Dagon

Print Friendly and PDF



Dagon ou Dagom é um deus fenício e cananeu.

Segundo o escritor fenício Sanconíaton, traduzido do fenício por Filo de Biblos e preservado por Eusébio de Cesareia, Urano casou-se com sua irmã Ge, e teve vários filhos: Ilus, também chamado de Cronos, Betylus, Dagon, que significa Siton (pão-trigo) e Atlas. Dagon, depois que desenvolveu o pão de trigo, foi chamado de Zeus Arotrius.

De acordo com a bíblia, quando os filisteus capturaram a Arca da Aliança, colocaram-na no templo de Dagom, em Asdode, mas no dia seguinte Dagom estava prostrado diante da arca, e no outro dia ele estava prostado, com cabeça e palmas das mãos cortadas, sobrando apenas o tronco. Com medo, e por causa de outras pragas, os filisteus levaram a Arca até Gate.
 
Lovecraft
 
Dagon é uma "divindade" que habita o sombrio mundo criado por H.P. Lovecraft em seus contos. Ele foi inspirado em um antigo Deus Semita (de mesmo nome), que representava a fertilidade, e a abundância na pesca. Esse mesmo "deus" e seus templos de adoração são referenciados por diversas vezes no Antigo Testamento, em trechos de José e Samuel. O evento mais conhecido nas escrituras, é a destruição de um de seus templos por Sansão, em seu último ato.
Dagon aparece como peça-chave nos contos ambientados na ficticia cidade de Innsmouth. Como é descrito no conto A Sombra sobre Innsmouth, Obed Marsh, capitão da principal embarcação pesqueira de Innsmouth, após retornar de uma viagem ao Oriente Médio, destituiu a Igreja Católica da cidade, clamando que havia conhecido divindades poderosíssimas, que poderiam suprir seu povo com ouro e gemas preciosas, além de garantir fartura em sua principal atividade. a pesca. Em troca, sacrifícios humanos eram oferecidos de tempos em tempos aos "Profundos", em nome de Dagon e Hydra, seus projenitores. (para maiores detalhes, veja Esotérica Ordem de Dagon e Dagon e Hydra.)
Há um filme livremente inspirado nos contos sobre Dagon e Innsmouth, intitulado simplesmente Dagon, foi lançado em 2001 sem grande alarde, mas é considerado um dos melhores filmes baseados na obra de Lovecraft.

Notas

  • A banda de Death metal técnico Nile, fez uma música chamada "4th Arra of Dagon", baseada nessa história de Lovecraft. Está incluída em seu último álbum, Those Whom The Gods Detest (2009).

  • Sobre o Autor:
    LORD KRONUS
    LORD KRONUS
    Admirador do Oculto e cinéfilo. azerate666@hotmail.com Confira mais textos deste autor clicando aqui

    0 Comentários: