EURONYMOUS X VARG

Print Friendly and PDF


No dia 10 de agosto de 1993, o guitarrista do Mayhem Ostein Aarseth, mais conhecido na cena Black Metal norueguesa como Euronymous, foi assassinado a facadas por Kristian “Varg” Vikernes, da banda-de-um-homem-só Burzum. A tensão entre os dois já durava algum tempo, culminando na premeditação de Euronymous de tentar apagar Varg, seu fracasso nessa missão e o subsequente assassinato.

Um dos amigos de Euronymous, que não foi exatamente muito esperto ao divulgar aos quatro ventos o que estava planejando, contou isso a Varg, que resolveu tirar satisfações e acabar com aquilo de uma vez. Após uma breve discussão, o guitarrista tentou esfaquear Varg, mas este foi mais rápido em pegar sua faca escondida na bota. Segundo o próprio, em sua autobiografia disponível na internet, não havia nada premeditado no sentido de matar Euronymous, e tudo o que aconteceu foi única e exclusivamente em legítima defesa. Por este crime, Varg foi condenado a 21 anos de prisão, mas foi solto recentemente, no início de 2010.

A história dos dois envolve inveja, comparações entre as respectivas bandas (Mayhem e Burzum), igrejas cristãs queimadas ainda em 1993 e a existência de uma sociedade chamada Black Metal Inner Circle, negada veementemente por Varg. De qualquer forma, foi ele mesmo o incendiador da igreja de Fantoft Stav, crime pelo qual acabou preso. O objetivo dessa organização era expulsar da Noruega todo e qualquer aspecto cultural vindo de fora do país, posição que Varg não hesita em defender em vários dos seus textos, inclusive quanto à questão de grupos étnicos.

A importância e influência de ambos na cena Black Metal é conhecida. Os dois tocaram no disco De Mysteriis Dom Satanas, da lenda do Black Metal Mayhem, lançado em 1994, para muitos fãs do estilo uma das maiores obras-primas do Metal extremo em todos os tempos. Já Varg fez alguns discos enquanto estava na cadeia, apenas com teclados. Alguns os classificam como geniais, mas talvez a ausência total de produção nesse tipo de disco atrapalhe a audição de quem não está acostumado ao estilo.

O mais impressionante, no entanto, é a capacidade que alguns tem de endeusar essas duas figuras, colocando-os como revolucionários e lendas do Black Metal norueguês. Euronymous se deixou levar pela inveja por Varg, e ficou tão perturbado que não se preocupou em guardar segredo de seus planos homicidas. Já Varg Vikernes (apesar
de indiscutivelmente inteligente) sempre foi um alucinado de carteirinha, assassino confesso do guitarrista, incendiador confesso de igrejas, xenófobo e racista. Poderia haver um final diferente para essa história?

Infelizmente, é bem provável que não.

0 Comentários: