Print Friendly and PDF


Adaptação do discurso do filme V DE VINGANÇA para os dias atuais, desconheço a autoria, porém é mais do que verdadeiro o que está sendo dito abaixo, reflitam:

"Olá Brasil. Permitam que eu peça desculpas pela interrupção. Eu, como muitos de vocês, aprecio o conforto da rotina diária, a segurança familiar, a tranquilidade da repetição. Eu gosto delas como qualquer outro. Mas no espírito da comemoração, onde importantes eventos do passado geralmente associados à morte de alguém ou ao final de uma guerra sangrenta são comemorados com um belo feriado, eu pensei em marcar este manifesto, como um dia que felizmente será lembrado, tomando um pouco do tempo de suas vidas diárias para sentar e conversar.

Existem, é claro, aqueles que não querem que falemos. Desconfio que ordens estejam sendo dadas e homens com armas já se ponham a caminho. Por que? Porque enquanto a violência for usada no lugar do diálogo, palavras sempre terão seu poder. Palavras oferecem um meio para o significado e para aqueles que escutam a enunciação da verdade. E a verdade é que existe uma situação totalmente errada neste país. Não existe? Crueldade e injustiça, intolerância e opressão. Onde um dia houve o direito de discordar, de pensar e falar como se desejasse, agora temos sensores e sistemas de vigilância forçando-nos a nos conformar solicitando nossa submissão. De quem é a culpa? Com certeza existem aqueles que são mais responsáveis do que os outros e eles vão ter que prestar contas. Mas verdade seja dita, se procuram por culpados só precisam se olhar no espelho. Eu sei por que fizeram isso, eu sei que têm medo, quem não teria? Guerra, terror, doenças, havia uma miríade de problemas que conspiraram para corromper a razão de vocês e tirar de vocês o bom senso. O medo guiou suas ações e em seu pânico vocês confiaram no atual Governo. Ele lhes prometeram ordem; ele lhes prometeram paz; e tudo o que eles exigiram em troca foi consentimento silencioso e obediente. Romperemos esse silêncio. Faremos este país lembrar de tudo o que ele se esqueceu. Grandes homens figuram em nossas memórias, pessoas que quiseram lembrar ao mundo que igualdade, justiça e liberdade são mais do que palavras, são perspectivas.

Se vocês não veem nada; se os crimes deste governo ainda lhe são desconhecidos; eu sugiro que deixe esse manifesto passar em branco. Mas se vocês veem o que eu vejo; se sentem o que eu sinto e se buscam o que eu busco, então peço que juntem-se a esse manifesto, seja pela internet, seja manifestando com o povo nas ruas e em breve daremos a esse governo manipulador algo que nunca mais se esquecerão!"

0 Comentários: