Sava Savanović

Print Friendly and PDF


Sava Savanović (Сава Савановић) é o mais popular vampiro da Sérvia.

Lenda

Acredita-se que Sava tenha vivido em um antigo moinho sobre o rio Rogačica, na vila Zarožje no município de Bajina Basta. O vampiro teria matado vários moleiros e bebido do seu sangue. Embora seja considerado o primeiro vampiro do folclore sérvio, existem relatos anteriores como o de Petar Blagojević de Veliko Gradište, morto em 1724. O caso de Petar atraiu a atenção da Europa, sob o nome de Pedro Plogojowitz, e foi um dos primeiros exemplos da histeria vampirica.

O Moinho

Durante várias décadas o moinho pertenceu à familia Jagodići, por isso era conhecido como Jagodića vodenica (o moinho dos Jagodići). Ele permaneceu em funcionamento até final dos anos 50, quando foi fechado. Um fluxo fraco, mas regular de turistas visita a cidade para conhecer o moinho do "vampiro".

Ficção

Sava Savanović aparece na história posle devedeset Godina (depois de noventa anos), escrito pelo escritor sérvio Milovan Glisic, e na sua adaptação cinematografica "Leptirica". Ele também aparece no romance StraH i njegov Sluga (Medo e seu servo), escrito por Mirjana Novakovic.

Superstição

Atualmente os moradores temem que o vampiro esteja agora sem casa e procurando um novo território. O conselho local emitiu um alerta de saúde pública para os moradores locais dizendo-lhes para esfregar alho em suas portas e janelas.


Sobre o Autor:

LORD KRONUS
LORD KRONUS
Admirador do Oculto e cinéfilo.

azerate666@hotmail.com

Confira mais textos deste autor clicando aqui

0 Comentários: