[REC] (DUBLADO)

Print Friendly and PDF


REC (apresentado por [REC]) é um filme espanhol dos gêneros de suspense e terror dirigido por Jaume Balagueró e Paco Plaza lançado em 2007 em seu idioma original e dublado para português aproximadamente um ano depois. Em 2011, a Fox Searchlight Pictures comprou os direitos internacionais da franquia REC incluindo seus lançamentos futuros nos Estados Unidos. O filme recebeu continuação em REC 2 e tem outra em produção, o REC 3. O filme inspirou um jogo de videogame com lançamento previsto para 2012.

Sinopse:
Uma repórter de televisão e seu cinegrafista seguem um grupo de bombeiros da cidade de Barcelona, na Espanha, enquanto fazem um plantão noturno para um programa local. A repórter e o câmera acompanham os bombeiros, que são encaminhados a um condomínio para salvar uma senhora que está supostamente presa em seu apartamento, gritando e deixando os vizinhos assustados, ao entrarem no edifício, todos se deparam com a mulher tendo uma infecção raivosa, enquanto ficam presos dentro do prédio para que a doença não se espalhe. A equipe de reportagem decide então filmar tudo o que acontece no local, enquanto tentam salvar suas vidas.

Enredo:
O filme começa com a imagem de Ángela Vidal, a repórter de um programa de televisão com foco em acontecimentos noturnos, que recebe o nome de Enquanto Você Dorme, sendo filmada por Pablo, um câmera cujo rosto não aparece durante o filme, iniciando a reportagem sobre a rotina de um quartel de bombeiros em Barcelona durante a noite. A repórter começa a entrevistar o chefe dos bombeiros que apresenta o lugar e os dois bombeiros que Ángela vai acompanhar durante a noite, Alex e Manu.

Ocorrem fatos cotidianos e sem importância até que a sirene toca e os bombeiros são avisados de que foi recebido um chamado para resgate de uma mulher idosa, a senhora Izquierdo, que está presa em seu apartamento aparentemente com problemas mentais.

Alex, Manu e mais um bombeiro cujo nome não é citado seguem ao local acompanhados da equipe de reportagem. Ao chegarem no prédio, são acompanhados por um policial, que também havia recebido um chamado, que os guia até o apartamento da mulher. Um dos bombeiros quebra a porta enquanto Pablo filma a ação. Eles então entram no apartamento e se deparam com a idosa usando roupa de dormir (pijamas) em pé ao lado de sua cama e aparentemente transtornada. A senhora Izquierdo morde um policial que é socorrido pelos bombeiros e levado até o salão principal do prédio, onde as demais pessoas aguardam. Ao chegarem ao salão, deparam-se com a porta de saída selada pelos policiais, que informam aos moradores que todo o prédio fora isolado para a formação de um cordão sanitário e que eles deveriam manter a calma. Alex, que havia permanecido no apartamento em que acontecera o fato, cai por entre o vão da escada e fica gravemente ferido. A equipe de filmagem, o policial e Manu sobem novamente ao apartamento e deparam-se com a mulher ainda com ataques raivosos, o policial pede a ela que permaneça imóvel, mas esta desobedece e parte para cima do policial, que atira algumas vezes dando a entender que a mulher morrera, ideia que confirmar-se-á falsa cenas depois.

A equipe de reportagem então desce ao salão do prédio e, aproveitando os momentos sem grandes acontecimentos, começa a filmar relatos dos moradores do prédio. Ángela conversa com uma menina de sete anos de idade de nome Jennifer que aparecera doente no início da operação, segundo sua mãe, a criança sofria de amigdalite, declaração que se revela mentirosa mais adiante, ao descobrir-se que a menina está infectada com a mesma doença que a senhora Izquierdo. A menina conta que mora com a mãe, pai e seu cachorro, Max, que estava no veterinário para tratar de uma doença, que depois, será descoberto se tratar da mesma que havia afetado a senhora e a menina. A repórter Ángela faz outras entrevistas que não rendem nenhuma declaração relevante. Depois disso, um inspetor de saúde vestindo uma roupa de proteção chega para tratar dos feridos, que se tornam repentinamente agressivos, e recolher amostras de sangue dos moradores. O inspetor então explica aos moradores, que até então não haviam recebido nenhuma informação sobre a doença, o que está ocorrendo. Ele diz que a doença é transmitida pela saliva (portanto os que haviam sido mordidos estavam infectados) e que o tempo para que os efeitos tornem-se visíveis varia de acordo com o tipo sanguíneo. Ele diz que a doença fora descoberta um dia antes numa clínica veterinária, um cachorro havia apresentado sinais de raiva e atacado outros animais, contou que o animal teve de ser sacrificado e que, a partir de um chip de identificação, a polícia havia chegado ao prédio em que eles estavam e então tomaram as medidas de segurança para conter as infecções. Após essa declaração, Ángela lembra-se do que a menina havia dito sobre o cachorro e conclui que se tratava do mesmo animal que havia sido sacrificado por ter a doença. A mãe de Jennifer nega e continua a afirmar que a menina tem apenas amigdalite. Porém, instantes depois, a criança vomita sangue, pula do colo da mãe e torna-se agressiva (sintomas da doença), a menina corre para cima enquanto o policial algema a mãe de Jennifer nos corrimãos da escada. O oficial então sobe as escadas seguido por outras pessoas para tentar tranquilizar a menina injetando-a um tranquilizante. As pessoas então chegam ao apartamento e não encontram a senhora Izquierdo (que aparentemente havia morrido e sido deixada no corredor) ou Jennifer, que é avistada por Pablo com a câmera depois de alguns minutos dentro do apartamento. A criança estava com os olhos vermelhos, a pele pálida e parecia paralisada. O policial então se aproxima para aplicar a injeção com tranquilizante, mas acaba sendo mordido. Pablo e Manu correm para sair do apartamento e se deparam com a idosa gritando e tentando atacá-los. Manu então a acerta com um martelo fazendo-a desmaiar.

Eles voltam ao salão principal do prédio e deparam-se com os moradores tentando fechar a porta da tecelaria, Ángela avisa que as pessoas infectadas estão tentando fugir. Depois de consegui-los conter por alguns instantes, todos os que ainda não foram infectados sobem as escadas correndo. Enquanto se dirigem para cima, descobrem que toda a família de japoneses, que havia tido aparições rápidas durante o filme, havia sido infectada. Ángela e Pablo são obrigados a combatê-los. Em uma conversa com o inspetor do prédio, trancados em outro apartamento, os não-infectados descobrem que há uma saída possível do prédio (que ainda encontrava-se cercado pela polícia), passando pela tecelaria e pelos esgotos, mas que seria necessário atravessar uma porta blindada (que não se pode arrombar) e que para abri-la seria necessário ter as chaves, que encontravam-se no apartamento do síndico. Antes que pudesse dar mais detalhes, o inspetor é brutalmente atacado por um infectado e torna-se rapidamente agressivo.

Ángela, Pablo e Manu lembram-se de que o apartamento do síndico fica no andar de cima (informação fornecida durante uma contagem de pessoas). Eles então se deparam com mais infectados pelo caminho e, por fim, somente Ángela e seu câmera conseguem chegar ao apartamento de cima.

Depois de encontrar a chave que estava em uma gaveta, Ángela e Pablo parecem ser os únicos sobreviventes, todos os outros estavam mortos ou infectados. Ao sair do apartamento, tentam descer para chegar ao sistema de esgotos e escapar do prédio, mas podem ver que todos os andares da escada têm pessoas infectadas, assustados começam a correr sendo perseguidos por vários infectados. Eles então chegam à cobertura, que encontra-se trancada por uma chave. Na primeira tentativa, Ángela consegue abrir a porta e entrar no apartamento antes que as pessoas possuídas consigam alcançá-los. A repórter e o câmera descobrem que o antigo morador do lugar era um agente do Vaticano acusado de isolar um vírus que se acredita ser a causa biológica para a possessão demoníaca. Eles percebem que o antigo morador do lugar era um aficionado pelo assunto da possessão. Em suas paredes, encontravam-se vários recortes de jornais e anotações fazendo menção a uma menina que havia sido infectada pelo vírus. O agente teria sequestrado a menina e levado até a cobertura para fazer pesquisas e tentar curá-la, durante esse tempo, porém, o vírus sofreu uma mutação, que o tornou mais poderoso e mais fácil de ser transmitido, através da saliva. O agente então decidiu abandonar o lugar e deixá-la morrer por inanição ou desidratação. Uma porta para o sótão é aberta e Pablo sobe para olhar o que há no lugar, como não havia iluminação, ele liga a luz da sua câmera, podendo apenas olhar o que é iluminado por ela, ele inicia uma volta panorâmica para ver todo o local, quase no final da vota, uma pessoa infectada pula em direção à câmera e quebra a lâmpada. Os dois se escondem em um cômodo do apartamento e Pablo usa a visão noturna de sua câmera para ver se a pessoa infectada voltará. A pessoa que desce do sótão está extremamente magra e conclui-se que ela é a menina que havia sido raptada pelo agente, que deixou a menina trancada no apartamento. A menina vai até à cozinha, onde eles estão escondidos, à procura de comida. A presença de ambos não é percebida até que eles tentam sair do local e acabam esbarrando em um objeto que cai e chama a atenção da menina infectada. Pablo começa a correr e é violentamente atacado, fazendo com que a câmera caia. Ángela aparece em frente à câmera caída no chão. O filme termina com a repórter sendo arrastada pela menina. REC não apresenta mais explicações do que aconteceu depois disso, se algum deles sobreviveu. A sua continuação, REC 2, fala do que acontece depois que a polícia decide entrar no prédio e REC 3 explica o princípio dos acontecimentos.

0 Comentários: