segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PUSSY RIOT - Igreja intercede por trio russo


A Igreja Ortodoxa russa pediu que o Estado tenha "clemência" com as três integrantes da banda punk Pussy Riot condenadas a dois anos de prisão devido a um protesto contra o presidente Vladimir Putin em uma catedral, aumentando as chances de perdão ou redução da pena. A Igreja reiterou as críticas às mulheres, dizendo que o protesto foi uma "blasfêmia" e um ato de "hostilidade contra milhões de pessoas", mas acrescentou em um comunicado: "Sem colocar em questão a correção da pena, pedimos que o Estado mostre clemência às pessoas condenadas pela lei, na esperança de que elas não irão cometer mais tais atos".


As observações indicam que a Igreja não se oporá caso Putin perdoe as três mulheres, ou se a pena de dois anos for reduzida. No entanto, elas teriam que entrar com um pedido de perdão e podem ser forçadas a admitir a culpa, o que elas se negam a fazer.

Apoio


O ex-campeão mundial de xadrez e líder da oposição Garry Kasparov foi detido, na última sexta, em frente a uma corte de Justiça de Moscou, por se manifestar em apoio à banda punk Pussy Riot.

Anteriormente, a cantora americana Madonna também havia manifestado apoio às jovens durante um show na capital russa, campanha que foi imediatamente seguida por Red Hot Chilli Peppers, Paul McCartney, Sting, Peter Gabriel, The Who e Bjork, dentre outros.

FONTE: Caderno 3 - Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigo 5º:
(...)
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
(...)
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

Além de estar legalmente amparada, a Liberdade de culto deve ser entendida como um direito universal e uma forma de respeito à individualidade e à liberdade de escolha.

Por princípio, o Alcorão, a Cabala, a Bíblia, os fundamentos da Umbanda, a doutrina Espírita, o Xamanismo, a Maçonaria, o Budismo, a Rosa Cruz e tantas outras vertentes esotéricas, são partes do conhecimento Uno e têm a mesma intenção: conectar o Homem à energia criadora com a finalidade de despertar sua consciência.



Lei n.º 5.250, e 09/02/1967, ou Lei de Imprensa.
Art. 71 (LEI DE IMPRENSA):
Nenhum jornalista ou radialista, ou, em geral, as pessoas referidas no art. 25, poderão ser compelidos ou coagidos a indicar o nome de seu informante ou a fonte de suas informações, não podendo seu silêncio, a respeito, sofrer qualquer sanção, direta ou indireta, nem qualquer espécie de penalidade.

Art. 5º, XIV (Constituição Federal/1988)
É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.

Art. 220 (Constituição Federal)
A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

Art. 220 parágrafo 1º (Constituição Federal):
Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto nos art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.

Código Penal Brasileiro, Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:
Pena - detenção, de 1 mês a 1 ano, ou multa.
Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.