Enoque é um personagem bíblico do Antigo Testamento, mencionado no livro de Gênesis como o filho do perverso Caim, outros contam como filho de Jarede.
Segundo a Bíblia, após ter matado o seu irmão Abel, Caim fugiu com uma mulher anônima para a terra de Nod, à leste do Éden, com a qual teria tido um filho com o nome de Enoque.
Prossegue o texto bíblico dizendo que Caim chegou a edificar uma cidade dando o nome de seu filho Enoque ao lugar.
Em Gênesis 4:18, é mencionado que Enoque teria gerado um filho que se chamou Irade e de sua descendência nasceu um outro homem chamado Lameque cuja maldade excedeu a Caim (versos 23 e 24 do capítulo 4).
Após ter matado Abel, Caim teria partido para a "terra da Fuga (Nod ou Node), ao leste do Éden", levando consigo a sua esposa, uma anônima filha de Adão e Eva. Após o nascimento de seu filho, Henoc (Enoque), Caim empenhou-se em construir uma cidade, dando-lhe o nome do seu filho. Os descendentes de Caim são alistados em parte, e incluem homens que se distinguiram pela pecuária nómada, por tocarem instrumentos musicais, por forjarem ferramentas de metal, bem como alguns conhecidos por praticarem a poligamia e a violência. (Gênesis 4:17-24) Segundo a Bíblia, a descendência de Caim terminou com o Dilúvio dos dias de Noé.
O texto bíblico de Gênesis deixa implícito que Caim poderia ter sido assassinado por seu descendente Lameque, quando fala sobre o castigo que este enfrentaria: “E disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zilá, ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai: porque eu matei um varão, por me ferir, e um jovem, por me pisar. Porque sete vezes Caim será vingado; mas Lameque, setenta vezes sete”. (Gênesis 4:23-24).
1 Comentários:
Na verdade, o gênesis é um livros simbólico. Ele não visa explicar como surgiu o mundo, mas sim estabelecer uma relação entre criador (Deus) e criatura. Muitos especialistas acreditam que Caim matou Abel motivado por ciúmes. Pois a esposa de Abel (irmã da esposa de Caim) era mais bela.
Postar um comentário