Significado Esotérico da Mona Lisa

Print Friendly and PDF


Este quadro, considerado a maior obra de arte de todos os tempos, tem uma representação alquímica profunda. Segundo o Mestre Samael, a Gioconda representa a Divina Mãe Kundalini, a sagrada Mãe Alquimia ou, para Fulcanelli, é a poderosa Mãe Viúva, ou seja, a Ciência da Alquimia (não à toa, os maçons Iniciados são chamados de “os filhos da Mãe Viúva”, representação que vem do Egito Antigo, onde Hórus é filho de Ísis, a viúva do defunto Osíris).

Vemos uma figura austera de mulher, cujo sorriso é, ao mesmo tempo, agradável e marcial (pois nossa Mãe Divina é, segundo Samael, “terror de Amor e Lei”).

Ela veste roupa nas cores vermelha e verde, as duas cores fundamentais do sufismo e da Alquimia, ou seja, as cores do Leão Verde e do Leão Vermelho, as duas mais poderosas forças da Alquimia, nosso Ser (verde) e nossa Mãe Kundalini (vermelho).

Suas mãos estão numa postura (mudra) de defesa, representando que ela alegoriza a ciência hermética, esotérica. E Ela mostra não a totalidade dos dedos de suas mãos, mas tão somente 9 dedos. O que representa o número 9 dentro da Alquimia senão o Arcano 9 do Tarô, o Eremita solitário? A Nona Esfera da Magia Sexual? Os 9 Céus e os 9 Infernos de Dante?

Ao fundo dessa maravilhosa obra vemos dois Caminhos, as famosas Vias Seca (à nossa esquerda) e Úmida (à nossa direita) da Alquimia Sagrada.

O Caminho Úmido indica a Senda Nirvânica, que é uma senda maravilhosa, e o Caminho Seco, que assinala o Caminho Direto para Deus, para o Absoluto, que é um Caminho Superior. Porém, esses dois Caminhos só existem quando compreendemos que eles têm um Guardião, que é essa bela e austera Senhora, nossa Mãe Divina Interior Kundalini. Sem Ela, não há (e nunca poderá haver) um autêntico trabalho de Alquimia.

Da Vinci conhecia a fundo a ciência alquímica e por meio da Imaginação, da Inspiração e da Intuição, ele conheceu sua Mãe Divina particular, representada no quadro da Mona Lisa (pois todos nós temos a nossa própria e íntima Mãe).

Ah, uma última observação: os nomes Mona Lisa e Gioconda têm as 3 letras fundamentais IAO, que são os mantras secretos dos gnósticos. IAO é um dos mantras sagrados da Magia Sexual.

FONTE: GNOSIS ONLINE

0 Comentários: