sábado, 15 de setembro de 2012
Imagem da superfície de Marte intriga pesquisadores
O veículo explorador Opportunity, que aterrisou em Marte em 2004, e cuja principal função é analisar aspectos geológicos do planeta vermelho, enviou nesta semana uma imagem que está intrigando os pesquisadores.
A imagem revela uma concentração de saliências esféricas e difere bastante das formações esféricas de ferro, apelidadas de "blueberries", encontradas pela Opportunity em diversas outras área do planeta.
"Essa é uma das mais extraordinárias imagens de toda a missão", declarou um dos chefes do projeto, Steve Squyres, da Universidade de Cornell, nos EUA.
"Quando vimos esses pequenos objetos esféricos, imediatamente pensamos nas "blueberries", mas isso é diferente. Nós nunca vimos uma acumulação tão densa em Marte".
"Elas parecem ser mais duras por fora e suaves no meio", continua Steve Squyres. "Elas são diferentes em concentração. Elas possuem uma estrutura diferente. Elas são diferentes em composição. Elas são diferentes em distribuição. Nós temos então um quebra-cabeça geológico diante de nós."
A Nasa lançou os veículos exploratórios Spirit e Opportunity em 2003. A Spirit concluiu sua comunicação com a Terra em março de 2010. Os veículos foram responsáveis por importantes descobertas sobre o ambiente antigo de Marte, que favoreceram a hipótese de alguma forma de vida microbiana no planeta.
FONTE: Folha de S.Paulo - Ciência - Imagem da superfície de Marte intriga pesquisadores - 14/09/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Artigo 5º:
(...)
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
(...)
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
Além de estar legalmente amparada, a Liberdade de culto deve ser entendida como um direito universal e uma forma de respeito à individualidade e à liberdade de escolha.
Por princípio, o Alcorão, a Cabala, a Bíblia, os fundamentos da Umbanda, a doutrina Espírita, o Xamanismo, a Maçonaria, o Budismo, a Rosa Cruz e tantas outras vertentes esotéricas, são partes do conhecimento Uno e têm a mesma intenção: conectar o Homem à energia criadora com a finalidade de despertar sua consciência.
Lei n.º 5.250, e 09/02/1967, ou Lei de Imprensa.
Art. 71 (LEI DE IMPRENSA):
Nenhum jornalista ou radialista, ou, em geral, as pessoas referidas no art. 25, poderão ser compelidos ou coagidos a indicar o nome de seu informante ou a fonte de suas informações, não podendo seu silêncio, a respeito, sofrer qualquer sanção, direta ou indireta, nem qualquer espécie de penalidade.
Art. 5º, XIV (Constituição Federal/1988)
É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.
Art. 220 (Constituição Federal)
A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
Art. 220 parágrafo 1º (Constituição Federal):
Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto nos art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.
Código Penal Brasileiro, Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:
Pena - detenção, de 1 mês a 1 ano, ou multa.
Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.