DE QUE FORMA A TEORIA DA EVOLUÇÃO E DO HELIOCENTRISMO PREJUDICARAM A IGREJA?

Print Friendly and PDF


Na bíblia do Rei James, Crônicas 16:30 declara que "o mundo também deve ser estável, não se move". O Salmo 104:5 diz [o Senhor] Quem lançou as bases da terra, que não devem ser removidos para sempre. Eclesiastes 1:5 declara que "o Sol nasce, e se põe, e volta para o lugar onde estava.
Galileu Galilei defendeu o heliocentrismo, e alegou que eles não eram contrários a estas passagens na Escritura. Ele assumiu a posição de Agostinho sobre a Bíblia: não tomar todas as passagens literalmente quando a escritura em questão é um livro de poesia e músicas, não um livro de instruções ou história. Os autores da Bíblia escreviam da perspectiva do mundo terrestre, e deste ponto de vista o sol nasce e se põe. De fato, é a rotação da Terra que dá a impressão que o Sol está se movimentando pelo céu.

A IGREJA PREGAVA QUE A TERRA ERA O CENTRO DO UNIVERSO E QUEM DISSESSE O CONTRARIO PODERIA SER MORTO ACUSADO DE HERESIA...



Mesmo antes da publicação d'A Origem das Espécies, a ideia que a vida evolui era fonte de debate. A evolução ainda é um conceito contencioso em algumas seções da sociedade fora da comunidade científica. O debate tem-se centrado nas implicações filosóficas, sociais e religiosas da evolução, não na ciência em si; a proposta de que a evolução biológica ocorre através do mecanismo de selecção natural é padrão na literatura científica.
Apesar de muitas religiões terem reconciliado as suas crenças com a evolução através de vários conceitos de evolução teísta, há muitos criacionistas que acreditam que a evolução é contraditória com as histórias de criação encontradas nas respectivas religiões. Tal como Darwin reconheceu desde cedo, o aspecto mais controverso do pensamento evolutivo é a sua implicação para a origem dos seres humanos. Em alguns países, notavelmente os Estados Unidos, as tensões entre os ensinamentos científicos e religiosos têm alimentado a controvérsia da criação vs. evolução, um conflito religioso que foca na política e no ensino da evolução nas escolas públicas. Apesar de outros campos da ciência como cosmologia e ciências da Terra também entrarem em conflito com a interpretação literal de muitos textos religiosos, muitos crentes religiosos opõem-se à biologia evolutiva.
A evolução tem sido usada para posições filosóficas que propõe discriminação e o racismo. Por exemplo, as ideias eugénicas de Francis Galton foram desenvolvidas para argumentar que o pool genético humano podia ser melhorado através de políticas de cruzamentos selectivos, incluindo incentivos para aqueles considerados como "bom stock" para se reproduzirem, e esterilização compulsória, testes pré-natais, controlo da natalidade e inclusive homicídio dos considerados "mau stock". Um outro exemplo de uma extensão da teoria evolutiva que é reconhecida atualmente como indevida é o "Darwinismo social", um termo dado à teoria Malthusiana dos Whig, desenvolvida por Herbert Spencer em ideias de "sobrevivência do mais apto" no comércio e nas sociedades humanas em geral, e por outros que reclamavam que a desigualdade social, racismo e imperialismo eram justificados.Contudo, cientistas e filósofos contemporâneos consideram que estas ideias não são nem mandatadas pela teoria evolutiva nem sustentadas por quaisquer dados.


COMENTE COM SUA OPINIÃO...

6 Comentários:

Elton S. Neves disse... 11 de fevereiro de 2011 às 01:46

Acho que Darwin e a sua teoria da evolução não diz que Deus não é o verdadeiro criador do homem. Porque Deus não pode estar por detrás da evoluçao da espécie humana e do próprio big bang,que muitos cientistas acreditam de onde tudo surgiu?Como disse santo Agostinho nrm tudo pode ser entendido literalmente na biblía. Gostei do post,beijos poéticos.

cmca disse... 22 de dezembro de 2011 às 20:06

Dizer que a vida nasceu em uma poça de agua morna do nada, isso não é ciencia é fé kkkkkkk.....

Unknown disse... 22 de dezembro de 2011 às 20:48

A diferença é que essa "poça de água morna" pode ser recriada em laboratório demonstrando sua real possibilidade. E o seu Deus onde está? E os ossos dos seres do passado? Onde eles se encaixam no criacionismo?

Unknown disse... 22 de dezembro de 2011 às 20:49

Quanto mais falo sobre Deus, menos acredito nele.

cmca disse... 22 de janeiro de 2012 às 01:12

A diferença é que essa "poça de água morna" pode ser recriada em laboratório demonstrando sua real possibilidade.

Creio que não isso é pura falacia, o organismo mais simples possui aminoacidos e proteinas, uma simples bacteria, mas a chances do acaso junta-las no mesmo local é praticamente impossivel.

isso tudo esbarra na bioquimica,leia CAIXA PRETA DE DARWIN, A
O DESAFIO DA BIOQUIMICA A TEORIA DA EVOLUÇAO.

e vai ver que você chama de evolução,só pode ser aceito por fé rsss....

Anônimo disse... 28 de fevereiro de 2012 às 12:06

"E o seu Deus onde está?"
Ué, e onde estão os demônios, almas, efeitos de magia, espíritos ou as visões que muitos afirmam ter tido? Isso pode ser provado ou criado em laboratório?