terça-feira, 25 de setembro de 2012

Fu Xi


Na mitologia chinesa, Fu Xi ou Fu Hsi (chinês: 伏羲; pinyin: Fuxi), também conhecido como Paoxi (chinês simplificado: 庖 牺; chinês tradicional: 庖 牺; pinyin: páoxī),foi o primeiro de Três Soberanos (sānhuáng 三皇) da China antiga. Ele é considerado  o inventor da escrita, a interceptação de pesca, e. No entanto,também é dito que Cangjie  teria inventado a escrita.

Nascimento

Fu Xi nasceu no curso inferior do meio do rio Amarelo, em um lugar chamado Chengji

Mito da criação

Segundo a lenda, a terra foi varrida por uma grande inundação e só Fu Xi e sua irmã Nüwa sobreviveram. Eles se retiraram para a Montanha Kunlun, onde oraram por um sinal do Imperador dos Céus. O ser divino aprovou a união entre os irmãos para a procriação da raça humana. A fim de acelerar o processo, Fu Xi e Nüwa usaram argila para criar figuras humanas, e com o poder divino que lhes foi confiada fizeram as figuras de barro ganharem vida.Fu Xi então veio para governar os descendentes, embora os relatórios de seu longo reinado variam entre as fontes, de 115 anos (2852-2737 aC) a 116 anos (2952-2836 aC).


Importância social

No ínicio os humanos eram desorganizados,foi Fu Xi quem impôs a ordem,é dito que no principio as mulheres  davam a luz sozinhas,as crianças tinham apenas as mães e nenhum pai,foi então que Fu Xi estabeleceu a sagrada união entre o homem e a mulher.
Fu Xi ensinou seus súditos a cozinhar, a pescar com redes, e para caçar com armas feitas de ferro. Ele instituiu o casamento e ofereceu os primeiros sacrifícios ao ar livre para o céu.
 Tradicionalmente, Fu Xi é considerado o criador do I Ching (também conhecido como o Jing Yi Yi ou Zhou), que o trabalho é atribuído a sua leitura do Mapa Ele (ou o Mapa de rio Amarelo). De acordo com esta tradição, Fu Xi teve a disposição dos trigramas (八卦 Bagua) do I Ching revelado a ele de maneira sobrenatural. Este arranjo precede a elaboração do I Ching, durante a dinastia Zhou. Ele disse ter descoberto o arranjo em marcas no dorso de um mítico cavalo  dragão (às vezes diz-se que uma tartaruga) que surgiu a partir do rio Luo. Esta descoberta é dito ter sido a origem de caligrafia. Fu Xi também é creditado com a invenção do instrumento musical Guqin, embora crédito para este também é dada a Shennong e Huangdi.
 
Morte

Fu Xi teria vivido 197 anos e finalmente morreu  em um lugar chamado Chen (Huaiyang moderna, Henan), onde um monumento feito em sua homenagem ainda pode ser encontrado e visitado como atração turística.
 
 
LORD KRONUS
LORD KRONUS
Admirador do Oculto e cinéfilo. azerate666@hotmail.com Confira mais textos deste autor clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigo 5º:
(...)
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
(...)
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

Além de estar legalmente amparada, a Liberdade de culto deve ser entendida como um direito universal e uma forma de respeito à individualidade e à liberdade de escolha.

Por princípio, o Alcorão, a Cabala, a Bíblia, os fundamentos da Umbanda, a doutrina Espírita, o Xamanismo, a Maçonaria, o Budismo, a Rosa Cruz e tantas outras vertentes esotéricas, são partes do conhecimento Uno e têm a mesma intenção: conectar o Homem à energia criadora com a finalidade de despertar sua consciência.



Lei n.º 5.250, e 09/02/1967, ou Lei de Imprensa.
Art. 71 (LEI DE IMPRENSA):
Nenhum jornalista ou radialista, ou, em geral, as pessoas referidas no art. 25, poderão ser compelidos ou coagidos a indicar o nome de seu informante ou a fonte de suas informações, não podendo seu silêncio, a respeito, sofrer qualquer sanção, direta ou indireta, nem qualquer espécie de penalidade.

Art. 5º, XIV (Constituição Federal/1988)
É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.

Art. 220 (Constituição Federal)
A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

Art. 220 parágrafo 1º (Constituição Federal):
Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto nos art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.

Código Penal Brasileiro, Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:
Pena - detenção, de 1 mês a 1 ano, ou multa.
Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.