LIBER LIBRAE

Print Friendly and PDF


LIBER LIBRAE
por Aleister Crowley
Svb figvrâ XXX
A.'. A.'.
Publicação em Classe B
Imprimatur:
D.D.S. 7º = 4 Praemonstrator
O.S.V. 6º = 5 Imperator
N.S.F. 5º = 6 Cancellarius


0. Aprende antes de mais nada - Ó tu que aspiras à nossa antiga Ordem! - que Equilíbrio é a base da Obra. Se tu mesmo não tens um fundamento seguro, sobre que te estabelecerás para dirigir as forças da Natureza?
1. Sabe então que, desde que o homem nasce neste mundo dentro da Escuridão da Matéria, e em meio à luta de forças antagônica, o primeiro esforço dele deve ser buscar a Luz através da reconciliação dessas forças.
2. Portanto, ó tu que tens provações problemas, regozija-te neles, pois neles há Força, e por meio deles um caminho se abre àquela Luz.
3. Como poderia ser de outra forma, ó homem cuja vida não é mais que um dia na Eternidade, uma gota no Oceano do tempo? Como, se tuas provações não fossem muitas, poderias tu purgar tua alma da escória da terra?
4. Alegra-te pois, ó Iniciado! - quanto maior a tua prova, maior o teu Triunfo. Quando os homens te insultarem, e mentirem a teu respeito, não disse o Mestre "Abençoado és tu!"?
5. Porém, ó aspirante, não permitas que tuas vitórias te provoquem Vaidade, pois com aumento de Conhecimento deveria vir aumento de Sabedoria. Aquele que sabe pouco, pensa que sabe muito; mas aquele que sabe muito aprendeu a sua própria ignorância. Vês um homem que se considera sábio? Espera mais de um tolo do que dele.
6. Não te apresses a condenar os outros; como sabes que no lugar deles terias sido capaz de resistir à tentação? E mesmo que assim fosse, por que desprezar alguém que é mais fraco do que tu?
7. Tu portanto que desejas Faculdades Mágicas, certifica-te de que tua alma é firme e segura; pois é bajulando as tuas fraquezas que os Fracos ganharão poder sobre ti. Humilha-te diante de teu Ser, no entanto não temas nem homem nem espírito. O medo é fracasso, e o precursor do fracasso: e a coragem é o início da virtude.
8. Assim, não temas os Espíritos, mas sê firme e cortês com eles; pois tu não tens direito de desprezá-los ou insultá-los; e também isto pode te desencaminhar. Comanda-os e bane-os, amaldiçoa-os pelos Grande Nomes se necessário; mas nem zombes deles nem os insultem, pois seguramente assim serás levado ao erro.
9. Um homem é aquilo que ele faz, dentro dos limites estabelecidos pelo destino que ele herda; ele é uma parte da humanidade; seus atos afetam não só o que ele chama de si mesmo, mas também o universo inteiro.
10. Respeita, e não negligencies, o corpo físico que é a tua temporária conexão com o mundo externo e material. Para isto, vê que teu Equilíbrio mental esteja acima de distúrbio por acontecimentos materiais; fortifica e controla as paixões animais, disciplina as emoções e a razão, nutre as Aspirações Elevadas.
11. Faz o bem por amor ao bem, não para seres recompensado, nem para teres a gratidão alheia, nem para despertares simpatia. Se tu és generoso, tu não ansiarás por efusões de gratidão a badalar nos teus ouvidos.
12. Lembra-te de que toda força em desequilíbrio é maligna; de que a severidade desequilibrada não é mais que crueldade e opressão; mas que também a misericórdia desequilibrada é apenas fraqueza que permitiria e toleraria o Mal. Age apaixonadamente; pensa claramente; sê Tu Mesmo.
13. O verdadeiro ritual une palavras e atos; é a expressão da Vontade.
14. Lembra-te de que esta terra é apenas um átomo no universo, e de que tu mesmo és apenas um átomo sobre ela; e de que mesmo que pudesses te tornar o Deus desta terra sobre a qual engatinhas e rastejas, tu serias, ainda assim, apenas um átomo, e um entre muitos.
15. Apesar disto, tem o maior respeito por ti mesmo, e para este fim não peques contra tu mesmo. O pecado que é imperdoável é voluntariamente com conhecimento de causa rejeitar a verdade; temer o conhecimento porque o conhecimento poderia não cortejar os teus preconceitos.
16. Para obter Poder Mágico, aprende a controlar o pensamento; admite apenas essas ideias que estão em harmonia com o fim desejado, e não toda ideia vagabunda e contraditória que se apresenta.
17. O pensamento fixado é um meio para um fim. Portanto presta atenção ao poder de pensamento silencioso e meditação. O ato material é apenas a expressão externa do teu pensamento, e portanto foi dito que "O pensamento da tolice é o pecado". O pensamento é o princípio da ação, e se um pensamento ao acaso pode produzir muito efeito, o que não poderá fazer o pensamento fixado?
18. Portanto, como já foi dito, Estabelece-te firmemente no equilíbrio das forças, no centro da Cruz dos Elementos, aquela Cruz de cujo centro a Palavra Criadora saiu ao nascer do Universo que principiava.
19. Sê tu pois ativo e pronto como os Silfos, mas evita frivolidade e capricho; sê enérgico e forte como as Salamandras, mas evita irritabilidade e ferocidade; sê flexível e atento às imagens como as Ondinas, mas evita o ócio e a inconstância; sê paciente e laborioso como os Gnomos, mas evita a torpeza e a avareza.
20. Assim tu gradualmente desenvolverás os poderes da tua alma, e te tornarás capaz de comandar os Espíritos dos elementos. Pois se tu chamasses os Gnomos para servir à tua avareza, tu não mais os comandarias, mas eles te comandariam. Abusarias tu dos puros seres dos bosques e montanhas para encher teus cofres e satisfazer a tua fome de Ouro? Rebaixarias os Espíritos do Fogo Vivo a servir à tua cólera e ao teu ódio? Violarias a pureza das Almas das Águas para que elas alcovitassem em favor da tua ânsia de deboche? Forçarias os Espíritos da Brisa da Tarde a ministrar à tua tolice e aos teus caprichos? Saibas que com tais desejos tu podes atrair apenas os Fracos, não os Fortes; e em tal caso os Fracos terão poder sobre ti.
21. Em verdadeira religião não existe sectarismo, portanto cuida-te de blasfemar o nome por que algum outro conhece seu Deus; pois se tu fizeres isto em Júpiter, tu blasfemarás YHVH, e em Osiris YHShVH. Pedi, e vos será dado! Buscai, e encontrareis! Batei, e se vos abrirá!

0 Comentários: