Manasa deusa das serpentes

Print Friendly and PDF



Manasa ( Bengali : মনসা, Manasha) também Mansa Devi é a deusa hindu das cobras, adorada principalmente em Bengala e outras partes do norte e nordeste da Índia , principalmente para a prevenção e cura de picada de cobra e também para a fertilidade e prosperidade. Manasa  é irmã de Vasuki , rei das Nāgas  e esposa de sage Jagatkāru (Jaratkāru). Ela também é conhecida como Vishahara (destruidora de veneno), Jagadgaurī , Nityā (eterna) and Padmavati .
Seus mitos enfatizam seu mau humor e infelicidade, devido à rejeição por seu pai e marido Shiva, e o ódio de sua madrasta, Chandi (esposa de Shiva, identificado com Parvati neste contexto). Em algumas escrituras, o sábio Kashyapa é considerado o pai dela, em vez de Shiva. Manasa é descrita como uma deusa mais dura para as pessoas que se recusaram a adorá-la.Por sua ascendência mista, Manasa tinha o objetivo de estabelecer plenamente a sua autoridade como uma deusa e adquirir firmes devotos humanos,uma vez que entre as demais deidades sua plena divindade foi negada.
Manasa é retratada como uma mulher coberta com cobras, sentado em um lótus ou de pé em cima de uma cobra. Ela é protegida por sete cobras. Às vezes, ela é representada com uma criança no colo. A criança é assumido como sendo seu filho, AstikaEla é muitas vezes chamado de "a deusa de um olho só", como um de seus olhos foi queimado por sua madrasta Chandi.

Origem

Originalmente uma deusa Adivasi (tribal), Manasa foi aceita no panteão de grupos hindus de castas inferiores. Mais tarde, ela foi incluída em uma casta superior no panteão hindu, onde ela é agora considerado como uma deusa hindu em vez de um tribal.Na Grécia Antiga, há uma deusa chamada Manasa encontrado nos registros de Micenas, escrito como ma -na-sa em Linear B. Como uma deusa hindu, ela foi reconhecida como filha do sábio Kashyapa e Kadru, a mãe de todas as Nagas. Por volta do século 14, Manasa foi identificada como a deusa da fertilidade e ritos de casamento e foi assimilado no panteão Shaiva como um parente de Shiva. Mitos glorificado ela descrevendo que ela salvou Shiva depois que ele bebeu veneno, e venerada como a "removedora de veneno". Sua popularidade cresceu e se espalhou para o sul da Índia, e seu culto começou a rivalizar com Shivanismo em si. Como conseqüência, as histórias que atribuem o nascimento Manasa a Shiva e, finalmente, o Shivanismo adotou esta deusa indígena na tradição bramânica do sistema do hinduísmo.

Culto

 O culto de Manasa é mais difundida em Bengala, onde ela é ritualmente adorado em templos. A deusa é amplamente adorado na época das chuvas, quando as cobras são mais ativos.
 Manasa é cerimonialmente adorada em Nag Panchami - um festival de culto a cobras no mês hindu de Shravan (julho-agosto). Mulheres bengalis observam o jejum (vrata) neste dia leite é ofertado em buracos de cobra.Geralmente, Manasa é adorada sem imagem. Um galho de uma árvore, um pote de barro ou uma imagem de barro de uma cobra representam a deusa, embora as imagens de Manasa sejam adoradas também. Ela é adorada por proteção e de cura de picadas de cobras e doenças infecciosas como a varíola e catapora.

LORD KRONUS
LORD KRONUS
Admirador do Oculto e cinéfilo. azerate666@hotmail.com Confira mais textos deste autor clicando aqui

0 Comentários: