BERSERK (26 EPISÓDIOS)

Print Friendly and PDF



Berserk (ベルセルク Beruseruku?) é o título de um mangá, que posteriormente foi adaptado como anime, criado em 1988. Trata da história de Gatts (ガッツ Gattsu?) (também grafado como Guts em outras traduções), um personagem incomum em uma espécie de Terra alternativa, de aspectos medievais. O tema pretende evidenciar a natureza humana de forma crua e extremada. O anime retrata apenas a primeira metade do mangá. Apesar deste ser considerado violento, o mangá vai ainda mais fundo em situações não recomendadas para menores.

Gatts é um homem que cresceu no campo de batalha. Sua vida foi cheia de desgraças desde seu nascimento, quando a mulher do comandante de uma tropa mercenária o encontrou ainda criança no chão, abaixo do cadáver de sua mãe enforcada. Tendo recentemente perdido um bebê, e ainda carregando o trauma por tal fato, a mulher, chamada Shisu (シス Shisu?), adota o menino, apesar da oposição dos homens da tropa, que acreditam tratar-se de mau agouro. Três anos depois, Shisu morre vítima da praga, e Gatts passa a ser criado pelo líder dos mercenários, Gambino (ガンビーノ Gambīno?). Este homem trata Gatts de forma rigorosa e violenta. Ao mesmo tempo em que forja seu espírito e o prepara para a vida de agruras de um "soldado da fortuna", Gambino também extravasa seu ressentimento devido à morte da mulher. Nesta época ele desenvolve uma característica marcante: o uso de espadas enormes. Isto porque, não havendo armas menores para o menino, ele é obrigado a lutar usando espadas normais, mas que são pesadas para seu tamanho. À medida que cresce, o garoto irá aumentar gradativamente o tamanho da lâmina de suas armas, até chegar à devastadora Dragon Slayer, um maçico de ferro do tamanho de um homem adulto.

Entre os eventos da infância de Gatts, o que mais o marca é o estupro que sofre por parte de um de seus companheiros, que o teria "alugado" de Gambino (Gatts não fica sabendo deste detalhe por algum tempo). Alguns anos depois, após acidentalmente matar Gambino, Gatts é perseguido por seus antigos companheiros e forçado a fugir. Tendo sobrevivido a uma batalha contra uma alcateia de lobos, onde demonstra um pouco do espírito berserker que o acompanhará por toda a vida, ele é aceito por outro grupo mercenário, e segue sua vida.

Anos depois, vemos Gatts no lado perdedor de mais uma batalha na Guerra dos 100 Anos entre os reinos de Tudor (claramente inspirado na Inglaterra de nosso mundo) e Midland (aparentemente, baseado na França). Nesta, ele encontrará o segundo homem a marcá-lo para sempre: Griffith (グリフィス Gurifisu?). O carismático líder do Bando do Falcão (鷹の団 Taka no Dan?), tropa mercenária que já se destaca entre ambas as forças em conflito. Cooptado pelo Bando após ter sido facilmente derrotado pelo Falcão Branco (alcunha pelo qual Griffith é conhecido), Gatts entrará na chamada Era de Ouro de sua vida (e do mangá).

História:
A história começa no futuro da vida de Gatts, onde Gatts combate monstros que controlam cidades, esses monstros são da entidade demoniaca "Mão de Deus".

No final do primeiro episódio, o passado do protagonista começa a ser exibido. Nessa fase ele conhece o "Bando do Falcão" grupo de mercenários liderados por Griffith, Gatts perde um combate para Griffith e com isso passa a ser membro do Bando do Falcão.

Depois segue com as consecutivas vitórias do Bando do Falcão, até este deixar de ser mercenário e fazer parte das tropas reais de Midland. O gênio militar de Griffith sempre leva o grupo a vitórias inacreditáveis.

Porém Griffith guarda segredos obscuros, ele usa um amuleto (o behelit vermelho, "O Ovo do Conquistador") que o salva diversas vezes, inclusive do demônio Nosferatu Zodd (ou Zodd, o Imortal), que depois de derrotar Griffith e Gatts se espanta ao ver o amuleto e faz uma profecia para Gatts, no qual Gatts terá de morrer para o sonho de Griffith se realizar.

Com uma vitória espetacular, tendo apenas 5000 homens, contra um exército de 30000, Griffith passa a ser o mais importante general de Midland, atraindo a inveja dos nobres que conspiram contra ele. O grupo conta com guerreiros habilidosos como Pippin, Judeau, Corkus, Rickert o mais novo do grupo e Casca a única mulher do grupo que depois se torna o grande amor de Gatts.

Quando Gatts decide deixar o grupo, Griffith perde para ele em um duelo, a partir de então se inicia a decadência do líder do Bando do Falcão que então é preso por ter relações sexuais com a filha do rei de Midland. Ele foi torturado durante um ano em uma masmorra.

Berserk tem várias qualidades: clima de guerras medievais, ótimas inclusões no passado dos protagonistas, animação de qualidade e um clima sombrio, onde não há nenhuma esperança de um final feliz e convencional.

Ao ler o mangá é necessário substituir o nome Bando do Falcão por Bando do Gavião já que o título de Falcão só é alcançado por Griffith posteriormente. O erro supracitado devesse à tradução que foi equivocada, já que tanto o gavião quanto o falcão são da mesma família causando confusão na leitura.

A Era de Ouro
Esta é uma época marcada pelo longo conflito entre duas poderosas nações: Midland e Tudor. Midland merece uma menção em particular, por ser o reino mais antigo do continente, com mais de mil anos de história e tendo sido na antiguidade o centro de um império que se espalhava por todo o mundo conhecido. É por este reino que o Bando do Falcão irá realizar suas maiores façanhas, sendo liderados pelo brilhante Griffith e seus principais auxiliares: Caska, uma bela guerreira; e... Gatts, que ascende rapidamente de simples soldado para o cargo de comandante da Tropa de Ataque do Bando do Falcão.

A Mão de Deus
A Mão de Deus é constituída de cinco entidades (no mangá temos apenas quatro, o quinto membro é Griffith que se transforma em Femto), a função dessas entidades é aplicar na terra dos mortais a vontade de Deus. Essas entidades interferem no plano dos homens a cada 100 (Apostolos), 200 (Um novo membro da Mão de Deus) ou 1.000 anos (Em que um membro da Mão de Deus re-encarna) e então aquele que possuir um Behelit poderá escolher entre morrer ou se tornar um poderoso demônio (Se for um predestinado a ser um membro da Mão de Deus, terá o Ovo do Rei Conquistador, um Behelit vermelho. No último capítulo do anime, a entidade Void (que aparenta ser o líder) coloca em todos do Grupo do Falcão uma marca de sacrifício (com exceção de Rickert que não estava lá durante o eclipse), Gatts tem essa marca no pescoço, ela sangra e dói quando demônios estão por perto, o mesmo acontece com Caska que possui a marca no peito. Mas quando alguém da Mão de Deus está perto o sangramento é muito pior, podendo levar um humano comum à morte. No mangà è mostrado que o "cavaleiro caveira" entra na dimensão onde o Bando do Falcão está sendo sacrificado e resgata Gatts e Caska.

Berserk
A tradução para a palavra Berserk quer dizer "capa de urso", de "bera" (bear) urso e "serkr" capa. Depois passou a significar, com o comportamento desses guerreiros em campo de batalha, enfurecido e enlouquecido na linguagem escandinava antes das invasões romanas, denotando um guerreiro destemido que se joga contra os inimigos e luta alucinadamente com fúria causando medo. Também havia os ulfserks, de ulf (wolf) lobo e serkr capa. Esses guerreiros ao invés de usarem peles de urso usavam peles de lobo e tinham um comportamento semelhante em campo de batalha, porém a língua inglesa não salvou esse termo da mesma forma. Já foram mostrados no filme O 13º Guerreiro, teriam feito surgir lendas como a do lobisomem entre os cristãos que os enfrentaram, pois como escondiam os corpos de seus mortos e feridos do inimigo passavam a impressão de serem invulneráveis. Alguns historiadores afirmam que somente os ulfserks podem ser confirmados de maneira segura e que os berserks eram provavelmente líderes dos ulfserks, sendo raros, o que também explicaria sua preferência na citação linguística.

Berserk, dentro do contexto da série, é um estado de fúria incontrolada (no caso, controlada em certos momentos). Este estado é tanto físico quanto mental, visto que é necessário um motivo para que uma pessoa "entre" nele. Um ser em Berserk torna-se dotado de força e destreza sobre-humanas, além de adquirir uma maior resistência à dor, em certos casos sequer sentindo-a. Dentro deste estado, Gatts não distingue amigos de inimigos quando entra em Berserk (vide o momento em que ele amputa seu proprio braço, para aniquilar Griffith que estupra Caska no ato do Eclipse), e mais tarde ao possuir a armadura Berserk ele fica possuido pelo poder destrutivo no qual a armadura faz o de possuir a pessoa que utiliza causando destruição e morte em todos a sua volta e assim por diversas vezes quase mata também um inocente.

No decorrer da série, vários motivos "ativam" a fúria de Gatts. Porém, pode-se notar que o motivo principal são os sentimentos reprimidos que ele adquiriu durante os anos, e os tormentos que sofreu. A razão é variável: Gatts luta tanto para se proteger quanto para proteger os outros, porém apenas adquire completamente as características de Berserk quando seus sentimentos transbordam. Raiva, ódio, medo e angústia são os principais sentimentos em que Gatts se baseia para entrar em Berserk (o que é chamado na série de "besta interior"). Outros motivos também ativam seu poder, mais raramente, como situações de perigo, injustiças e etc. Desde o início podemos notar que Gatts não se dá por vencido, e mesmo que não entre propriamente em Berserk, ele consegue chegar bem próximo, antes mesmo de perder o controle.

A personalidade de Gatts não foge dessa denotação. Com uma espada gigantesca, a camisa cheia de adagas e uma besta no braço esquerdo, o qual ele cortou na hora do grande eclipse. Gatts não está em Berserk o tempo todo, mas aos poucos começa a controlar e usar-se deste poder, desencadeando a "besta interior" sempre que preciso. Aí está a beleza de Berserk: Gatts é um personagem que, desde o início, luta pela própria sobrevivência, e aos poucos vai desencadeando este poder, aprendendo a controlá-lo futuramente.

Mangá
No mangá, se encontram respostas para várias perguntas deixadas de lado pelo anime (entre outras coisas, é mostrado como Gatts e Caska conseguem fugir do Eclipse). Ainda inacabada, a saga de Berserk, no mangá, vai muito além do ponto onde pára o anime. Os mangas são lançados quando Kentaro Miura quer, isso pode durar meses, muitos meses.

Anime
Lançado no Japão em 1997, possui 25 episódios que mostram a saga que no mangá é chamada de "Era de Ouro", que corresponde à juventude de Gatts e sua vida junto ao Bando do Falcão. O Anime tem um nível de violência muito menor do que o Mangá, além de que muitos personagens e eventos também não aparecem. Uma curiosidade que poucos sabem é que berserk tem um 26º episódio que nada mais é do que um tipo de resumo do anime junto com os clipes das músicas de abertura e de fechamento, não se sabe ao certo o porque desse episódio mas existem boatos que dizem que fizeram esse episódio porque no contrato dizia que eles teriam que fazer 26 episodios, mas como a historia termina no episódio 25, tiveram que fazer esse episódio extra.

Um novo anime de Berserk, tinha sido anunciada para 2010 que acabou não se finalizando. Os trailers podem ser encontrados online.


























0 Comentários: