MALICE MIZER

Print Friendly and PDF


Malice Mizer (マリス・ミゼル, Marisu Mizeru) foi uma das bandas mais influentes do movimento visual kei que existiu, sendo um dos pioneiros no estilo (junto com X Japan e Luna Sea), e tem seu período de atividade de 1992 a 2001. Formado por Mana e Közi, o nome da banda vem de "malícia e miséria", extraído de "Nada além de um ser de maldade e miséria" - resposta para a pergunta a pergunta "O que é humano?". A música nos primeiros momentos da banda tem a sonoridade clássica e pop, e em em momentos finais, afastou-se do romantismo francês e incorporou aspectos gótico-vitoriano após várias tragédias que se abateram sobre a banda.

Malice Mizer foi famoso tanto pela sua música como por suas apresentações ao vivo, com luxuosos figurinos históricos e cenários, peças curtas de teatro mudo antes de várias canções, coreografias extravagantes, e até mesmo o palco sendo uma réplica em dimensões reais de uma catedral, para ilustrar um álbum. Ao longo de sua história, a banda passou por várias formações diferentes e três mudanças drásticas de imagem.

Em 11 de dezembro de 2001, foi anunciado que Malice Mizer entraria em hiato indefinido. No entanto, de acordo com a Mana, três dos membros (Mana, Közi e Yu~ki) recuperaram contato frequente a partir de meados de 2008. Depois, em 27 de dezembro, sete anos após o anúncio do hiato, Közi tocou com Mana e seu projeto solo, Moi dix Mois, no evento "Dis Inferno Vol. VI). Em 2009, Közi fez uma pequena turnê com seu amigo intitulada "Deep Sanctuary". Um ano depois, em julho de 2010, fizeram novas apresentações com o nome "Deep Sanctuary II", com Yu~ki como convidado especial no Akasaka BLITZ no dia 17. Esta foi a primeira vez em nove anos que os membros originais de Malice Mizer tocaram juntos de novo.

FASES

1a Era - A Era Tetsu (1992 - 1994): Malice Mizer foi formado em abril de 1992 por Mana e Közi, que já haviam tocado anteriormente na banda Matenrou. Os dois guitarristas chamaram o vocalista Tetsu, o baixista Yu~ki e o baterista Gaz para completarem a banda. Algum tempo depois, produziram sua primeiro demo, Sans Logique. Nessa época, também tiveram o lançamento oficial da música Speed Of Desperate na coletânea "Brain Trash". Um tempo depois, Gaz, o baterista, saiu da banda e deu lugar a Kami. Em 1994 eles lançaram seu primeiro álbum, Memoire, gravado pela gravadora independente de Mana, a Midi:Nette, que chegou a fazer um sucesso moderado. Durante o lançamento do disco, Tetsu confirmou sua saída da banda, e suas razões ainda são desconhecidas pelos fãs. Um ano depois, Gackt, que havia saido da banda CAINS:FEEL, se junta à banda como o novo vocalista e com isso a popularidade do Malice Mizer cresce bastante.

2a Era - A Era Gackt (1995 - 1999): Gackt ingressa na banda ao mesmo tempo em que o primeiro single da banda, Uruwashiki Kamen No Shotaijo, é lançado. Meses depois é lançado o segundo disco, Voyage ~San Retour~. A banda começou a ficar bastante famosa e a aparecer em programas de TV, eventos, revistas e outras mídias. Chegaram a lançar 5 singles, um filme de curta metragem, "Verte Aile ~Kuuhaku no shunkan no naka de~ de l'image", e o seu terceiro álbum (o de maior sucesso), Merveilles, que atingiu o segundo lugar no ranking da Oricon.

Quando a banda estava no topo, Gackt anunciou sua saída, um pouco improvável e sem motivos aparentes. A situação se tornou ainda pior para a banda com a morte do baterista Kami, que havia sofrido um derrame cerebral. Devido a esse acontecimento trágico que chocou bastante os fãs, a banda deu uma pequena pausa em suas atividades e retornaram com uma formação que incluia apenas os membros originais remanescentes: Mana, Yuki e Kozi. Nesse período a banda lançou um novo single, Saikai No Chi To Bara, e mais tarde lançou um cd em homenagem a Kami, Shinwa. Esse CD contava apenas com 3 faixas, sendo que 2 delas eram escritas por Kami e uma delas era sua homenagem.

3a Era - A Era Klaha (2000 - 2001): Ainda sem vocalista, a banda lançou 2 singles, que contavam com uma sonoridade mais obscura. O nome do vocalista, Klaha só foi anunciado oficialmente em um show no Nippon Budokan, em agosto de 2000. Agora eles tinham um novo vocalista e um novo começo.

Klaha, Mana, Yuki e Közi lançaram seu quarto e último álbum, Bara No Seidou e fizeram um filme de curta metragem chamado Bara No Konrei, ligeiramente baseado na história de Drácula. No ano
de 2001 lançaram 3 singles, os trabalhos finais de Malice Mizer, Gardenia, Beast of Blood e Garnet ~Kindan no sono e~, conseguiram relativo sucesso.

Apesar disso, no dia 11 de dezembro de 2001 o Malice Mizer anunciou que entraria em um hiato indefinitivo de suas atividades.

0 Comentários: