Chamado de Cthulhu (RPG)

Print Friendly and PDF





Chamado de Cthulhu é um RPG de horror ficcional baseado no conto de mesmo nome escrito por H.P. Lovecraft e os então chamados Cthulhu Mythos, também inspirados no conto. O jogo, frequentemente abreviado como CoC, é publicado pela Chaosium .
No Brasil ele está em financiamento coletivo no Catarse para ser publicado pela editora Terra Incognita. O projeto de financiamento foi iniciado no Dia das Bruxas (31-Out-2013), e deve encerrar no dia de Natal (25-Dez-2013). A empresa arrecadou 50% da meta necessária para realizar o projeto em apenas duas semanas, de um total de 55 dias para financiar. O projeto já é considerado como realizado, dado o amplo tempo ainda disponível para arrecadação. Conforme informado no site do projeto, se financiado o jogo deve ser publicado em Abril de 2014. A edição a ser publica é a sexta, usado o texto da edição de 20º aniversário .

Origens

A concepção original do RPG de Chamado de Cthulhu se deu através de um projeto chamado Dark Worlds, jogo encomendado pela editora Chaosium, mas que nunca chegou a ser publicado. Posteriormente, Sandy Petersen, então conhecido por seu trabalho no jogo de computador Doom, entrou em contato com a editora, oferecendo-se para escrever um suplemento para seu popular jogo de fantasia RuneQuest, baseado nas Dreamlands de Lovecraft. Ele assumiu a redação de Chamado de Cthulhu, e o jogo foi lançado em 1981, utilizando uma versão simplificada do sistema utilizado em RuneQuest. O jogo ganhou três importantes prêmios no ano seguinte (v. Recepção, a seguir).

Cenário

O cenário de Chamado de Cthulhu é uma versão sombria do nosso mundo, baseada na observação de H. P. Lovecraft de que "A mais antiga e forte emoção do ser humano é o medo, e o tipo mais forte de medo é o medo do desconhecido" . Estas são as três eras primárias do jogo original: os anos 1920, cenário de vários contos de Lovecraft; os anos 1890, numa mistura de ocultismo e de mistério nos moldes de Sherlock Holmes, ambientado principalmente na Inglaterra ; e conspiração moderna . Adições recentes incluem os anos 1000 d.C. , o Século 23 e a época da Roma Antiga . O protagonista também poderá viajar por lugares que não existem neste mundo, representados na Terra dos Sonhos, que pode ser acessada tanto através dos sonhos quanto por conexões físicas com a Terra (inspirado no romance A Procura de Kadath ); bem como viajar por outros planetas no espaço sideral (uma constante nos contos de H. P Lovecraft).

Experiência de jogo

Os jogadores interpretam pessoas comuns que, de repente, são lançadas em um reino de mistérios: detetives, criminalistas, estudiosos, artistas, veteranos de guerra, etc. Com frequência os acontecimentos começam inocentemente até que, gradualmente, os segredos ocultos e aterrorizantes vão sendo revelados. Conforme os personagens aprendem mais dos verdadeiros horrores do mundo e da irrelevância da humanidade, sua sanidade (representado pelo atributo Sanity Points, abreviadamente SAN) inevitavelmente se esvai, com efeitos em jogo. O jogo inclui um mecanismo para determinar o quão mentalmente danificado um personagem está em determinado momento, pois encontrar seres horríveis geralmente provoca a perda de pontos de SAN. Além disso, para obter as ferramentas necessárias para derrotar os horrores - o conhecimento místico e mágico - os personagens devem estar dispostos a abrir mão de alguma parte de sua sanidade .
Chamado de Cthulhu tem a reputação de ser um jogo em que é bastante comum um personagem morrer em circunstâncias horríveis ou acabar em uma instituição para tratamento mental. Ao contrário da maioria dos jogos role-playing, o eventual triunfo dos jogadores não é esperado neste jogo.

Regras

Chamado de Cthulhu utiliza o mesmo sistema de regras básico de outros cenários da Chaosium. Essencialmente é o mesmo sistema do Basic Roleplaying, mas com pequenas diferenças. A mais fundamental é que enquanto permanecem funcionalmente saudáveis e sãos, os personagens crescem e se desenvolvem. No entanto, Chamado de Cthulhu (e outros sistemas d100) não faz uso do conceito de níveis de personagem, baseando-se completamente nas perícias (em porcentagens, usando dois dados de 10 faces), que se desenvolvem a medida que o personagem as utiliza com sucesso .

Recepção

 jogo venceu diversas das maiores premiações da área ao longo dos anos :

  • 1981, Game Designer's Guild, Select Award
  • 1982, Origins Awards, Best Role Playing Game
  • 1985, Games Day Award, Best Role Playing Game
  • 1986, Games Day Award, Best Contemporary Role Playing Game
  • 1987, Games Day Award, Best Other Role Playing Game
  • 1993, Leeds Wargame Club, Best Role Playing Game
  • 1994, Gamer's Choice Award, Hall of Fame
  • 1995, Origins Award, Hall of Fame
  • 2001, Origins Award, Best Graphic Presentation of a Book Product (Chamado de Cthulhu 20th anniversary edition)
  • 2003, GamingReport.com, o mais votado como Number One Gothic/Horror RPG

 
Sobre o Autor:
LORD KRONUS
LORD KRONUS
Admirador do Oculto e cinéfilo. azerate666@hotmail.com Confira mais textos deste autor clicando aqui

0 Comentários: