MAÇONARIA: SINAIS E TOQUES

Print Friendly and PDF





Figura explicativa de alguns apertos de mãos maçonicos.


Aperto de mestre-maçom PATA DO LEÃO


Aperto de mão de aprendiz.




A imagem acima é um sinal de aprendiz. É a posição em que toma o juramento maçonico com uma bíblia na mão.




Este sinal é feito após o juramento, que passa com a mão aperta pelo pescoço como se fosse uma navalha fazendo jus ao jugamento caso revele os segredos: "que se violar este juramento, seja-me arrancada a língua, o pescoço cortado e meu corpo enterrado na areia do mar."


Aperto maçom grau 2 (COMPANHEIRO)


Esta é a posição do juramento de um maçom de 2ºgrau, em que a mão esquerda repousa sobre uma bíblia, um compasso e um esquadro.


Esse sinal significa a pena caso revele os segredos do segundo grau: "que o meu peito seja aberto e meu coração seja arrancado e dado às bestas selvagens"


Um aperto de mão do grau 3


Essa é a posição de juramento do grau 3, feito sobre a bíblia, compasso e esquadro.


Indica a penalidade do juramento: "ter meu corpo cortado, as minhas entranhas retiradas e tornadas cinza que será lançada aos quatro ventos".

É claro que existem mais sinais maçonicos, esses apresentados são apenas dos três primeiros graus.

FONTE: http://rodrigojeferson.blogspot.com/2010/11/maconariasinais-e-toques.html

0 Comentários: