Cientistas dizem que o orçamento da NASA é inadequado para seus objetivos

Print Friendly and PDF


NASA sofre de uma "incompatibilidade" entre os seus objetivos e o orçamento que foi dado para alcançá-los, de acordo com um relatório que disse que a agência espacial dos EUA pode precisar de uma revisão completa.

O Conselho Nacional de Pesquisa, que convocou um grupo independente de cientistas dos Estados Unidos, pediu à Casa Branca para definir uma agenda clara para a agência, em meio às divergências na comunidade científica, e no país como um todo.

O relatório lamentou "a falta de um consenso nacional sobre o objetivos da NASA com voos espaciais tripulados", disse Albert Carnesale, um professor da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, que presidiu o comitê que escreveu o relatório.

"Um objetivo declarado para o programa de voo espacial humano da NASA é visitar um asteróide em 2025", disse ele, mas ele observou que os cientistas dentro da agência têm questionado este objetivo.

"Vimos evidência de que este tem sido limitadamente aceito como um destino atraente pela força de próprio trabalho da NASA, pela nação como um todo, ou pela comunidade internacional", disse ele.

Esta falta de acordo, "juntamente com o orçamento incerto, tem prejudicado a capacidade da agência para orientar o planejamento do programa e destinar verbas", disse Carnesale.

O estudo, que foi patrocinado pela Nasa, chama a Casa Branca para assumir a liderança na definição de prioridades a longo prazo para a agência espacial dos EUA.

O relatório sinaliza o que chamaram de "uma incompatibilidade entre a carteira de programas e as atividades atribuídas à Agência, e o orçamento atribuído pelo Congresso."

Ele acrescentou que "restrições legislativas inibem a NASA tornar mais eficiente a gestão do seu pessoal e infra-estrutura."

O relatório disse que há várias formas possíveis para reduzir a "incompatibilidade", embora reconheça que qualquer caminho seria difícil.

Um cenário implicaria "uma agressiva reestruturação do programa para reduzir os custos de infra-estrutura e de pessoal e melhorar a eficiência", sugere o relatório.

Outra saída seria envolver "mais partilha de custos com parcerias com outras agências do governo, indústrias do setor privado e parceiros internacionais", enquanto uma terceira possibilidade seria a de "aumentar o tamanho do orçamento da NASA."

A quarta possibilidade que a comissão sugeriu foi para o governo dos EUA reduzir consideravelmente o tamanho e escopo do portifólio da NASA para melhor atender seu orçamento atual.

FONTE: http://phys.org

0 Comentários: