MACHISMO NA BÍBLIA?

Print Friendly and PDF


Adão culpa a mulher:
"A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi." (Gênesis 3:12)
A mulher é responsabilizada por todos os males do mundo.

O homem se sente no direito de dominá-la, porque Deus mesmo disse:
"Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará." (Gênesis 3:16 - grifo meu).
Aqui o machismo e o patriarcado (o governo dos homens) inventa sua auto-justificativa áurea.

Um dos provérbios mais usados nas igrejas para falar da mulher perfeita é o da mulher virtuosa (Provérbios 31:10-31). Mas o seu conteúdo é todo de subserviência ao marido, trabalho doméstico e atendimento às necessidades dos filhos. É a popularmente conhecida "Amélia, a mulher de verdade". É a "burra de carga".

Quando Ló ofereceu suas filhas virgens para fatores sexuais aos homens de Sodoma, ele não sofreu nenhuma punição. Sua mulher, porém, apenas pelo fato de ter olhado para trás quando saía da cidade, virou estátua de sal. Mais um mito que coloca as mulheres abaixo de qualquer nível de dignidade. Sorte das filhas de Ló que os homens não as quiseram. (Gênesis 19:6-8; 25,26).

O desprezo pela relação amorosa, como se a mulher fosse coisa impura é nítido nas palavra do apóstolo Paulo - o mais proeminente dos
apóstolos:
"Quanto ao que me escrevestes, é bom que o homem não toque em mulher; mas por causa da impureza, cada um tenha sua própria esposa." (I Coríntios 7:1,2).
A esposa é apenas um objeto destinado ao uso do homem para que ele não se entregue à prostituição.

Veja a hierarquia da dominação explicitamente defendida por Paulo. Ele diz que Deus é o cabeça de Cristo, Cristo é o cabeça do homem, o homem é o cabeça da mulher. (I Coríntios 11) e a mulher... sifu!

Outra pérola paulina:
"As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido como ao Senhor, porque o marido é o cabeça da mulher..." (Efésios 5,23)




AUTOR: Alexandre D. Moretz-Sohn

3 Comentários:

cmca disse... 18 de dezembro de 2011 às 15:45

O desprezo pela relação amorosa, como se a mulher fosse coisa impura é nítido nas palavra do apóstolo Paulo - o mais proeminente dos
apóstolos:
"Quanto ao que me escrevestes, é bom que o homem não toque em mulher; mas por causa da impureza, cada um tenha sua própria esposa." (I Coríntios 7:1,2).
A esposa é apenas um objeto destinado ao uso do homem para que ele não se entregue à prostituição.


Gostaria de entender o contexto todo? uma dica texto fora de contexto é pretesto para heresia se quiser discutir isso de forma ampla e sem preconceitos eu estou aberto para isso
goods...

Unknown disse... 18 de dezembro de 2011 às 15:59

O texto em questão é de autoria do meu amigo Alexandre Moretz-sohn (o mesmo que está na foto acima, de branco). O facebook dele é este http://www.facebook.com/profile.php?id=1233077423

cmca disse... 19 de dezembro de 2011 às 18:35

Ok , mas um conselho de um blogueiro para outro,não publique texto dos outros sem examinar a veracidade dos fatos :)

Mas vamos lá

Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;

Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.

O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.

A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.

Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.

Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento.

Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra.
1 Coríntios 7:1-7

Olha ai está uma aula de como o casal deve viver,quando se fala em pagar benevolencia a cada um leia-se; que cada um satisfaça ao outro sexualmente, isso é muito mais democratico que muitas pessoas, se isso é para os dois onde há machismo.

Paulo tbm diz que não tocar em mulher era para ele, potanto permissão e não mandamento.

bjs