Revista Mundo Estranho

Print Friendly and PDF




Mundo Estranho, também conhecida como ME, é uma revista de curiosidades científicas e culturais, publicada pela Editora Abril desde agosto de 2003.


História

A revista Superinteressante publica desde 1987 a coluna Superintrigante, que responde a perguntas enviadas pelos leitores. Em agosto de 2001, é lançado o especial Mundo Estranho, compilando as melhores perguntas respondidas (com respostas atualizadas e novos infográficos). A edição se esgotou rapidamente e teve uma reimpressão. Vendeu cerca de noventa mil cópias.
Em dezembro daquele ano lançaram Mundo Estranho 2. Devido à boa recepção dessas primeira edições, resolveram dar conteúdo e formato próprios para a Mundo Estranho. Em abril de 2002 foi lançada a 3ª edição. Embora a edição quatro só saísse dois meses depois, torna-se uma revista mensal, comandada por José Augusto Lemos, que já fora editor das revistas Bizz e Set.
Em janeiro de 2003 começam a ser oferecidas assinaturas de Mundo Estranho. O número total atingido cinco meses depois superava as expectativas em 35%. Em abril daquele ano, José Augusto Lemos saía de seu cargo. Entrava em seu lugar o redator-chefe, Fábio Volpe.
Em junho de 2005, a revista passou por uma reforma gráfica que dividiu os leitores. Ex.: misturaram as perguntas antes divididas em seções e extinguiram colunas.
A partir de 2005, a Mundo Estranho passou a lançar anualmente a coleção completa de todas as suas edições, desde de 2001 até o atual ano, em formato digital, escaneadas em um único CD-ROM. Nele, o usuário encontra um software próprio para visualizar as reportagens, contém diversas ferramentas para facilitar o usuário durante a navegação pelas mais de 36 edições na íntegra.
Em abril de 2009, Fábio Volpe sai de seu cargo de redator-chefe para dirigir a redação da revista Guia do Estudante, também da Editora Abril. Em seu lugar entra a ex-editora da revista Aventuras na História, Patricia Hargreaves.
Em 2009 a revista teve o maior crescimento no número de exemplares vendidos em banca e no número de assinaturas de sua história.


Interatividade e o site novo

Na metade do ano de 2006 entra no ar o mais novo site da ME. Um site super interativo, contando com seções desde a Revista Digital ao Podcast Mundo Estranho, na qual os próprios editores da revista, com muito humor, gravam em estúdio programas semanais (a cada Quinta-Feira um programa novo vai ao ar) falando sobre games e cinema.
As matérias da revista agora podem ser conferidas com os infográficos digitalizados e ainda com uma seção chamada Info Animado na qual tais infográficos de matérias daquela e de outras edições da revista são encontradas como animações explicadas por quem entende do assunto.
As seções do site são: TV Estranha, Info Animado, Podcast, Clube Estranho e Divirta-se.

Coleção 100 Respostas

Assim como a SUPER, Mundo Estranho também teve um “filhote”. A Coleção 100 Respostas tem pequenos livros com 100 perguntas sobre um assunto. Edições publicadas:

  1. Harry Potter - junho de 2004;
  2. Super-heróis - julho de 2004;
  3. Grécia Antiga - agosto de 2004;
  4. Rock - outubro de 2004;
  5. O Senhor dos Anéis - novembro de 2004;
  6. O Código Da Vinci - dezembro de 2004;
  7. Hanna-Barbera - fevereiro de 2005;
  8. Alexandre, o Grande - abril de 2005;
  9. Sexo- abril de 2005;
  10. Star Wars - maio de 2005.
  11. Batman - julho de 2005
  12. Seriados de TV - setembro de 2005
Sobre o Autor:
LORD KRONUS
LORD KRONUS

Admirador do Oculto e cinéfilo.
azerate666@hotmail.com
Confira mais textos deste autor clicando aqui


 

0 Comentários: