Como São Calculadas as Horas Planetárias?

Print Friendly and PDF


Quando comecei a trabalhar pela primeira vez com as horas planetárias, fiquei um pouco confuso com a forma que eram calculadas. A duração de cada dia varia, e as horas não pareciam seguir nenhuma ordem por mim conhecida.
Porém, depois de pesquisar um pouco descobri que as horas planetárias são fáceis de se calcular.
Antes de explicar como as horas são calculadas, preciso explicar quais são os regentes planetários de cada dia. Estes
regentes são fixos e não mudam:
Segunda: Dia da Lua
Terça: Dia de Marte
Quarta: Dia de Mercúrio
Quinta: Dia de Júpiter
Sexta: Dia de Vênus
Sábado: Dia de Saturno
Domingo: Dia do Sol

No idioma Inglês, alguns dos regentes planetários são óbvios no nome do dia: Saturday, Monday, Sunday. Isto é também verdadeiro para outros idiomas.
Por exemplo, a palavra em Espanhol para Tuesday é "Martes" (Marte).
Agora que sabemos que Segunda-feira é o Dia da Lua, precisamos saber a que horas o dia começa e termina. Está certo considerar que a 1:00AM numa Segunda-feira de manhã é parte do Dia da Lua? Não. O motivo é que cada dia planetário não começa senão com o amanhecer, e termina imediatamente antes do amanhecer do dia seguinte. A 1:00AM numa Segunda-feira de manhã ainda pertence ao Dia do Sol. O Dia da Lua começará no nascer do Sol do dia seguinte, que como você sabe, muda não
somente entre cidades distintas mas também em diferentes épocas do ano.
Cada dia se divide em duas partes: horas diurnas e horas noturnas. As Horas Diurnas são o tempo entre o nascente (quando se inicia o dia planetário) e o poente. As Horas Noturnas são o tempo entre o poente e o nascente do dia seguinte (quando o dia planetário termina, e um novo começa). Agora que sabemos o que são horas diurnas e noturnas, as dividimos por 12 horas cada uma, por um total de (você adivinhou) 24 horas.
Você está me acompanhando?
Agora fica um pouco mais confuso! Vamos recapitular o que aprendemos até o momento com um exemplo rápido. Digamos que nós vivemos em Londres, e que a data de hoje é Segunda, 21 de junho de 2004. O Sol sai em Londres no dia 21 de junho às 4:48AM (04:48), e se põe às 9:13PM (21:13). Sabemos que sendo Segunda-feira, o Dia da Lua começa no amanhecer desse dia.
Entre 4:48AM e 9:12PM são horas diurnas, que dividimos por 12 para obter as horas do dia: A primeira hora vai das 4:48AM às 6:09AM, a segunda hora das 6:10AM às 7:32AM, e assim por diante. Agora fazemos a mesma coisa com as horas noturnas que vão das 9:13PM até as 4:47AM da Terça- feira. Depois de dividi-las por 12 teremos que a primeira hora noturna vai das 9:13PM às 9:49PM, a segunda hora das 9:50PM às 10:27PM, e assim por diante.
Muito bem, agora sabemos qual planeta rege cada dia, quando começa e termina cada dia planetário, e como calcular a hora em que cada hora planetária começa. Mas onde se encaixa o regente da hora planetária?
O planeta que rege a primeira hora de cada dia é sempre igual ao planeta que rege esse dia.
Saturno é sempre a primeira hora planetária no Dia de Saturno, Marte é sempre a primeira hora planetária no Dia de Marte. Ao amanhecer duma Quarta-feira de manhã, sempre será o Dia de Mercúrio e a Hora de Mercúrio.
As horas planetárias sempre seguem esta ordem:: Vênus, Mercúrio, Lua, Saturno, Júpiter, Marte, Sol... e esta ordem continua indefinidamente.
Portanto, se a primeira hora do Dia de Mercúrio é a Hora de mercúrio, a segunda hora desse dia será a Hora da Lua.
Vamos voltar por um instante ao nosso exemplo de Londres. Na Segunda 21 de junho, às 4:48AM começa o Dia da Lua e a Hora da Lua.. Das 6:10AM às 7:32AM é a Hora de Saturno.
Não tem sentido? Apenas siga a ordem das horas planetárias:
Lua, Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio, e repita até completar os regentes de cada uma das 24 horas de cada dia. Depois que as horas planetárias começaram a ter sentido para mim, comecei a usá-las na minha vida cotidiana. Espero que você também possa usá-las como instrumento para melhorar a sua vida!


Fonte: http://chronosxp.sourceforge.net/pt/hours.html

0 Comentários: