445/Greeks-discover-Odysseus-palace-in-Ithaca-proving-Homers-hero-was-real.html?fb

Sobre o Autor:
LORD KRONUS
LORD KRONUS

Admirador do Oculto e cinéfilo.
azerate666@hotmail.com
Confira mais textos deste autor clicando aqui



0 Comentários: