Ordem da Cavalaria:
A Ordem DeMolay possui como um de seus inúmeros objetivos a formação dos líderes do amanhã. Para tanto, a lapidação do cárater e o conhecimento se tornam indispensáveis. Resgatando lições antigas, utilizando conhecimentos adquiridos e incentivando a busca de maior saber, a Ordem DeMolay oferece condições para que o jovem possa facilmente liderar qualquer tipo de empreendimento e desempenhar todas as funções exigidas a ele em qualquer campo e nível social.
O Priorado (ou Convento) da Ordem da Cavalaria aparece como uma etapa complementar na Ordem DeMolay e é de grande nobreza para os Cavaleiros Investidos.
A "Ordem dos Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay", mais conhecida como "Ordem da Cavalaria", é composta por DeMolays mais velhos, que atuam em todos os campo de atividades - em posições de liderança na Ordem DeMolay.
Os DeMolays mais velhos possuem muitos interesses que são diferentes dos interesses dos mais jovens. Qualquer coisa que os DeMolays mais velhos gostem de fazer, os Nobres Cavaleiros são capazes de fornecer, como diversão, festas, jantares e outras atividades em grupo. Tio Land disse, "Os Nobres Cavaleiros não são um grau honorário ou prêmio. Novas fronteiras devem ser desbravadas - quem irá?"
Assim como a Maçonaria possui o Corpo de Lojas de Perfeição após as Lojas Simbólicas, a Ordem DeMolay possui um segundo corpo de jovens denominado Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay.
No SCODB é usado o IRCB (Ilustre Rito da Cavalaria Brasileira) que são oito Graus: Grau Cavaleiro, Cavaleiro da Capela, Cavaleiro da Cruz De Salém, Ex-Templário, Tríade, Ébano, Anôn e Cavaleiro da Cadência. Já no SCODRFB, são praticados apenas o Grau de Cavaleiro e o Grau do Ébano. O Grau de Cavaleiro e do Ébano são exatamente a mesma coisa em ambos os Supremos.
Estes graus possuem seus próprios Segredos e os Cavaleiros (chamados de Sir) se reúnem em Priorados.
Para ser admitido no Priorado, o jovem DeMolay precisa ter entre 17 e 21 anos.
Os propósitos do Priorado são:
Estender e servir à Ordem DeMolay e seus Capítulos;
Manter o interesse ativo dos DeMolays mais velhos;
Prover um programa para os membros do Priorado;
Acima de tudo, dar o exemplo para todos os DeMolays.
Ser bom e gentil e puro com os membros da ordem
As atividades do Priorado se baseiam em três pilares: Serviço Social, Serviço Maçônico e Serviço DeMolay.
- Como participar da Ordem DeMolay:
Para que um jovem participe da Ordem DeMolay, é preciso que o mesmo seja indicado por dois membros ativos da Ordem ou um Sênior DeMolay ou um Mestre Maçom, todos devidamente regulares em suas potências. O jovem escolhido deve ser destaque no meio onde vive e preencher as seguintes características necessárias:
Ter entre 12 anos completos e 21 incompletos;
Possuir, ao menos, grande maioria das virtudes defendidas pela Ordem;
Sendo indispensável que creia em um ser superior (independente de religião);
Ser indicado por um membro ativo do Capítulo (Unidade administrativa da Ordem);
Ser uma pessoa de caráter e ética;
A maioria dos DeMolays aceite a sua entrada;
Os candidatos ao ingresso na Ordem DeMolay não são escolhidos aleatoriamente. Passam por um rigoroso processo de seleção, e serão informados de sua indicação apenas após serem aprovados. Depois de ser aprovado, dois DeMolays vão na casa do indicado e lhe fazem perguntas constantes de um questionário. Se as respostas deste questionário forem satisfatórias é marcada uma reunião com os pais do indicado e o próprio.