SOL LIBERA QUATRO EXPLOSÕES SOLARES POTENTES

Print Friendly and PDF


O sol desencadeou quatro explosões solares potentes em pouco menos de 24 horas, marcando a atividade mais intensa ainda este ano.

A NASA diz que uma das explosões foi classificada como uma X3.2, com chamas de classe X, sendo o tipo mais intenso.

"Este é o mais forte surto de classe X de 2013 até agora, superando em força as duas erupções de classe X que ocorreram no início do período de 24 horas", disse a agência espacial dos EUA.

A quarta erupção classe X ocorreu nesta quarta-feira. As últimas erupções começaram no dia 13 de maio e enviou para fora explosões de radiação do sol, conhecida como ejeções de massa coronal (CMEs). A mais forte viajou particularmente rápido, a uma velocidade de cerca de 2253 km por segundo.

A NASA diz que as CMEs produzirá uma nuvem mesclada de material solar que "pode ​​dar um rude golpe na STEREO-B e a nave espacial Epoxi", que são observatórios espaciais em órbita da Terra para monitorar tempestades solares e cometas.

"Os operadores da missão foram notificados. Se justificável, as operadoras podem colocar sondas em modo de segurança para proteger os instrumentos do material solar", disse.

Especialistas dizem que um aumento na atividade solar é comum agora porque o sol está em uma fase de seu ciclo de atividade de 11 anos que está se aproximando de seu ápice, previsto para 2013.

De acordo com especialistas do clima espacial na Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, mais fortes erupções solares podem ser esperadas nos próximos dias.

Embora CMEs enviem radiação potente, a Terra é protegida por seu campo magnético. A Atividade solar pode interromper temporariamente os sinais de GPS e de satélites de comunicações, mas a maioria das pessoas não vai notar quaisquer efeitos em suas vidas diárias.

O primeiro surto de classe X deste ciclo solar ocorreu em fevereiro de 2011.

A maior até agora do atual ciclo foi documentada como um X6.9 em agosto de 2011.

AFP

FONTE: ABC NEWS

0 Comentários: