O termo nosferatu

Print Friendly and PDF


"Nosferatu" termo para vampiro vindo do leste europeu, ou ao menos se acredita nisso. É uma das mais curiosas palavras dos vampiros. O termo veio para o mundo com o irlandês Bram Stoker e seu livro "Dracula". Mais tarde, em 1922, a palavra volta com o primeiro filme sobre o maligno conde da Transylvania, chamado, é claro, de "Nosferatu".

A palavra nosferatu, porém, talvez não seja uma palavra eslava. E talvez nem seja uma palavra real de fato. David J. Skal, um moderno pesquisador de vampiros, acredita que a palavra nosferatu foi um erro ou alteração da palavra romana "nesuferit", que vem do Latim, e significa "não sofrer" ou mesmo "intolerável", palavras que descrevem uma personalidade vampírica agressiva. Parece que Bram Stoker descobriu a palavra enquanto fazia a pesquisa para seu livro Dracula. Ele aparentemente leu um conto de 1885 chamado Superstições da Transylvania por Emily Laszowska Gerard, onde ela usou o termo "nosferatu" ao invés de "nesuferit". Também é possível que "nosferatu" seja uma variante de "nesuferit".



Seja qual for a verdade, o termo "nosferatu" hoje é largamente usado para designar vampiros por que o diretor F.W.Murnau usou esse nome em seu filme de 1922.

Outra interpretação vem da autora Manuela Dunn-Mascetti, que diz que a palavra pode ser relacionada ao termo romeno "o impuro" -necuratul. As pessoas da Transylvania (que é o lugar situado entre os Montes Cárpatos da Romênia) crêem que num ser chamado nosferatu (ou vampiro) - um termo que tem conotação demoníaca.



traduzido por Lewd

Copyright © 2000/5 LewÐ

0 Comentários: