ATRIVM: PARTE 2 - FOCALIZAÇÃO

Print Friendly and PDF


Utilidade da Focalização

Sua utilidade varia, mas vamos citar aqui a necessidade de se aprender onde e por que usar esta habilidade.

Focalizar-se em algo é nada mais do que simplesmente pensar somente em uma única coisa. Você se concentra somente naquilo e nada mais, esquece de tudo ao seu redor, e de todos os outros pensamentos. Por exemplo:
- Quando você está fazendo uma prova na escola, está de certa maneira focalizado somente nesta prova e em pensamentos para resolver as questões. Porém, vamos mais além (estamos vendo somente o foco geral), nesta prova tem uma questão de física, mais especificamente sobre atrito. Então, agora seus pensamentos estão todos concentrados sobre o que você
estudou sobre atrito. Ótimo, agora já estamos focalizando somente sobre atrito. Espere. Na questão fala sobre um bloco que faz atrito com algo. Agora seus pensamentos estão somente no bloco. Observe isso. Acabamos de nos focalizar somente em um pensamento, o bloco, sem pensar na superfície, nas leis da física, nos dias que o professor explicou isso, nos seus colegas de sala, no que você fez naquele dia.
Focalizar é você fazer o caminho inverso que os seus pensamentos fazem indo direto para somente um pensamento, que desencadeia todos os outros. Certo, depois deste pequeno exemplo, vamos continuar o que nos leva a próxima parte.

Focalização e Meditação

Como você leu na parte de meditação, o ato do não pensar, surge este tópico. Pois para não pensar em nada, primeiro você tem que ir cortando os pensamentos até que reste somente um, ou seja, você focaliza este pensamento até que ele desaparece.

Bem dizer, o ato de se meditar se focalizando no não pensar, já é um ato de se focalizar em algo, pois está focalizando no não pensar.

Como Focalizar

Se você compreendeu esta parte, então este mero exemplo será auto-explicativo.

Pegue uma vela e acenda-a. Agora, observe somente a chama dela, focalize somente na chama, esqueça tudo, simplesmente olhe sem desviar a atenção de modo que nada te faça desconcentrar, pense somente em "chama".

Basicamente focalizar é isso, pensar somente em uma coisa, e você não precisa usar uma vela, use qualquer objeto, focalize somente em uma característica dele, pode ser uma estrela, uma pedra, fica a sua escolha, apenas pense nisso pelo tempo que conseguir.

Exercícios de focalização

- Concentração em um Objeto Real

Escolha um objeto e o coloque em um local onde você consiga enxergá-lo. Feito isso, se posicione confortavelmente à frente dele e fixe seus olhos neste objeto.

Não desvie seu olhar do objeto e se ele começar a querer mudar de forma ou cor lute para que não mude.

Anote o tempo em que você conseguiu praticar este exercício.

- Concentração em um Som

Coloque um relógio “tic-tac” perto de você, feche os olhos e se concentre no som do relógio. Não desvie sua atenção para outros sons, a não ser o do relógio você irá ouvir. Anote o tempo em que você conseguiu praticar este exercício.

- Concentração em um Objeto Virtual

Crie com o método de visualização (ver Parte 3 – Visualização – pág. 13) uma forma em alguma superfície lisa, pode ser na parede. Ao fazer isso, focalize seus olhos nesta forma que você criou, não desvie o seu olhar e nem deixe a figura se modificar ou sumir. Anote o tempo em que você conseguiu praticar este exercício.