sexta-feira, 13 de julho de 2012

ROCK: Bandas locais e atração internacional em Fortaleza


Não poderia haver data mais apropriada para o anúncio dos novos projetos do selo cearense Panela Rock, bem pertinho do Dia Mundial do Rock, celebrado hoje, 13 de julho. Entre os eventos confirmados, estão dois festivais e nada menos do que um show com os metaleiros norte-americanos da Black Label Society, liderada pelo guitarrista Zakk Wylde - famoso por ter integrado a banda do lendário Ozzy Osbourne.

A apresentação está marcada para 23 de novembro, no Siará Hall, e será a única do grupo no Nordeste dentro da passagem da turnê "Order of the Black 2012" pelo Brasil, baseada no último disco homônimo, lançado em 2010. Além de Fortaleza, a Black Label Society passa no mesmo mês por Porto Alegre (dia 20), Goiânia (22), Rio de Janeiro (24) e São Paulo (25).

Pelos comentários publicados em redes sociais como Twitter e Facebook, a expectativa do público em relação ao show já é grande. À apresentação soma-se a passagem recente de outros artistas internacionais pela Capital (como a cantora J-Lo, que fez show no último dia 30 de junho) e contribui significativamente para a inserção da cidade no roteiro de grandes espetáculos e festivais.

O valor dos ingressos e pontos de venda serão divulgados na próxima semana no site do Panela. "A produtora responsável pela vinda deles ao Brasil entrou em contato conosco, pois havia essa data em aberto. Deu certo e estamos muito felizes, porque já nos informaram que a repercussão desse show aqui foi maior do que em outros lugares onde eles vão se apresentar", explica o gestor do Panela Rock, Talles Lucena.

Até quem não tem no metal sua vertente de rock preferida pode se impressionar com os riffs e o som pesado da Black Label Society. Ao longo de sua carreira, Zakk Wylde acumulou prêmios e prestígio - entre eles "Most Valuable Player" (MVP), pela revista Guitar World americana, e "Riff Lord" e "Golden God" pela revista Metal Hammer inglesa.

Já os dois festivais da temporada 2012.2 do Panela Rock são voltados quase completamente a bandas locais, em consonância com a posição do selo de fortalecer a produção roqueira cearense. Enquanto o "Rock até os ossos 2012" acontece nos dias 4 e 5 de agosto, no Shopping Solidário Bom Mix (bairro Bom Jardim), o Panela Rock 2012 está marcado para 19 e 20 de outubro, em local a ser confirmado. Os dois eventos são gratuitos.

Segundo Talles, os festivais integram a rede Música Ativa, projeto mantido pela Prefeitura de Fortaleza. "Já faziam parte da rede o ForCaos, o Ponto.CE, a Feira da Música e o Movimento Pró-Cultura. Neste ano, o Panela entrou na programação", esclarece o gestor.

Ainda de acordo com o produtor, o "Rock até os ossos" vai funcionar como uma prévia do Panela Rock.

Sátiros, The Good Gardem, Inflame, Thrunda, Renegados e Full Time Rockers são algumas das bandas que se apresentam nos dois eventos.

"Colocamos para tocar mais as bandas que lançam ou lançaram disco neste ano", complementa o jovem - ele próprio integrante da Full Time Rockers.

Do Panela Rock participam ainda os grupos Pastel de Miolos (BA), com mais de 15 anos de estrada, e Madame Saatan (PA), que mostra outra faceta do Pará além do tecnobrega. Todas essas novidades foram anunciadas na última quarta-feira, em uma coletiva do selo. "Esses são os eventos oficialmente confirmados, mas certamente haverá outros. Nossa produção musical é muito forte", comemora Talles.

Durante a coletiva, a equipe do selo aproveitou para recordar as ações realizadas em 2012 até agora. "O Panela já promoveu 84 shows desde janeiro, 54 deles em diferentes locais do Brasil, dentro do projeto Mova-CE, além dos lançamentos de discos. Os festivais são apenas uma parte disso, e, no fim, nosso objetivo é algo maior", avalia o gestor. Não por acaso, o slogan de divulgação dos eventos é "Mais que um festival, um movimento".

Curiosos em conhecer mais sobre o trabalho do Panela têm uma boa oportunidade hoje, com a realização de uma edição especial do projeto "Vamo pro Rock?", por ocasião do Dia Mundial do Rock. Dessa vez, as bandas participantes são a Full Time Rockers e a Good Gardem, no Leriado Bar (bairro Luciano Cavalcante).

O diferencial da ação é incluir no preço dos shows o transporte até eles. Pelo valor de R$ 10, o público pode ir e voltar do local do evento em um ônibus exclusivo, que faz paradas em pontos estratégicos nos dois trajetos.

A ideia foi testada pela primeira vez na Mostra Petrúcio Maia deste ano. "A base do trabalho do Panela sempre foi a periferia. E sempre escutamos muitas queixas como 'não vou para o show porque é longe, porque é tarde'. De fato, nossa cidade não tem um sistema de transporte público legal. Por exemplo, às 23 horas a quantidade de ônibus já diminui", critica Talles ao explicar a origem do projeto.

Hoje, além dos shows, acontece a primeira ação conjunta do Panela com o grupo Quadrinhos em Questão, que produz material jornalístico sobre HQ's e promove eventos relacionados ao universo. Durante a noite, serão sorteados cinco exemplares da revista Comando V, novo trabalho do quadrinista Allan Goldman, carioca radicado no Ceará.

Já durante o lançamento da publicação, amanhã, na Gibiteca de Fortaleza, serão sorteados quarto CDs da Full Time Rockers.

Mais informações:
Conheça os eventos e projetos preparados pelo Panela Rock em rockpanela.com

Bandas
Rock até os ossos 2012:
Radix
Boró
Lutherking
Sátiros
The Good Gardem
Rise of Fallen Souls
Estado de Anestesia
Inflame
Thrunda
Tergara

Panela rock 2012:
Jack The Joker
Same Old Shit
Thrunda
Pastel de Miolos (BA)
Full Time Rockers
Inerve
Renegados
Sátiros
Madame Saatan (PA)


FONTE: Bandas locais e atração internacional em Fortaleza - Caderno 3 - Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigo 5º:
(...)
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
(...)
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

Além de estar legalmente amparada, a Liberdade de culto deve ser entendida como um direito universal e uma forma de respeito à individualidade e à liberdade de escolha.

Por princípio, o Alcorão, a Cabala, a Bíblia, os fundamentos da Umbanda, a doutrina Espírita, o Xamanismo, a Maçonaria, o Budismo, a Rosa Cruz e tantas outras vertentes esotéricas, são partes do conhecimento Uno e têm a mesma intenção: conectar o Homem à energia criadora com a finalidade de despertar sua consciência.



Lei n.º 5.250, e 09/02/1967, ou Lei de Imprensa.
Art. 71 (LEI DE IMPRENSA):
Nenhum jornalista ou radialista, ou, em geral, as pessoas referidas no art. 25, poderão ser compelidos ou coagidos a indicar o nome de seu informante ou a fonte de suas informações, não podendo seu silêncio, a respeito, sofrer qualquer sanção, direta ou indireta, nem qualquer espécie de penalidade.

Art. 5º, XIV (Constituição Federal/1988)
É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.

Art. 220 (Constituição Federal)
A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

Art. 220 parágrafo 1º (Constituição Federal):
Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto nos art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.

Código Penal Brasileiro, Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:
Pena - detenção, de 1 mês a 1 ano, ou multa.
Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.