Khonsu

Print Friendly and PDF




Khonsu (também chamando de Chonsu, Khensu, Khons, Chons ou Khonshu) é um antigo deus egípcio cujo papel principal está associado à lua. Seu nome significa "viajante" e isto pode referir-se a viagens noturnas da lua no céu. Juntamente com Thoth ele representa a passagem no tempo. Khonsu foi fundamental na criação de nova vida em todos os seres vivos. Em Thebes ele fazia parte de uma tríade com Mut, sua mãe,e Amon ,seu pai. Em Kom Ombo ele era venerado como filho de Sebek e Hathor .
Normalmente ele é retratado como uma múmia com o símbolo da infância, uma sidelock de cabelo, bem como a menat colar com bandido e malho. Ele tem ligações estreitas com outras crianças, como divino Horus e Shu. Ele às vezes é mostrado vestindo um falcão da cabeça como Horus, com quem ele está associado como um protetor e curandeiro, enfeitados com o sol disco ea lua crescente1 .
Ele é mencionado no Pyramid Texts e Coffin Texts, no qual ele é retratado em um aspecto feroz, mas não ganha destaque até o Novo Reino, quando ele é descrito como o "Maior Deus dos Grandes Deuses". A maior parte da construção do complexo do templo de Karnak foi centrada em Khonsu durante o Período Ramesside1 . Seu templo em Karnak está relativamente em um bom estado de conservação e em uma das paredes está representado um cosmogenia em que Khonsu é descrito como a grande serpente que fertilizou o Ovo Cósmico da criação do mundo.
Khonsu possui uma reputação como curandeiro que ultrapassa o Egipto como a lenda em qua a princesa de Bekhten instantaneamente foi curada de uma doença, quando uma imagem de Khonsu chegou. Rei Ptolomeu IV chamava a si mesmo como "Amado de Khonsu Quem Defende Sua Majestade e Dispersarei os Maus Espíritos" após ter sido curado de uma doença. Memphis, Hibis e Edfu foram aos locais de culto Khonsu's.
 
História

Khonsu gradualmente  substituiu o deus da guerra Monthu como o filho de Mut em Theban pensamento durante o Reino Médio, porque a piscina do templo de Mut era em forma de lua crescente. O pai, que tinha adotado Khonsu foi idealizado para ser Amun, que já havia sido alterado para um deus mais significativo deus de Thebes, e sua esposa tinha mudado para Mut. Como estes dois eram ambas consideradas deidades extremamente benigna, Menthu progressivamente perdeu seus aspectos mais agressivos .
Artisticamente, Khonsu é retratado como um homem com a cabeça de um falcão, vestindo o crescente da lua nova abaixo do disco da lua cheia. Seu animal sagrado era o babuíno, considerado um animal lunar pelos antigos egípcios.
Khonsu é um grande admirador de jogos e é frequentemente visto jogando Senet com Thoth.
 
 
Sobre o Autor:
LORD KRONUS
LORD KRONUS
Admirador do Oculto e cinéfilo. azerate666@hotmail.com Confira mais textos deste autor clicando aqui

0 Comentários: