Hubal

Print Friendly and PDF




Hubal (em árabe: هبل) foi um deus adorado na Arábia pré-islâmica, nomeadamente na Caaba em Meca. Seu ídolo era uma figura humana, que se acredita controlar os atos de adivinhação, que foram feitas lançando flechas na frente da estátua. A direção em que as setas apontavam eram perguntas respondidas ao ídolo. Acesso ao ídolo foi controlado pela tribo coraixitas. Devotos de Hubal lutaram contra os seguidores de Maomé na batalha de Badr. Depois de Muhammad entrar em Meca em 630, a estátua de Hubal foi retirado da Kaaba.

As origens do culto de Hubal são incertos, mas o nome é encontrado em inscrições de Nabataea no norte da Arábia (o território da moderna Síria e Iraque). Os poderes específicos e identidade atribuída a Hubal são igualmente claras.
Hubal mais proeminente aparece em Meca, onde uma imagem sua era adorado na Caaba. Segundo Karen Armstrong, o santuário foi dedicado a Hubal, que era adorado como o maior dos 360 ídolos da Kaaba contidos, o que provavelmente representavam os dias do ano. Livro Hisham Ibn Al Kalbi de Ídolos descreve a imagem como forma de como um ser humano, com a mão direita quebrada e substituída por uma mão de ouro. De acordo com Ibn Al Kalbi, a imagem foi feita de vermelho ágata, enquanto Al -Azraqi, um comentarista início islâmica, descreveu-a como de "cornalina pérola". Al-Azraqi também relata que "tinha um cofre para o sacrifício", e que a oferta consistia de uma centena de camelos. Ambos os autores falam de sete flechas, colocadas diante da imagem, que foram lançados para a adivinhação, em casos de morte virgindade e casamento.
De acordo com Ibn Al-Kalbi, a imagem foi criada pelo 'Khuzaymah ibn-Mudrikah ibn-al-Ya ibn-Change, mas uma outra tradição, registrada por Ibn Ishaq, sustenta que Amr ibn Luhayy, líder do Khuza'a tribo, colocou uma imagem de Hubal na Kaaba, onde foi adorado como uma das divindades principais da tribo. A data para Amr é disputada, com datas tão tarde como o fim do século IV dC sugerido, mas o que é certo é que os coraixitas se tornou mais tarde os protetores do lugar antigo santo, suplantando o Khuza'a.
Um conto gravado por Ibn Al-Kalbi tem avô de Muhammad Abdul Mutallib prometendo sacrificar um de seus dez filhos. Ele consultou as setas de Hubal para descobrir qual criança que ele deve escolher. As setas apontam para seu filho Abd-Allah, o futuro pai de Maomé. No entanto, ele foi salvo quando 100 camelos foram sacrificados em seu lugar. De acordo com Tabari, Abdul Mutallib mais tarde também trouxe o bebê Muhammad se diante da imagem.
Após a derrota por forças de Maomé na batalha de Badr, Abu Sufyan ibn Harb, líder do exército coraixitas, disse ter chamado em Hubal de apoio para obter a vitória em sua próxima batalha, dizendo: "Mostre sua superioridade, Hubal". Quando Maomé conquistou Meca em 630, ele removeu e destruiu a estátua de Hubal, junto com as outras 360 imagens na Caaba, e re-dedicou a estrutura para Alá.
Pode haver algum fundamento de verdade na história que Amr viajou na Síria e trouxe de lá os cultos das deusas Uzza e Manat, e tinha combinado com o de Hubal, o ídolo do Khuza'a. segundo Al-Azraqi, a imagem foi levada para Meca "da terra do Hit na Mesopotâmia" (hit no atual Iraque). Philip K. Hitti, que relaciona o nome Hubal para uma palavra aramaica para o espírito, sugere que a adoração de Hubal foi importado para Meca a partir do norte da Arábia, possivelmente a partir de Moab ou Mesopotâmia. Hubal pode ter sido a combinação de Hu , que significa "espírito" ou "deus", e o MAOB deus Baal significa "mestre" ou "senhor". Fora Arábia do Sul, nome Hubal aparece apenas uma vez, em uma inscrição Nabataean ; há hbl é mencionado junto com os deuses Dushara (ذو الشراة) e Manawatu - o último, como Manat, também foi popular em Meca. Com base na evidência delgado tal, tem sido sugerido que Hubal "pode ​​realmente ter sido um Nabataean". Há também inscrições no qual a palavra Hubal parece ser parte de nomes pessoais, traduzíveis como "filho de Hubal" ou "fabricado pela Hubal".
A escassez de evidências sobre Hubal torna difícil a caracterização de seu papel ou identidade em mitologias pagãs árabes. O século 19 estudioso Julius Wellhausen sugeriu que Hubal foi considerado como o filho de al-Lat e irmão de Wadd.Hugo Winckler no início do século XX especularam que Hubal era uma divindade lunar, uma visão que foi repetido por outros estudiosos.Isso foi derivada da teoria Ditlef Nielsen que a mitologia árabe sulista foi baseada em uma trindade de Lua-pai, mãe e dom a estrela da noite (o planeta Vênus) previstas como seu filho. Estudiosos mais recentes rejeitaram essa visão, em parte porque é especulação, mas também porque uma origem Nabataean faria o contexto das crenças do sul da arábia irrelevante.
Sobre o Autor:
LORD KRONUS
LORD KRONUS
Admirador do Oculto e cinéfilo. azerate666@hotmail.com Confira mais textos deste autor clicando aqui

0 Comentários: