SonUmbra: sombra acústica de luz

Print Friendly and PDF


A partir da tecnologia fotovoltaica e a animação, o estúdio de pesquisa Loop.pH desenvolveu um projeto experimental baseado numa instalação de iluminação, denominada SonUmbra. O experimento, realizado de forma manual, foca em explorar como fontes de energia e iluminação econômicas podem proporcionar luz.

Consiste em grandes “guarda-chuvas” que durante o dia oferecem proteção solar, enquanto à noite, lançam a luz sobre a comunidade local, utilizando a energia acumulada nas células solares embutidas em sua cobertura.

É inteligente, explora uma nova função para o setor têxtil arquitetônico e demonstra preocupação pelo planeta. Em resumo: uma solução ecológica e amigável para um problema moderno.

Está desenhado para responder à interação e à atividade das pessoas que orbitam o “guarda-chuva”, projetando uma sombra sonora da luz.

O ambiente de música rítmica, harmonias e padrões luminosos está composto pelo movimento dos visitantes – sejam ativos ou passivos. A tela do “guarda-chuva”, na qual a luz é emitida, é um trabalho feito à mão através do encaixe de muitas fibras eletroluminescentes.

Este padrão ou trama reticulada está animado conjuntamente com a geração do som envolvente e ilustra visualmente a posição dos visitantes dentro da constelação. Assim, o passear consciente ou ativamente ao redor da instalação SonUmbra, cada pessoa possui um papel no jogo, convertendo-se num elemento da composição de iluminação, do som e do espaço. Já foram construídas duas versões do SonUmbra; a primeira versão, se realizou como um espaço de jogo responsável em Mowbray Park, Sunderland, RU, enquanto a segunda foi executada através do convite para exporem sobre a experiência no MoMA, na exposição: Design and the Elastic Mind.

Conceito e desenho de iluminação: Loop.pH – Rachel Wingfield y Mathias Gmachl
Produção: Mathias Gmachl
Desenho de som e software: Alberto de Campo
Assistentes de Fabricação: Camalo Gaskin & Dave Falconer
Colaboradores: Gail Baxter, Quarini Carol, Salvadori Dani Blanco y Harry
Fotografias: via Loop.pH
Fonte: Loop.pH

EXTRAÍDO DE: ARCHDAILY