Hubal (em árabe: هبل) foi um deus adorado na Arábia
pré-islâmica, nomeadamente na Caaba em Meca. Seu ídolo era uma figura humana,
que se acredita controlar os atos de adivinhação, que foram feitas lançando
flechas na frente da estátua. A direção em que as setas apontavam eram
perguntas respondidas ao ídolo. Acesso ao ídolo foi controlado pela tribo
coraixitas. Devotos de Hubal lutaram contra os seguidores de Maomé na batalha
de Badr. Depois de Muhammad entrar em Meca em 630, a estátua de Hubal foi
retirado da Kaaba.
As origens do culto de Hubal são incertos, mas o nome é encontrado em inscrições de Nabataea no norte da Arábia (o território da moderna Síria e Iraque). Os poderes específicos e identidade atribuída a Hubal são igualmente claras.
As origens do culto de Hubal são incertos, mas o nome é encontrado em inscrições de Nabataea no norte da Arábia (o território da moderna Síria e Iraque). Os poderes específicos e identidade atribuída a Hubal são igualmente claras.
Hubal mais proeminente aparece em Meca, onde uma imagem sua
era adorado na Caaba. Segundo
Karen Armstrong, o santuário foi dedicado a Hubal, que era adorado como o maior
dos 360 ídolos da Kaaba contidos, o que provavelmente representavam os dias do
ano. Livro
Hisham Ibn Al Kalbi de Ídolos descreve a imagem como forma de como um ser
humano, com a mão direita quebrada e substituída por uma mão de ouro. De acordo
com Ibn Al Kalbi, a imagem foi feita de vermelho ágata, enquanto Al -Azraqi,
um comentarista início islâmica, descreveu-a como de "cornalina
pérola". Al-Azraqi
também relata que "tinha um cofre para o sacrifício", e que a oferta
consistia de uma centena de camelos. Ambos
os autores falam de sete flechas, colocadas diante da imagem, que foram
lançados para a adivinhação, em casos de morte virgindade e casamento.
De acordo com Ibn Al-Kalbi, a imagem foi criada pelo 'Khuzaymah ibn-Mudrikah ibn-al-Ya ibn-Change, mas uma outra tradição, registrada por Ibn Ishaq, sustenta que Amr ibn Luhayy, líder do Khuza'a tribo, colocou uma imagem de Hubal na Kaaba, onde foi adorado como uma das divindades principais da tribo. A data para Amr é disputada, com datas tão tarde como o fim do século IV dC sugerido, mas o que é certo é que os coraixitas se tornou mais tarde os protetores do lugar antigo santo, suplantando o Khuza'a.
Um conto gravado por Ibn Al-Kalbi tem avô de Muhammad Abdul Mutallib prometendo sacrificar um de seus dez filhos. Ele consultou as setas de Hubal para descobrir qual criança que ele deve escolher. As setas apontam para seu filho Abd-Allah, o futuro pai de Maomé. No entanto, ele foi salvo quando 100 camelos foram sacrificados em seu lugar. De acordo com Tabari, Abdul Mutallib mais tarde também trouxe o bebê Muhammad se diante da imagem.
De acordo com Ibn Al-Kalbi, a imagem foi criada pelo 'Khuzaymah ibn-Mudrikah ibn-al-Ya ibn-Change, mas uma outra tradição, registrada por Ibn Ishaq, sustenta que Amr ibn Luhayy, líder do Khuza'a tribo, colocou uma imagem de Hubal na Kaaba, onde foi adorado como uma das divindades principais da tribo. A data para Amr é disputada, com datas tão tarde como o fim do século IV dC sugerido, mas o que é certo é que os coraixitas se tornou mais tarde os protetores do lugar antigo santo, suplantando o Khuza'a.
Um conto gravado por Ibn Al-Kalbi tem avô de Muhammad Abdul Mutallib prometendo sacrificar um de seus dez filhos. Ele consultou as setas de Hubal para descobrir qual criança que ele deve escolher. As setas apontam para seu filho Abd-Allah, o futuro pai de Maomé. No entanto, ele foi salvo quando 100 camelos foram sacrificados em seu lugar. De acordo com Tabari, Abdul Mutallib mais tarde também trouxe o bebê Muhammad se diante da imagem.
Após a derrota por forças de Maomé na batalha de Badr, Abu
Sufyan ibn Harb, líder do exército coraixitas, disse ter chamado em Hubal de
apoio para obter a vitória em sua próxima batalha, dizendo: "Mostre sua
superioridade, Hubal".
Quando Maomé conquistou Meca em 630, ele removeu e destruiu a estátua de Hubal,
junto com as outras 360 imagens na Caaba, e re-dedicou a estrutura para Alá.
Pode haver algum fundamento de verdade na história que Amr
viajou na Síria e trouxe de lá os cultos das deusas Uzza e Manat, e tinha
combinado com o de Hubal, o ídolo do Khuza'a. segundo Al-Azraqi, a imagem foi
levada para Meca "da terra do Hit na Mesopotâmia" (hit no atual
Iraque). Philip K. Hitti, que relaciona o nome Hubal para uma palavra aramaica
para o espírito, sugere que a adoração de Hubal foi importado para Meca a
partir do norte da Arábia, possivelmente a partir de Moab ou Mesopotâmia. Hubal
pode ter sido a combinação de Hu , que significa "espírito" ou
"deus", e o MAOB deus Baal significa "mestre" ou "senhor".
Fora Arábia do Sul, nome Hubal aparece apenas uma vez, em uma inscrição
Nabataean ; há hbl é mencionado junto com os deuses Dushara (ذو الشراة) e Manawatu - o último, como Manat, também
foi popular em Meca. Com base na evidência delgado tal, tem sido sugerido que
Hubal "pode realmente ter sido um Nabataean". Há também inscrições
no qual a palavra Hubal parece ser parte de nomes pessoais, traduzíveis como
"filho de Hubal" ou "fabricado pela Hubal".
A escassez de evidências sobre Hubal torna difícil a
caracterização de seu papel ou identidade em mitologias pagãs árabes. O século
19 estudioso Julius Wellhausen sugeriu que Hubal foi considerado como o filho
de al-Lat e irmão de Wadd.Hugo Winckler no início do século XX especularam que
Hubal era uma divindade lunar, uma visão que foi repetido por outros
estudiosos.Isso foi derivada da teoria Ditlef Nielsen que a mitologia árabe
sulista foi baseada em uma trindade de Lua-pai, mãe e dom a estrela da noite (o
planeta Vênus) previstas como seu filho. Estudiosos mais recentes rejeitaram essa
visão, em parte porque é especulação, mas também porque uma origem Nabataean
faria o contexto das crenças do sul da arábia irrelevante.
LORD
KRONUS
Admirador do Oculto e cinéfilo.
azerate666@hotmail.com
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