FACEBOOK
CONTATO
FEED
YOUTUBE
TWITTER
LINKEDIN
EnglishFrenchGermanSpainItalianRussian

CURRENT 93

Print Friendly and PDF


Current 93 é um eclético grupo britânico de música experimental, trabalhando desde o início de 1980. A banda foi fundada em 1982 por David Tibet (David Michael Bunting, rebatizado como "Tibet" por Genesis P-Orridge em algum momento antes da formação do grupo).

Tibet tem sido a única constante no grupo, apesar de Steven Stapleton (de Nurse With Wound) ter aparecido em quase todos os releases da Current 93. Michael Cashmore também tem sido um colaborador constante desde Thunder Perfect Mind. Douglas P. De Death In June tocou em mais de uma dúzia dos lançamentos da Current 93, e Steve Ignorant de Crass (usando o nome Stephen Intelligent), Boyd Rice, runologist Freya Aswynn, Nick Cave, Björk, Andrew W.K., Will Oldham, Ben Chasny, Rose McDowall, Tiny Tim, Tony Wakeford de Sol Invictus, Marc Almond, John Balance de Coil, Antony Hegarty de Antony and the Johnsons, Baby Dee e Ian Read of Fire + Ice, também emprestaram seus talentos ao longo dos anos. Tibet é apreciador das obras do escritor norte-americano Thomas Ligotti, e convidou-o a colaborar com a Current 93.

A Current 93 lançou mais de vinte álbuns e muitos singles, também foi convidada em muitos dos registros dos artistas listados acima. Tibet também colaborou com Nature and Organisation e The Hafler Trio.

Grande parte do trabalho inicial da Current 93 foi semelhante ao da música industrial do final de 1970 e início dos anos 1980: abrasivos loops de fita magnética, monótonos ruídos de sintetizadores e impiedosos vocais distorcidos de Tibet. Este trabalho inicial tornou-se influente na cena gótica. Em trabalhos posteriores Tibet aparece principalmente rejeitando tais armadilhas em favor de um som mais orgânico, rotulado por alguns como "folk apocalíptico".

As letras do Tibet têm sido bastante consistentes. As gravações anteriores refletem sua preocupação com a morte, Cristo, o misticismo, Aleister Crowley (Tibet pegou emprestado o termo "Current 93" de Crowley - a Corrente 93 sendo a atual de Thelema e Agape), budismo tibetano, o gnosticismo, runas, suásticas, Noddy, The Wicker Man, e uma variedade de noções de ocultismo. No período posterior as gravações do grupo cada vez mais refletem o interesse de Tibet no misticismo cristão. Tibet afirmou que ele se identifica como cristão.

Influências literárias Les Chants de Maldoror (Os Cantos de Maldoror) de Conde de Lautréamont, a Bíblia, Os Eddas Poéticas, Hildegard von Bingen, John Dee, Heptarchia Mystica, O Trovão, Mente Perfeita , William Blake, Louis Wain, Thomas Ligotti, o autor ocultista britânico Arthur Machen (criador do título The Inmost Light"), M.R. James, A Nuvem do Desconhecimento, Conde Eric Stenbock e Russell Hoban.

As influências musicais incluem cânticos religiosos, tradicional música folclórica, The Tam Lin ballad, The Incredible String Band, Sand, Comus, Blue Öyster Cult, Black Sabbath, Love, Shirley Collins, algumas bandas progressivas como Yes, King Crimson, Emerson, Lake & Palmer, e o compositor britânico Kaikhosru Shapurji Sorabji.

David Keenan em seu livro England's Hidden Reverse - A Secret History of the Esoteric Underground (SAF Publishing 2003)
cobre extensivamente a evolução musical de
Tibet junto Coil, Stephen Stapleton,
e outros.

Nature Unveiled (1984)

Dogs Blood Rising (1984)

Live at Bar Maldoror (1985)

In Menstrual Night (1986)

Dawn (1987)

Imperium (1987)

Christ and the Pale Queens Mighty in Sorrow (1988)


Swastikas for Noddy (1988)

Earth Covers Earth (1988)

Crooked Crosses for the Nodding God (1989)

Looney Runes (1990)

Thunder Perfect Mind (1992)

Of Ruine or Some Blazing Starre (1994)

All The Pretty Little Horses: The Inmost Light (1996)

Soft Black Stars (1998)

Sleep Has His House (2000)

Faust (2000)

The Great In The Small (2001)

How He Loved The Moon (Moonsongs For Jhonn Balance) (2005)

Hypnagogue/Hypnagogue II (2005)

Black Ships Ate the Sky (2006)

Aleph at Hallucinatory Mountain (2009)

Baalstorm, Sing Omega (2010)

HoneySuckle Æons (2011)

0 Comentários: