Davy Jones (Mitologia)

Print Friendly and PDF


 
Davy Jones, é um personagem de lendas oceânicas que inspirou personagens de várias outras histórias fictícias. Conhecido principalmente por seu armário. Dizem que sua figura foi inspirada no molusco Sépia.
 
Lendas
 
Também chamado David Jones, é questionado se ele realmente existiu, desde o século XVIII, segundo a lenda popular de marinheiros, era um homem do mar ou, para algumas pessoas, um deus que atormentava marinheiros até a morte, atraia tempestades para navios despreparados, confundia capitães e pilotos para fazê-los errar a rota de seus navios e bater em rochedos, recifes, bancos-de-areia ou entrar em correntes marítimas perigosas, além de engajar marinheiros em missões tão perigosas, que o número de sobreviventes era ínfimo. Acredita-se que poderia também prolongar a vida de um morto ou semi-morto através de um pacto. Talvez por esse motivo em terras equatoriais, Davy Jones, equivale ao Diabo.
 
Outras Lendas

Em algumas regiões dos trópicos, é considerado como o deus que é contra o amor devido uma desilusão amorosa. Seu objetivo é fazer com que os homens não sofram como ele sofreu. É também o deus em que, segundo últimos relatos de pessoas dos trópicos, os piratas temem mais.
Quem apunhalar o coração ainda pulsante de Davy Jones terá que arrancar o seu e assumir o lugar do monstro.
 
Armário


 
O Armário de Davy Jones é uma expressão usada para definir o fundo do mar - o local de descanso dos marinheiros afogados e de quem morre no mar. É o eufemismo para a morte no oceano. O armário de Davy Jones é o purgatório, céu e inferno de quem morre no mar. Nele, as pessoas enfrentam seus medos mais profundos. A lenda diz que é o próprio Jones que arrasta as almas até o fundo do mar, mas é possível ressuscitar "se souber o caminho". A reputação de Jones e seu armário desenvolveram muito medo entre os marinheiros, fazendo com que hesitassem ao entrar em maiores detalhes.
 
Piratas do Caribe

A lenda descrita no filme diz que Davy Jones era o senhor do mar, e que poderia dar aos marinheiros que se encontrassem à beira da morte - devido a acidentes com suas embarcações - o poder de viver por 100 anos como membro de sua tripulação, ou até mesmo como parte de seu navio. Diz a lenda que Davy Jones controlava o monstro Kraken, e que ordenava ao seu "bichinho de estimação" que levasse até o fim do mundo para uma existência eterna e solitária todos aqueles que tentassem fugir de sua condenada tripulação. Mas o que todos cobiçavam era a contra proposta que perseguia a lenda de Davy Jones. Dizia-se que quem conseguisse a chave, a localização e o próprio baú da morte de Davy Jones, onde jazia seu coração arrancado pela mágoa do amor, e ainda pulsante, poderia controlar o mar - pois Davy Jones era o próprio mar - e tornar-se capitão do Holandês Voador, podendo navegar para sempre sem barreiras. Porém, ainda havia a obrigação imposta pela deusa Calypso de levar as almas para o outro lado e a desobediência a esta tarefa renderia ao novo capitão herdar não só o barco, como também tentáculos no rosto, como o do próprio Davy Jones.

Sobre o Autor:

LORD KRONUS
LORD KRONUS

Admirador do Oculto e cinéfilo.
azerate666@hotmail.com
Confira mais textos deste autor clicando aqui

0 Comentários: