Quadrados Mágicos: a magia e o esoterismo na Matemática - Carlos Alberto do Nascimento

Print Friendly and PDF


Magia, antigamente chamada de Grande Ciência Sagrada pelos Magos, é uma ciência oculta que estuda os segredos da natureza e a sua relação com o homem, criando assim um conjunto de teorias e práticas que visam ao desenvolvimento integral das faculdades internas espirituais e ocultas do Homem. A magia tem características ritualísticas e cerimoniais que visam entrar em contato com os aspectos ocultos do Universo. A etimologia da palavra Magia, provém da Língua Persa, magus ou magi, que significa sábio. Da palavra "magi"; também surgiram outras tais como "magister", "magistério", "magistral", etc.

A matemática (do grego máthēma (μάθημα): ciência, conhecimento, aprendizagem: é a ciência do raciocínio lógico e abstrato. Ela envolve uma permanente procura da verdade. Nesta constante procura da verdade a matemática permeou as primeiras civilizações, e tornou possível o desenvolvimento de aplicações concretas: o comércio, o manejo de plantações, a medição de terra, a previsão de eventos astronômicos, e por vezes, a realização de rituais religiosos.

Entre os rituais religiosos temos os símbolos, que possuem um significado de natureza mágica ou esotérica entre eles temos os Pantáculos. Os pantáculos quando gravados em um talismã, dão a este a capacidade de irradiar as forças do Cosmos. Um exemplo são os pantáculos do Rei Salomão. Outros são confeccionados contendo Quadrados mágicos associados a Planetas, a fim de obter destas os influxos astrais.

Quadrado Mágico é uma tabela quadrada de lado N , onde a soma dos números das linhas, das colunas e das diagonais é constante, sendo que nenhum destes números se repete.

Os quadrados mágicos são classificados em:
Imperfeito ou Defeituoso - que não obedece a todas as regras de um quadrado mágico. Por exemplo, um quadrado mágico onde a soma das linhas e colunas são iguais, mas a das diagonais não;
Hipermágico - que tem certas propriedades adicionais, além de obedecer às regras básicas. Por exemplo, um quadrado mágico onde, trocando-se duas colunas de lugar, forma-se um outro quadrado mágico; e
Diabólico É um quadrado hipermágico com muitas propriedades ou com propriedades muito complexas. O nome diabólico tem sua provável origem na dificuldade em se formá-lo.

Na Kabbalah um Kamea é um “quadrado mágico” contendo os números e nomes (da conversão numérica para o alfabeto hebraico) divinos que servem como janelas para entender a natureza do ser humano e como ela interage com o macrocosmos. Para isso os planetas receberam um kamea para cada um, depois se relacionaram através dos astrólogos para cada um representar também um signo do zodíaco.

Quadrado mágico do Sol:
Rege o signo de Leão

Quadrado mágico da Lua:
Rege o signo de Câncer

Quadrado mágico do planeta Júpiter:
Rege os signos Sagitário e Peixes

Quadrado
mágico de Marte:
Rege os signos Áries e Escorpião

Quadrado mágico de Saturno:
Rege o signo Capricórnio

Quadrado mágico do Planeta Vênus:
Rege os signos Touro e Libra

Quadrado mágico do planeta Mercúrio:
Rege os signos Gêmeos, Virgem e Aquário

Além disto, cada Planeta está associado diretamente a um número sagrado, que é a somatória de todos os valores dentro do Kamea. Assim sendo, o número associado de Saturno é 45 (1+2+3+4+5+6+7+8+9), Júpiter é 136, Marte é 325, Vênus é 1225, Mercúrio é 2080 e a Lua é 3321. E o Sol? Se somarmos os números do Kamea do SOL, teremos 1+2+3+4…+34+35+36… adivinhem que número resulta desta soma? 666. Assim sendo, na Kabbalah, o número 666 sempre representou Tiferet, o SOL. Desde muito e muitos milhares de anos atrás. Tiferet representa a união do macrocosmos com o microcosmos, o momento onde o homem derrota o dragão simbólico (que representa os quatro elementos) e se torna um iluminado e, como tal, senhor de seu próprio destino. Tiferet é o mais alto grau de consciência que um encarnado pode atingir.

Os rituais esotéricos existem há séculos e os quadrados mágicos tiveram uma enorme repercussão por causa de seu poder talismânico. Os árabes foram os responsáveis por este conhecimento. O quadrado evoca, com seu limite restrito, o sentido secreto e oculto. Além disso, é um veículo para captar e mobilizar virtuosamente seu pedido preservando seus poderes se você fizer com boas intenções. Para conquistar a sorte que esses algarismos carregam, é preciso usar as combinações formadas por cada linha, estejam elas na vertical, horizontal ou diagonal.

1 Comentários:

Anônimo disse... 1 de novembro de 2017 às 16:56

Obrigado!